neste segundo bimestre colocaremos em prática os conteúdos teóricos que trabalhamos no primeiro momento, por meio de projetos de pesquisa e intervenção social. Assim, já começamos com projetos extra classe que estimulam a interação e a pesquisa. A CopaFreire, além de evento desportivo e festivo, traz elementos de estimulação da organização coletiva, da responsabilidade, respeito à alteridade e pesquisa acerca dos países representados no torneio. Sei que houve pouco tempo para orientação e produção dos painéis, por isso talvez tão poucos apresentaram nesse sábado. Mas ainda olharei esta semana, valendo um décimo a menos a cada dia de atraso. A pontuação desse evento é extra, funcionando como recuperação continuada. Já o Conselho de Classe participativo será pontuado na média (1,5), até porque exige maior dedicação e organização da turma. Nesta quarta feira, às 14h na minha sala, farei uma reunião com 2 representantes de cada turma para orientar o trabalho que deverá ser apresentado no dia 15/5 (terça-feira após a semana da copa). Esse projeto dialoga com o filme "Pro dia nascer feliz" na medida em que produz reflexões com vistas a reorientar nossas ações e relações na escola para uma educação melhor. É o nosso protagonismo que torna nosso ambiente mais a nossa cara. Precisamos pagar o preço dos nossos sonhos. Assim, segue um resumo da proposta:
ROTEIRO
ORGANIZAÇÃO PARA O CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO
OBJETIVOS: A educação de
massa ampliou bastante o acesso à educação formal, no entanto precisamos
melhorar a qualidade do ensino. Isso só ocorrerá com a participação de todos de
maneira articulada. Almejamos um fim comum: a educação pública de qualidade.
Portanto, temos de trabalhar juntos. A melhor maneira de fazermos isso é, a
partir do diálogo, traçarmos metas, ações e acordos coletivos. É nesse sentido
que foi construída a proposta do conselho de classe participativo. Será um
momento de analisarmos as causas e conseqüências dos problemas enfrentados na
escola e propormos soluções coletivas. Como o tempo do evento é pequeno
para tão ambicioso objetivo, teremos de nos ater às questões pertinentes a
todos. Problemas individuais de alunos, pais e professores serão tratados
posteriormente nos fóruns adequados, devidamente agendados pela direção,
coordenação ou SOE. Nos meses futuros formatos alternativos serão
utilizados (conselhos de representantes, fóruns com a comunidade, entre outros).
Contamos com a colaboração de cada um para avançarmos na construção de um
Brasil mais responsável e democrático.
DESCRIÇÃO DO CONSELHO: Faremos conselho de classe participativo com 2 representantes de
cada turma, com todos os professores, direção, coordenação, SOE. O conselho
será no horário de PD no dia 15/05 (terça-feira). Teremos cerca de 2h para o
evento seguindo roteiro abaixo:
·
1 min: Abertura da direção – orientações e
objetivos do evento
·
2 min: Leitura de redação da turma refletindo
sobre a pesquisa feita em sala, os aspectos positivos a serem reforçados na
escola e as sugestões dos estudantes.
·
2 min: o professor que acompanhou a copafreire da turma
no semestre comenta a redação e outros aspectos pertinentes.
ISSO SE
REPETIRÁ POR CADA TURMA. (total aproximado de tempo: 1h)
·
40min: Abre-se o debate com um minuto para cada
participante que deseja falar, revezando sempre entre estudantes e professores.
·
3min: para o grêmio estudantil comentar e
propor.
·
3 a 5 min: A direção, coordenação, equipe de
apoio e SOE dará encaminhamento às sugestões finalizando.
PAINEL/VÍDEOS E ATIVIDADES DA TURMA:
- GRUPO ORGANIZADOR (2 componentes): terá de fazer uma lista na ordem dos números da chamada indicando o que cada irá fazer, cobrar, estimular e avaliar pontuando individualmente. Arrecadará dinheiro para o material de confecção do painel (papel, cola, tesoura, fita crepe etc).
- GRUPO PESQUISA E TABULAÇÃO: (2 a 4 componentes) Recolherá as respostas individuais do questionário autoavaliativo, tabulará organizará os dados em tabelas ou gráficos. Entregará à equipe de redação e de painel.
- GRUPO DO GRÁFICO de rendimento/ TABELA DE MÉDIAS: (2 a 4 componentes) fará o cálculo da % de aprovação/recuperação na VG. Fará também o gráfico de torres comparativo das disciplinas do bimestre na seguinte ordem: SOC, GEO, FIS, MAT, PORT, ESP, ART, EF. Pegará as notas de todos os estudantes da turma, fará a média aritmética delas e montará uma tabela em ordem decrescente de rendimento comparativo entre as diferentes disciplinas. Entregará à equipe de redação e de painel.
- EQUIPE DE REDAÇÃO e APRESENTAÇÃO: (2 componentes) fará as redações sobre: causas, consequências e possíveis soluções coletivas para os fatos sociais (positivos e negativos) identificados no 1 bimestre. Deverá analisar a pesquisa, gráficos, médias e tabelas.
- EQUIPE DE MÍDIA: (2 a 4 componentes) devem filmar, tirar fotos de todo o processo e confecção do painel, redação, conselho, atividades na copafreire. Editar e apresentar vídeo com no máximo 5 min na aula seguinte ao conselho.
- DEMAIS ESTUDANTES (PAINEL):. Buscarão imagens, reportagens, frases, poemas, farão desenhos sobre o tema: "A escola que temos e a que queremos", ajudarão na montagem do painel e na ampliação do gráfico, contribuirão com sugestões para a redação
PESQUISA INDIVIDUAL (PARA TABULAÇÃO DA TURMA)
1) Eu elogio:
2) Eu sugiro:
3) Quanto ao horário
de estudo após o período de aulas (não considerar cursos preparatórios).
Quantidade:
a)Não estuda após o horário de
aula
b)Até 4 horas semanais
c)Até 1 hora por dia
d)Até 3 horas por dia
e) Mais
que 3 horas por dia
4) Faz cursinhos preparatórios ou de línguas? ____
5) Fez grupos de estudo nesse semestre? ____
6) Os pais acompanham os estudos de casa e preparativos para
as provas do ENEM e PAS? ____
7) De 0 a 10 qual a nota que você se dá para sua postura em
sala de aula (frequência, atenção, participação) ___
8) Você trabalha? ____
Nenhum comentário:
Postar um comentário