Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



domingo, 10 de junho de 2018

Acionando redes de apoio

Boa noite.

Hoje finalmente terminei de organizar a antiga casa do meu pai, para achar os documentos necessários ao inventário. Chamei amigos para me apoiarem nessa tarefa. O que seria algo triste e extremamente desgastante se tornou mais leve e alegre. É isso que tento lhes ensinar quando proponho trabalhos de grupo e de turma.
Quando sabemos nos articular com outras pessoas somos mais fortes e capazes. Isso ficou evidente também no filme "Erin Brockovich - uma mulher de talento" que estamos vendo em aula nestas semanas. Mesmo o filme focando nos talentos e dificuldades pessoais da protagonista, tanto a pesquisa quanto o resultado jurídico só foram exitosos pela mobilização do apoio de muita gente. Ela sofre preconceitos, por ser mulher, mãe solteira, por suas roupas, pela sua formação, por seu jeito de reagir. Por outro lado, sempre encontrou pessoas que a compreenderam, cooperaram e permitiram que continuasse sua pesquisa, trabalho e mobilização político-jurídica.
Tem indivíduos que chegam na escola com a capacidade de acionar redes de apoio bem desenvolvida, outros desenvolvem na vivência escolar, porém tem aqueles que se mantém com muitas dificuldades nesse quesito. O treinamento para o individualismo, a disputa e o preconceito atrapalham imensamente nossa inteligência social. A correria do dia a dia e o excesso de informações superficiais e desconexas também nos isola e deprimem. Porém, se aprendermos a lidar com os desafios de maneira coletiva, eles nos fortalecerão cada vez mais, como ocorreu nesse caso real no qual a Erin e seus aliados fizeram história.
Tivemos muitos problemas neste bimestre e várias aulas foram interrompidas. Outras ainda serão por causa da copa do mundo. Só temos mais três semanas de aulas para fecharmos o ano de Sociologia. Os módulos de pesquisa e de cidadania acabaram ficando misturados. Sei que muitos estão perdidos, desanimados ou ansiosos, mas respirem fundo e se permitam viver o processo aproveitando a chuva de oportunidades e apoios que temos constantemente. Os trabalhos coletivos, as pesquisas, as aulas, os filmes, os cadernos, os exercícios, seus pais, professores, colegas, estão aí para lhe ajudar em sua caminhada. Reconheça e vivencie isso o melhor possível, com presença e profundidade. Espero conseguir fazer isso também. Vamos juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário