Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



domingo, 5 de março de 2023

Consciência e escolhas

Amores, nessa semana finalizamos o mês de fevereiro relacionando os textos que produziram em grupo com discursos audiovisuais. Nas turmas de 2º ano, começamos a análise do filme "Ilha das Flores", a partir da primeira questão da prova diagnóstica: Esse curta metragem é de 1989 e foi muito premiado internacionalmente. Ele conecta elementos da realidade e conceitos produzidos pela humanidade de modo irônico para evidenciar as contradições e alienações de nosso sistema social capitalista. É um bom recurso para enterdermos a temática do conhecimento como informação conectada e de como a fragmentação individualista nos aliena ao ponto da desumanização.
Nas aulas estamos sempre relacionando diversas informações e perspectiva de maneira a compreender efetivamente o sistema social. O conteúdo da prova diagnóstica vai sendo resgatado de modo a aprofundarmos respostas para a questão central deste ano. Essa é a maneira de ampliarmos nossa consciência e escolhas, pessoais e coletivas.
Por que falamos e queremos tanto a PAZ mundial e acabar com a DESIGUALDADE, mas enquanto sociedade investimos no oposto? Por que ideias simples para melhorar o mundo para todos são descartadas tão rapidamente? Essa análise foi feita mais profundamente nos 3º anos, a partir da satira "A FÁBULA DOS PORCOS ASSADOS" em relação com a música do John Lennon, "IMAGINE": Nesse clipe, a utopia da paz, justiça social e solidariedade é colocada de maneira bela e simples. Porém, a realidade social é complexa e muito debate surgiu. Em uma turma tivemos argumentações acaloradas sobre discriminações religiosas, em outras debatemos as dificuldades de mudanças sociais, por questões culturais, econômicas e políticas. Mas como fazer com problemas que nos incomodam tanto quanto a exclusão econômica?
Como lidar com o problema mais grave da atualidade que é a questão da sustentabilidade, se o sistema de produção é tão degradante e alienante, a ponto de nos sentirmos impotentes?
No 3º ano vimos que qualquer ser humano tem escolha, porque têm consciência de sua existência (Sartre). Quanto maior consciência do sistema e das nossas condições nele, mais escolhas temos para intervir efetivamente. Podemos desenvolver nossas forças e influenciar mais conscientemente nas relações e nas escolhas alheias. O poder de "Construir a Sociedade que Queremos" é constituído diariamente no diálogo com o mundo.
Vamos valorizar nosso BOM SENSO, nos fortalecendo a cada conexão que fazemos, ampliando nossa consciência, nossas escolhas, nossa saúde e qualidade de vida. Continuaremos exercitando o diálogo, a cooperação em consensos transitórios, a criticidade e a criatividade.

Um comentário:

  1. Queremos todos paz no mundo e menos desigualdade, mas muitas vezes é difícil colocar essas ideias em prática. Isso acontece porque há interesses diferentes, especialmente em termos de dinheiro e política. Às vezes, ideias simples para tornar o mundo melhor são ignoradas porque as pessoas têm medo de mudanças ou acham que podem prejudicar a economia. Para fazer acontecer, precisamos concordar, aprender mais e continuar tentando, mesmo quando é difícil.

    ResponderExcluir