Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



domingo, 5 de novembro de 2017

Detalhes sobre o fórum, sofrimento e superação

Amores,

nessa semana a ansiedade bateu forte. Algumas aulas ficaram chatas e repetitivas, pois tem turmas que estão desmotivadas e eu fui pega de surpresa. Que vontade de desistir! Meu sofrimento leva minha mente a trabalhar sem parar, pensando inclusive no programa de ensino do próximo ano! Bom, mas como aprendi que desistir jamais é a solução, eu respiro fundo e começo a agir, pois a melhor forma de diminuir uma preocupação é ocupar-se. Assim, trabalhei bastante durante a semana e neste feriado e algumas coisas andaram. Dei mais foco naqueles estudantes que estão se esforçando, me dão apoio e fazem a diferença trazendo muitos elementos para a discussão e crescimento coletivo. Quando sobrou tempo fiz dinâmicas de motivação coletiva, fundamental para o evento. Também fomos ao CCBB, em uma exposição sobre tecnologia, arte, interação e qualidade de vida, que renderam lidas fotos aproveitadas para o flyer do fórum. A parceria dos colegas professores também está começando a fazer diferença e me animando.
A próxima aula será a última antes do fórum, portanto precisamos que todos apresentem suas tarefas. Juntos somos poderosos e faremos um evento bem legal, base para construirmos uma escola melhor! Segue abaixo alguns detalhes por escrito que disponibilizarei também no moodle:

Flyer de divulgação do fórum feito pela estudante Lara do 1ºB: 

Cronograma detalhado do dia do fórum:



CRONOGRAMA DETALHADO FÓRUM EAPE

MATUTINO
·         7h15-8h – Preparação do local, organização das turmas e 1ª chamada de presença (professores e estudantes do matutino, mais a professora Shirlei com sua equipe de estudantes apoiadores)
·         8h – Recepção nas rodas de conversas/ mostra de painéis (lanche comunitário no painel da sua turma definido previamente - preparação de questões por dois integrantes das turmas para a mesa central relacionando o subtema).
8h40 - primeiro rodízio(a turma unida irá com o professor supervisor ao painel que este escolheu previamente)
9h20 - segundo rodízio (estudantes escolhem o painel que irão visitar)
·         10h – Apresentações culturais
·         10h30 – Mesa central: "A escola que temos"
Abertura (apresentação dos debatedores, dos objetivos e dos processos - 3min)
Comentários dos debatedores acerca dos painéis (2min cada - 12min)
Questões elaboradas pelas turmas (1 bloco de 7 questões - 7min)
Respostas dos debatedores (2min cada - 12min)
Questões elaboradas pelas turmas (1 bloco de 7 questões - 7min)
Respostas dos debatedores (2min cada - 12min)
Questões proferidas pelos debatedores dos painéis (bloco de 6 questões)
Respostas dos debatedores (2min cada - 12min)
Ultimas questões da plateia (5 min)
Respostas com comentários finais (10min)
12h - Agradecimentos e informações sobre a tarde (entrega de certificados, chamadas matutino)
·         12h-13h – Intervalo para almoço (* ainda sem verba para oferecer)
· ______________________________VESPERTINO ___________________________________________________________
        13h às 14h - Recepção dos estudantes do vespertino, chamada com os professores supervisores, entrega da marca da turma, reorganização dos espaços.
·         14h – Mesa redonda "Pro dia nascer feliz - a escola que queremos"
Abertura (apresentação dos debatedores, dos objetivos e dos processos - 2min)
Relatores das turmas relatam resumidamente a discussão da manhã (15min)
Questões elaboradas pelas turmas (1 bloco de 7 questões - 7min)
Respostas dos debatedores (2min cada - 12min)
Questões elaboradas pelas turmas (1 bloco de 7 questões - 7min)
Respostas dos debatedores (2min cada - 12min)
Ultimas questões da plateia (5 min)
Respostas com comentários finais (10min)
Agradecimentos e informações sobre o restante do evento (2min)
·         15h30 – Apresentações culturais
·         16h – Mostra de painéis/ rodas de conversa (lanche comunitário no painel da sua turma - elaboração das proposições a partir do debate por dois integrantes das turmas : 1 relator e 1 questionador).
16h40 - primeiro rodízio(a turma unida irá com o professor supervisor ao painel que este escolheu previamente)
17h20 - segundo rodízio (estudantes escolhem o painel que irão visitar)
·         18h – Encerramento (fotos coletivas, agradecimentos, entrega dos certificados, recolhimento das pastas com as listas de chamada) - equipes de mídia e apoio
·         18h15 - Entrega do espaço todo limpo e arrumado, com os materiais da escola organizados nos carros para a devolução (equipes de desmontagem). 


AVALIAÇÃO DAS TURMAS NO DIA DO FÓRUM (PROFESSORES SUPERVISORES):


1) PRESENÇA E PONTUALIDADE ( 1ª chamada antes do início do debate)

2) EQUIPE DE APOIO (presente, prestativa e sintonizada)

3) UNIFORME e MARCA DA TURMA (anotar na chamada casos desviantes)

4) COESÃO e UNIÃO DA TURMA (todos sentados organizadamente juntos)

5) POSTURA nos debates e apresentações (anotar casos desviantes)

6) Houve apresentação artística da turma? (pode ser só material de arte visual)

7) Houve apresentação do painel (2 a 5min) seguido de questões ?

8) PRESENÇA (2ª chamada faltando 15min para o término ou ao final)


DETALHAMENTO EQUIPE APOIO – 4 a 8 alunos *

1) SECRETARIADO: estudantes que entregam e pegam a pasta com a lista da turma, check-list, questões, marca da turma, ajudam a receber os debatedores, ajuda no controle da turma;
2) MONTAGEM: auxiliam na organização da localização da turma, nos rodízios e em buscar qualquer material necessário, como cadeiras para o professor e debatedor sentarem.
3) ALIMENTAÇÃO: cuidam da organização do lanche coletivo na rodinha da turma. Trazem toalha, pratos e talheres, recebem o lanche e marcam na lista quem trouxe. Cuidam para o lanche só ser servido no horário correto.
4) LIMPEZA E DESMONTAGEM: devem cuidar da limpeza ao longo de todo o evento, inclusive observando os banheiros de vez em quando. E ficam depois do evento para organizarem tudo.
5) TAREFA DE TURMA: uma ou duas pessoas estão destacadas para uma tarefa diferenciada da sua turma (definição na planilha de especificações das turmas que será entregue na pasta).

*REUNIÃO NESTA TERÇA E SEXTA no segundo intervalo sala de Sociologia

Especificações das turmas: 

TUR TEMA MARCA ARTES TAR. TURMA
1A Violência/fascismo/nazismo/ redução da maioridade penal/presídios cinza
faixas
1B Homofobia/ LGBT Arco-íris
cavaletes
1C feminismo/machismo/ violência contra a mulher crachá azul bebê desenhos flores
1D Água e meio Ambiente/ sustentabilidade azul marinho recitar/visual montagens
1E Esportes e socialização verde/amarelo
questões
1F Diversidade Musical/ artística Crachá dourado jogo musical professores
1G Trabalho infantil / carreira profissional rosa teatro org. artes
1H Drogas branco
debatedores
1I Raça e classe/ racismo/ cotas raciais abraçadeira preta
painéis
1J Política, honestidade e responsabilidade social abraçadeira verde
limpeza
1K Tecnologia (malefícios e benefícios) vinho crachá
plaquetas
1L Preconceitos religiosos/ liberdade de expressão laranja
som/rádio
1M Aborto/ sexualidade na adolescência vermelho
articulação
1N Suicídio/ transtornos psicossociais amarelo
pastas




Nenhum comentário:

Postar um comentário