Vamos lá!

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dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



sexta-feira, 10 de março de 2023

Direitos humanos, qualidade de vida e atenção plena

Amores, entramos no mês da mulher e na semana da inclusão. Procurei dialogar com essas temáticas em minhas aulas, o que na realidade é bem fácil, considerando que estão dentro da grande temática dos DIREITOS HUMANOS, trabalhados constantemente nas três séries do ensino médio.Nas aulas do 3º ano foi mais tranquilo, porque temos duas na semana e o enfoque político é mais direto.
No 2º ano, com uma aula só, tive que terminar de relacionar as últimas questões da prova diagnóstica, sobre sustentabilidade e fatos sociais, com o filme passado anteriormente: Ilha das Flores. É claro que a questão da inclusão e das mulheres estão super presentes no filme e nas temáticas da prova, mas isso precisa ser melhor elucidado. Por isso, pedi para cada estudante analisar o vídeo nessa perspectiva e trazer na próxima aula, de preferência com dados de pesquisas quantitativas sobre as desigualdades sociais com recorte de gênero, raça e minorias.
Estudantes do 3º ano também foram estimulados a trazerem músicas, filmes, reportagens, pesquisas que dialoguem com o que estamos trabalhando. Essa troca de materiais enriquece a reflexão e o debate, deixando a aula inclusive mais atrativa. Esse clipe, trazido por estudantes do 3ºano, dialoga também com a temática da desigualdade socioeconômica da estrutura capitalista, trabalhada no 2º ano. Além disso, discute as utopias de paz e educação presentes nas frases da Malala, trazidas por mim:
A troca diversa, com diálogo empático, é a base da educação em que acredito ser o instrumento político de construção de uma sociedade mais justa e pacífica. É bom reconhecer como esse sonho coletivo é sonhado há muito tempo por diversas pessoas. Porém, também é inquietante entrar em contato com tantas denúncias de violações dos direitos humanos:
Alunas ficaram bastante mexidas com a frase acima. Essa questão é bastante sensível na discussão feminista atual no Brasil. Hoje já podemos estudar, votar e trabalhar, mas nos sentimos um tanto cerceadas em nossas liberdades individuais e de segurança. O mesmo acontece com negros e pobres em nosso país como mostram os clipes trazidos por estudantes do terceirão. Nessa canção, Adriana Calcanhotto lembra da trajédia com o filho negro da empregada que caiu do prédio na pandemia. Traz luz à falta de empatia e cuidado em uma sociedade divida e alienada. A música do Emicida é mais contundente nesse sentido: Todas as músicas trazidas por estudantes do 3º ano e os vídeos que eu trouxe para o 2º ano, fazem fortes críticas sociais à alienação, violência, injustiças e doenças sociais. De fato, olhar para os problemas sociais é importante para podermos resolvê-los, por isso comecei minha eletiva de SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA com o seguinte vídeo: Arte, ciência e filosofia nos ajudam a refletir sobre nossa realidade em perspectivas distintas do que estamos treinados, de modo a ampliarmos nossa compreensão e criarmos novas possibilidades de ação/relação. Assim, temos o material que precisamos em nosso próprio cotidiano, só falta trazer à luz da atenção plena, da reflexão, da troca e do diálogo, nos fortalecendo individualmente e coletivamente.
Faremos isso em todas as aulas de maneira teórica e prática, instigando a contribuição estudantil com materiais, experiências, seminários e oficinas. Também estimularemos que continuem a busca extraclasse, por isso valoramos a participação de vocês em projetos, cinedebates, grupos de estudos, pesquisas de campo e idas a exposições. Atenção às informações na rádio da escola e nos grupos de WhatsApp. Muitas oportunidades são divulgadas nesse canais. Abaixo, divulgo dois projetos gratuitos retomados na escola, que acompanharei e valorizarei inclusive com pontuação:
Quem trabalha ou tem outras atribuições no turno contrário, pode buscar alternativas nos finais de semana e até nos horários vagos, quando há ausência de professores. Quanto mais projetos conseguirem participar ou criar, maior será o aprendizado e as possibilidades. Dessa maneira, diversas pessoas inspiradoras construíram seus caminhos, superando obstáculos sociais que pareciam intransponíveis:
Acreditar e investir em nós mesmos, na força da união e da consciência, nos permite realizar sonhos antigos e novos:
Os direitos humanos são uma construção política da humanidade, ainda em processo de realização. Eles dependem da nossa atenção plena e engajamento, para melhorar a qualidade de vida geral de modo sustentável.
No 2º ano estudamos detalhes da nossa estrutura social para compreendermos como ela funciona, se mantém e se modifica.
No 3º ano buscamos instrumentos de intervenção nesse sistema complexo.
Na eletiva e projetos extraclasse, trabalho as duas perspectivas de maneira prática e colaborativa. Vamos seguindo treinando a atenção plena, ampliando direitos e garantido qualidade de vida.

Um comentário:

  1. vivemos em sociedades onde algumas pessoas têm mais coisas do que outras, especialmente em sistemas capitalistas. Isso significa que algumas têm melhores oportunidades, acesso a serviços e qualidade de vida, enquanto outras podem enfrentar dificuldades. É importante tentar reduzir essas diferenças, garantindo que todos tenham direitos iguais e uma vida melhor, independentemente do dinheiro que têm.

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