Nessa semana vivi alegrias e frustrações. Os trabalhos de pesquisa sempre saem mais difíceis para vocês do que eu esperava. Todo ano tento facilitar, mas vejo que é o nosso momento de desavenças. Estava desanimada com os resultados, mas a abertura das aulas de PDs para o projeto de apresentação dos painéis temáticos da turma abriu uma luz no final do túnel. Estou pilhada com o evento que faremos nesta terça (19/06) no horário de PD (16h30 às 18h). Sinto que ele fechará bem o ciclo de pesquisa e cidadania. Além de treinarem a organização coletiva e habilidades acadêmicas, fica mais fácil de ingerir satisfação com o resultado que sempre aparece em alguma medida. Aquela tristeza com desânimo passou. Entrei no módulo fazer, fiquei até com insônia. Por isso, escrevo agora. Estou montando planilhas, escrevendo orientações, convidando pessoas. Sei que amanhã estarei exausta, então aproveito para postar o máximo de informações agora. Segue detalhes do evento (que serão complementados na segunda-feira quando me reunirei com a equipe de apoio de cada turma na minha sala no primeiro intervalo):
CRONOGRAMA GERAL
HORÁRIO CORRIDO 13h às 16h
16h às 16h30 (intervalo e
preparação das salas para os GTs)
16h30 -entrada nos GT s e
chamada
16h40 a 17h – apresentações
: painel, vídeo e artes
17h – Comentário
debatedores externos e professor moderador
17h10 – Estudante
dinamizador coloca questões para o debate ou propõe atividade
17h15 a 17h50 – Debate ou
dinâmica envolvendo todos os participantes
17h50 – Falas finais dos
debatedores externos e do professor moderador
18h – Encerramento, limpeza
e desmontagem
AVALIAÇÃO DAS TURMAS NO DIA DOS PAINÉIS TEMÁTICOS
CHECKLIST (PROFESSORES SUPERVISORES):
-
PRESENÇA E PONTUALIDADE ( 1ª chamada antes do início do debate)
-
ORGANIZAÇÃO DA SALA com mesa central, a de lanche, com toalhas e flores. Cartaz e lista de inscritos na porta. Cadeiras dispostas em semicírculo com os lugares já pré-definidos por ordem de turma e convidados.
-
Houve APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA da turma? (pode ser só material de arte visual)
-
Houve apresentação do PAINEL (cerca de 5min)?
-
Houve DEBATEDOR EXTERNO apresentado pelo estudante responsável pelo debate/ dinâmica?
-
Houve DINAMIZAÇÃO DO DEBATE por algum estudante com questões ou atividades?
-
EQUIPE DE APOIO (presente, prestativa e sintonizada)?
NA LISTA DE
INSCRITOS ANOTAR:
UNIFORME e MARCA DA
TURMA (anotar na chamada casos desviantes)
COESÃO e UNIÃO DA
TURMA (todos sentados organizadamente juntos)
POSTURA nos debates
e apresentações (anotar casos desviantes)
* Todos os
estudantes devem permanecer na sala por todo o tempo. Se o professor
necessitar de algo fora da sala, pode solicitar à equipe de apoio.
DETALHAMENTO
EQUIPE APOIO – 4 a 8 alunos (para saberem e requisitarem se
precisarem)
1) SECRETARIADO:
estudantes que entregam e pegam a pasta com a lista da turma,
check-list, questões, marca da turma, ajudam a receber os
debatedores. Auxiliam no controle da turma e das falas no debate,
fazendo inscrições, cronometrando o tempo e sinalizando o término
dos discursos com pequenos cartazes. Entregam os certificados aos
debatedores externos e professor avaliador.
2) MONTAGEM: montam
a sala antes do início do debate. Pregam o cartaz identificando o GT
e a lista de inscritos na porta da sala. Mesa central e auxiliar com
toalhas e flores. Papéis e canetas para professor supervisor e
debatedor externo.
3) ALIMENTAÇÃO:
cuidam da organização do lanche coletivo, cuidando para que haja
toalha, pratos, copos, talheres, guardanapos, recebem o lanche e
marcam na lista quem trouxe. Cuidam para o lanche só ser servido no
horário correto (no momento do GT). Servem os debatedores externos,
o professor e os convidados.
4) LIMPEZA E
DESMONTAGEM: devem cuidar da limpeza ao longo de todo o evento e
ficam depois do evento para organizarem tudo.
5) APOIO GERAL: uma
ou duas pessoas estão destacadas para uma tarefa diferenciada
auxiliando nos corredores junto à professora Shirlei, sendo
avaliados por esta.
LISTA
DE INSCRITOS
GT:
______________________________________ TURMA ORGANIZADORA :
___________
PROFESSOR
RESPONSÁVEL: ______________________ SECRETÁRIO: ________________
turma | Nome | número | presença | uniformização | postura |
1A | |||||
1A | |||||
1B | |||||
1B | |||||
1C | |||||
1C | |||||
1C | |||||
1D | |||||
1D | |||||
1E | |||||
1E | |||||
1F | |||||
1F | |||||
1G | |||||
1G | |||||
Gts
(GRUPOS DE TRABALHOS) – COORDENADAS:
TUR | TEMA | LOCAL/ SALA | PROFESSOR RESPONSÁVEL |
1A | PADRÕES | ||
1B | BOXE | ||
1C | DIREITOS IGUAIS X VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER | ||
1D | EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL | ||
1E | ABORTO | ||
1F | AMOR PRÓPRIO | 11 – SOCIOLOGIA | |
1G | GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA |
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