Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



domingo, 26 de fevereiro de 2023

Após o Carnaval

Amores, os conteúdos deste ano estão começando a aparecer a partir do que trouxeram nas diagnósticas. As turmas estão em ritmos diferentes por conta das diversidades normais e também pela redução de horário na quinta-feira, que acabou ficando um pouco desorganizada. A proposta de curtirem quadra fantasiados parecia que alegraria vocês e uniria mais a escola, mas sinto que gerou desgates desnecessários. Da próxima vez, só irei sugerir algo que poderei acompanhar o tempo todo. Como estou mais com 3º anos neste semestre, acaba que posso auxiliar pouco nessas atividades diversificadas nos horários dos Itinerários Formativos dos 2ºanos. Porém, nas aulas os diálogos foram interessantes e agradáveis.
O desenho acima foi produzido por um grupo do 3ºD referente à questão do 3º ano "Como construir a Sociedade que Queremos?", que começamos a dialogar com a do 2º ano "Onde Estamos?", a partir das apresentações e análises das redações em grupo. Ainda nem discutimos o tema próprio em cada ano, estamos só trazendo alguns conceitos e temáticas básicas para pensarmos as questões, dialogando com o que estão trazendo nas memórias e nas diagnósticas.
Vou montando o quadro a partir da dinâmica de cada turma em cada dia. Gosto disso porque o foco do meu trabalho fica nos estudantes e não em um conteúdo distante, frio e pré estabelecido. Por outro lado, é necessário alinhar o que estamos vendo constantemente para evitar que os conceitos fiquem desorganizados, soltos e sem sentido a longo prazo, como acontece com a maioria das informações rápidas que tomamos contato diariamente pela internet. Por isso, escrevo aqui toda a semana e peço que escrevam também. Boas reflexões e sistematizações.

Um comentário:

  1. na minha opinião para construir a sociedade desejada envolve colaboração, diálogo e ação. Priorizar a educação, promover a igualdade, participar ativamente na comunidade e apoiar políticas que reflitam nossos valores. essas pequenas ações coletivas podem gerar grandes mudanças no futuro.

    ResponderExcluir