Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



segunda-feira, 28 de maio de 2018

Voltando aos trabalhos

Amores,

minha vontade neste luto é de ficar só em família, com os amigos íntimos, ou lendo livros, vendo fotos, escrevendo. O clima do país contribuiu em meu estado letárgico, com a falta de gasolina. Me senti aliviada quando recebi a notícia no domingo de tarde na qual as aulas estavam suspensas hoje. Sei que voltar ao trabalho faz a gente focar em outras coisas e "esquecer" um pouco da dor. Mas estou me sentindo muito lenta e desatenta, por isso fico com receio de diminuir a qualidade da minha atuação. Mesmo assim, tenho que voltar a dar aulas amanhã. Escrever neste blog me ajuda a me preparar e me motivar. Então, aproveito para enviar abaixo orientações acerca dos trabalhos de turma e grupo desta semana e deste mês:

CONSELHO PARTICIPATIVO (amanhã 28/5):

Nota de turma, variada individualmente de acordo com a participação :
0,5 - Postura coletiva: elegância, respeito, diplomacia, atenção, presença e proatividade
1,0 - Painel com gráficos, tabelas, redação e composição artística (no dia do conselho); vídeo (máximo 5min - apresentado na aula seguinte ao conselho)

PESQUISA TEMÁTICA: Tem a função de apresentar e treinar as técnicas de pesquisa em ciências sociais, a partir de temas da escolha das turmas, de modo a levar o estudante a uma reflexão mais aprofundada de sua realidade.


GRUPOS PESQUISA TEMÁTICA (2,0 pelo trabalho realizado por cada grupo)

1 ) DOCUMENTOS E GRÁFICOS – DADOS SECUNDÁRIOS – buscar na internet, em livros ou periódicos resultados de pesquisas acerca do tema – artigos, dados estatísticos, vídeos etc. Cada integrante do grupo deve trazer pelo menos uma pesquisa com dados e visões diferentes dos outros colegas. A ideia é mapear a diversidade de produções acadêmicas acerca do assunto, para embasar nossas perguntas de pesquisa. (próxima aula)

2) DADOS PRIMÁRIOS QUANTITATIVOS – elaboração de questionário com respostas fechadas, com uma marcação objetiva (entregar próxima aula). Aplicação de 100 questionários para pessoas escolhidas aleatoriamente. Tabulação e organização dos dados em gráficos e tabelas (apresentar na aula seguinte – primeira semana de junho)

3) ENTREVISTA QUALITATIVA – elaborar questões abertas para pelo menos 3 perfis diferentes de especialistas no assunto, seja quem vivencia a situação ou quem trabalha/ pesquisa o problema. (trazer próxima aula). Realizar pelo menos 6 entrevistas e filmar, ou, pelo menos, gravar áudio. Organizar tabela com os principais resultados. (apresentar resultados na aula seguinte – primeira semana de junho).

4) GRUPO FOCAL – elaborar roteiro de questões para debate acerca do tema (trazer próxima aula). Mediar e filmar pelo menos 2 grupos focais com 6 a 12 pessoas. Um de adolescentes outro de adultos. Organizar tabela com principais resultados (apresentar resultados na aula seguinte – primeira semana de junho)

5) ETNOGRAFIA (VÍDEO) – filmar observações participantes acerca do tema. (aula seguinte primeira semana de junho). Organizar todas as filmagens e áudios das entrevistas junto com as observações feitas, montando o vídeo de no máximo 5min com todas as informações audiovisuais produzidas pela turma. (segunda semana de junho)

6) Registro – PAINEL – Organizar todas as informações escritas e visuais produzidas pela turma em um painel acadêmico de 90cm X 60cm, com introdução, pesquisa, discussão e propostas (o padrão será dado em meio digital e deverá ser apresentado com o mesmo recurso digital na segunda semana de junho).

Os resultados serão exibidos para toda a comunidade escolar, de acordo com o projeto de intervenção elaborado por cada turma a partir da segunda semana de junho até julho. Valerá pontos de turma específicos para esse trabalho. (darei maiores detalhes futuramente) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário