Vamos lá!

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dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



sábado, 3 de junho de 2023

Novos grupos pelo perfil ideológico, Marco Temporal e Obras do PAS

Amores, a tentativa de agrupar vocês pelo perfil ideológico tem alguns objetivos pedagógicos: 1) Mostrar mapeamento de discusos ideológicos, 2) Valorizar a diversidade, dando voz a diferentes representações sociais, 3) Ampliar a capacidade de diálogo lidando com conflitos de maneira auspiciosa, 4) Aprendermos a nos unir na diversidade de modo a termos mais recursos para compreender e intervir na realidade. No 2º ano, formei 6 grupos nas duas turmas para dividir os capítulos que faltam dos dois livros trabalhados neste semestre: o paradidático "Capitalismo para Principiantes" ; o didático "Trabalho, Ciência e Tecnologia"
Em ambas as séries, aproveitaremos os diversos olhares sobre as obras para enriquecer nossas aulas. A dialética entre ideologias e contraideologias como motor da história desde Hegel. Ante, Kant plantou o germe dessa teoria quando representa em espiral a evolução social. Depois, Marx aprofundou esse estudo desenvolvendo o recurso teórico-metodológico do MATERIALISMO HISTÓRICO. Paulo Freire, bebendo dessa fonte, criou seu método pedagógico dialogal. Todos eram pensadores da mudança social, que influenciaram outros teóricos e ativistas. Vários deles foram violentamente reprimidos na tentativa de calá-los: A obra acima é do PAS 3, mas é um clássico da MPB e traz uma crítica forte ao silenciamento violento de ideias que degrada as sociedades. É com vistas à quebrar esse treinamento social autoritário milenar, que estamos fazendo este trabalho. Algumas turmas e estudantes ficaram agitadas com a proposta e o clima ficou um pouco tenso em alguns momentos. Iremos limpar isso nas próximas aulas. Em sociedade violentas, precisamos ter persistência e sagacidade para construirmos uma cultura de paz e respeito à diversidade. Dentro da temática do respeito à diversidade, temos a obra do PAS 2 acima, que passei neste sábado letivo para diferentes turmas e convidados. Essa questão está em alta nesta semana, porque a lei do MARCO TEMPORAL está sendo votada tanto no Congresso Nacional, quanto será julgada no STF no dia 7/6 (próxima quarta). Segue uma reportagem que resume um pouco a questão da votação: Em seu lugar de fala, o estagiário indígena Fêxawewe, deu uma aula com bastante informação a cerca dessa questão, nesta primeira reposição de nossa greve. Contou sua história pessoal de resistência e deu um panorâma sobre os povos originários. Relacionamos tudo isso com obras do PAS das duas séries. "Necropolítica" de Achille Mbembe, da 3ª etapa, foi citada. É uma obra textual complexa que iremos trabalhar muito neste bimestre. Segue uma explicação bem didática dessa obra que encontrei no youtube: Na explicação acima relacionou mais com a temática racial do negro e do periférico, mas é totalmente associável à questão indígena também. Outra temática intrínseca à votação do MARCO TEMPORAL é a da SUSTENTABILIDADE, também muito cobrada tanto do PAS quanto no ENEM: A obra acima, da 2ª etapa, complementa a da 3º etapa "A questão indígena em 4 minutos", já exibida em sala e postada neste blog no mês passado, quando aconteceu o ATL. Novo acampamento e manifestações devem acontecer nos próximos dias em função dessas votações. Além disso, dia 5/6 (segunda-feira) é o dia mundial do meio ambiente. Na escola da minha filha (EC 115),inclusive, a reposição foi um multirão de limpeza da quadra dentro do debate do cuidado ambiental. Olhar nosso espaço, nosso meio, físico e social, com carinho e curiosidade é a base da sustentabilidade e cidadania. Seguem agora fotos do último passeio ao Itamaraty, Catedral, Museu e Biblioteca Nacional, que nossas estagiárias fizeram neste sábado com estudantes do 3ºG:
Todos que participam desses passeios ou das aulas nos SÁBADOS LETIVOS ganham 0,5 de atividade extraclasse, de acordo com a postura adequada. Nestas reposições, procuraremos trabalhar temas bem atuais relaciando com as obras do PAS, dinãmicas e passeios. Aceitamos sugestões também. Aproveitem todas as oportunidades de ampliar o capital cultural de vocês!

Um comentário:

  1. É importante valorizar e respeitar as diferenças entre as pessoas, como a cor da pele, o gênero ou a orientação sexual. Isso significa dar oportunidades iguais a todos e ouvir as opiniões de todos, mesmo daqueles que geralmente não são ouvidos.

    Quando surgem problemas ou discussões, é bom aprender a conversar de forma tranquila e construtiva. Isso envolve ouvir o que os outros têm a dizer, mesmo que suas ideias sejam diferentes, e tentar encontrar soluções que beneficiem todos.

    Ao nos unirmos apesar das diferenças, percebemos que isso nos torna mais fortes. Em vez de ver as diferenças como algo ruim, devemos enxergá-las como algo bom, que traz ideias novas e diferentes habilidades. Isso nos ajuda a entender melhor os problemas e achar soluções que funcionem para todos.

    Ao aceitar e valorizar as diferenças, conseguimos fazer com que a nossa sociedade seja mais justa e inclusiva. É como se estivéssemos todos juntos, usando o que cada um tem de bom para melhorar a nossa vida e resolver os problemas que enfrentamos todos os dias.

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