nessa semana a ansiedade bateu forte. Algumas aulas ficaram chatas e repetitivas, pois tem turmas que estão desmotivadas e eu fui pega de surpresa. Que vontade de desistir! Meu sofrimento leva minha mente a trabalhar sem parar, pensando inclusive no programa de ensino do próximo ano! Bom, mas como aprendi que desistir jamais é a solução, eu respiro fundo e começo a agir, pois a melhor forma de diminuir uma preocupação é ocupar-se. Assim, trabalhei bastante durante a semana e neste feriado e algumas coisas andaram. Dei mais foco naqueles estudantes que estão se esforçando, me dão apoio e fazem a diferença trazendo muitos elementos para a discussão e crescimento coletivo. Quando sobrou tempo fiz dinâmicas de motivação coletiva, fundamental para o evento. Também fomos ao CCBB, em uma exposição sobre tecnologia, arte, interação e qualidade de vida, que renderam lidas fotos aproveitadas para o flyer do fórum. A parceria dos colegas professores também está começando a fazer diferença e me animando.
A próxima aula será a última antes do fórum, portanto precisamos que todos apresentem suas tarefas. Juntos somos poderosos e faremos um evento bem legal, base para construirmos uma escola melhor! Segue abaixo alguns detalhes por escrito que disponibilizarei também no moodle:
Flyer de divulgação do fórum feito pela estudante Lara do 1ºB:
CRONOGRAMA
DETALHADO FÓRUM EAPE
MATUTINO
·
7h15-8h – Preparação do local, organização das turmas e 1ª chamada de
presença (professores e estudantes do matutino, mais a professora Shirlei com
sua equipe de estudantes apoiadores)
·
8h – Recepção nas rodas de conversas/ mostra de painéis (lanche
comunitário no painel da sua turma definido previamente - preparação de
questões por dois integrantes das turmas para a mesa central relacionando o
subtema).
8h40 - primeiro rodízio(a turma unida irá com o professor supervisor ao painel
que este escolheu previamente)
9h20 - segundo rodízio (estudantes escolhem o painel que irão visitar)
·
10h – Apresentações culturais
·
10h30 – Mesa central: "A escola que temos"
Abertura
(apresentação dos debatedores, dos objetivos e dos processos - 3min)
Comentários dos debatedores acerca dos painéis (2min cada - 12min)
Questões elaboradas pelas turmas (1 bloco de 7 questões - 7min)
Respostas dos debatedores (2min cada - 12min)
Questões elaboradas pelas turmas (1 bloco de 7 questões - 7min)
Respostas dos debatedores (2min cada - 12min)
Questões proferidas pelos debatedores dos painéis (bloco de 6 questões)
Respostas dos debatedores (2min cada - 12min)
Ultimas questões da plateia (5 min)
Respostas com comentários finais (10min)
12h - Agradecimentos e informações sobre a tarde (entrega de
certificados, chamadas matutino)
·
12h-13h – Intervalo para almoço (* ainda sem verba para oferecer)
· ______________________________VESPERTINO ___________________________________________________________
13h às 14h - Recepção dos estudantes do vespertino, chamada com os
professores supervisores, entrega da marca da turma, reorganização dos espaços.
·
14h – Mesa redonda "Pro dia nascer feliz - a escola que
queremos"
Abertura (apresentação dos debatedores, dos objetivos e dos processos -
2min)
Relatores das turmas relatam resumidamente a discussão da manhã (15min)
Questões elaboradas pelas turmas (1 bloco de 7 questões - 7min)
Respostas dos debatedores (2min cada - 12min)
Questões elaboradas pelas turmas (1 bloco de 7 questões - 7min)
Respostas dos debatedores (2min cada - 12min)
Ultimas questões da plateia (5 min)
Respostas com comentários finais (10min)
Agradecimentos e informações sobre o restante do evento (2min)
·
15h30 – Apresentações culturais
·
16h – Mostra de painéis/ rodas de conversa (lanche comunitário no painel
da sua turma - elaboração das proposições a partir do debate por dois
integrantes das turmas : 1 relator e 1 questionador).
16h40 - primeiro rodízio(a turma unida irá com o professor supervisor ao
painel que este escolheu previamente)
17h20 - segundo rodízio (estudantes escolhem o painel que irão visitar)
·
18h – Encerramento (fotos coletivas, agradecimentos, entrega dos
certificados, recolhimento das pastas com as listas de chamada) - equipes de
mídia e apoio
·
18h15 - Entrega do espaço todo limpo e arrumado, com os materiais da
escola organizados nos carros para a devolução (equipes de desmontagem).
AVALIAÇÃO DAS TURMAS NO DIA DO FÓRUM (PROFESSORES
SUPERVISORES):
1) PRESENÇA E
PONTUALIDADE ( 1ª chamada antes do início do debate)
2) EQUIPE DE APOIO
(presente, prestativa e sintonizada)
3) UNIFORME e MARCA
DA TURMA (anotar na chamada casos desviantes)
4) COESÃO e UNIÃO
DA TURMA (todos sentados organizadamente juntos)
5) POSTURA nos
debates e apresentações (anotar casos desviantes)
6) Houve
apresentação artística da turma? (pode ser só material de arte
visual)
7) Houve
apresentação do painel (2 a 5min) seguido de questões ?
8) PRESENÇA (2ª
chamada faltando 15min para o término ou ao final)
DETALHAMENTO
EQUIPE APOIO – 4 a 8 alunos *
1) SECRETARIADO:
estudantes que entregam e pegam a pasta com a lista da turma,
check-list, questões, marca da turma, ajudam a receber os
debatedores, ajuda no controle da turma;
2) MONTAGEM:
auxiliam na organização da localização da turma, nos rodízios e
em buscar qualquer material necessário, como cadeiras para o
professor e debatedor sentarem.
3) ALIMENTAÇÃO:
cuidam da organização do lanche coletivo na rodinha da turma.
Trazem toalha, pratos e talheres, recebem o lanche e marcam na lista
quem trouxe. Cuidam para o lanche só ser servido no horário
correto.
4) LIMPEZA E
DESMONTAGEM: devem cuidar da limpeza ao longo de todo o evento,
inclusive observando os banheiros de vez em quando. E ficam depois do
evento para organizarem tudo.
5) TAREFA DE TURMA:
uma ou duas pessoas estão destacadas para uma tarefa diferenciada da
sua turma (definição na planilha de especificações das turmas que
será entregue na pasta).
*REUNIÃO NESTA TERÇA E SEXTA no segundo intervalo sala de Sociologia
Especificações das turmas:
TUR | TEMA | MARCA | ARTES | TAR. TURMA |
1A | Violência/fascismo/nazismo/ redução da maioridade penal/presídios | cinza | faixas | |
1B | Homofobia/ LGBT | Arco-íris | cavaletes | |
1C | feminismo/machismo/ violência contra a mulher | crachá azul bebê | desenhos | flores |
1D | Água e meio Ambiente/ sustentabilidade | azul marinho | recitar/visual | montagens |
1E | Esportes e socialização | verde/amarelo | questões | |
1F | Diversidade Musical/ artística | Crachá dourado | jogo musical | professores |
1G | Trabalho infantil / carreira profissional | rosa | teatro | org. artes |
1H | Drogas | branco | debatedores | |
1I | Raça e classe/ racismo/ cotas raciais | abraçadeira preta | painéis | |
1J | Política, honestidade e responsabilidade social | abraçadeira verde | limpeza | |
1K | Tecnologia (malefícios e benefícios) | vinho crachá | plaquetas | |
1L | Preconceitos religiosos/ liberdade de expressão | laranja | som/rádio | |
1M | Aborto/ sexualidade na adolescência | vermelho | articulação | |
1N | Suicídio/ transtornos psicossociais | amarelo | pastas |
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