Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



domingo, 20 de maio de 2018

Falecimento do meu pai

Há 61 anos nasceu em Formosa- GO uma das pessoas mais marcantes da minha vida. Era o caçula de 9 irmãos e chegou bem pequeno em Brasília. Estudou sempre em escolas públicas e me ensinou o gosto pelo conhecimento. Adorava conversar com ele sobre diversos assuntos, seja no almoço com toda a família ou até altas horas da noite. Na minha adolescência ele era bancário e trabalhava de noite. Quando não conseguia esperá-lo acordada e tinha dúvidas no dever do colégio, deixava um questionário para ele que amanhecia respondido detalhadamente e com palavras carinhosas ao final. Na fase adulta, lia meus trabalhos da faculdade e fazia as correções. Sempre me incentivava a continuar crescendo nos estudos e no meu trabalho de professora. Mas também lembrava constantemente da importância de curtir a vida e se abrir para diferentes coisas além da vida acadêmica. Viajava conosco, brincava com os netos e valorizava as festas. Era amoroso, alegre, cativante, solidário e inteligente. Vejo muito do legado dele em mim, na família e nos amigos. Tive a sorte de ter essa pessoa maravilhosa na minha estrada e ter podido me despedir aos poucos no final de sua jornada. Mesmo assim, queria ter ficado um pouco mais com ele. Isso é o que mais me dói no meu luto. Vivemos em uma sociedade da informação, onde tudo é muito corrido e dedicamos pouco tempo de qualidade às pessoas que amamos. Temos muita dificuldade de viver o agora, de estarmos profundamente presentes. Nossas mentes são aceleradas, cheias de pensamentos que nos deixam ansiosos, raivosos ou frustrados. Perdemos muito tempo sofrendo. Estou tentando mudar isso, usando mais meu tempo para o amor, a criatividade, a alegria de viver. Esse momento de despedida tem me amadurecido muito. Falar e escrever sobre isso tem me ajudado a superar a falta. Espero que também ajude vocês em suas reflexões e escolhas.
Agora vou me arrumar para buscar meu irmão que está internado. Iremos encontrar minha irmã que está vindo da Alemanha. Vamos almoçar todos em família e seguir para Val Paraíso onde será a cremação. Meu pai pediu para enterrar suas cinzas em baixo de um ipê amarelo no jardim de onde ele morava. Na sexta de tarde faremos um sarau no plantio da árvore, como era seu desejo. Devo voltar às aulas somente na outra semana. Assim, o conselho de terça estará suspenso por enquanto. Pelo menos servirá para fazerem os trabalhos com mais tranquilidade. Os estagiários estarão na escola para apoiá-los no que precisarem. Espero estar bem no retorno para aproveitarmos bem nosso tempo juntos.






Momentos com o papai e meus filhos gostosos de lembrar

4 comentários:

  1. Shirley meus pêsames pelo seu pai tenho certeza de que seu pai está em um lugar melhor que aqui não se abale e seja forte sei que é difícil já passei por isso com minha vó e minha única irmã você vai melhorar te espero na escola. Com amor e com carinho João Pedro 1C

    ResponderExcluir
  2. Espero que Deus conforte o seu coração e o de sua familia, que sejam leves esses dias pra vocês os bons se vão e ficam as boas lembranças... força! Um abraço apertado! 😘

    ResponderExcluir
  3. Obrigada. Tentamos fazer as despedidas da forma mais leve possível, mas a dor da saudade é grande.

    ResponderExcluir