Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



segunda-feira, 12 de junho de 2023

Dia mundial do meio ambiente e Projeto de Lei 2630/2020

Amores, semana passada começou no dia mundial do meio ambiente (5/6). Infelizmente, essa data também marca um ano em que o indigenista Bruno Pereira e o jornalista ambientalista Dom Phillips foram assassinados. Poucos estudantes conhecem essa história, até porque com a poluição informacional que temos hoje é difícil acessar coisas que estão fora da nossa bolha da internet. Essa crítica é feita na obra do PAS 3 "O real resiste" de Arnaldo Antunes: Esse vídeo foi trabalhado nas turmas de 3º ano pelos estagiários que inclusive trouxeram questões de provas do PAS anteriores.
Eles também exibiram uma entrevista do autor da música e contextualizaram a discussão: Mas, o que essa obra tem a ver com os movimentos ambientais e indígenas que vimos na semana anterior? A disputa ideológica atual ocorre principalmente na internet, sendo que muitas vezes é usada como mecanismo de alienação, criticada na obra. Vários movimentos sociais aparecem no clipe, entre eles o indígena e o ambiental.
Na quarta-feira passada o STF votou mais uma questão que envolve a discussão do Marco Temporal. A votação está 2 (prol indígenas) x 1 (contra os indígenas). Faltam mais 4 ministros para votar, porém o magistrado André Mendonça pediu vistas do processo e votação será adiada por mais 90 dias, continuando a saga dessa disputa. O Congresso Nacional está também discutindo e votará um projeto de lei sobre a mesma temática. Essas decisões definem os rumos dos indígenas no Brasil, influenciando na Sustentabilidade brasileira e mundial. A questão ambiental impacta diretamente na economia e em nossas vidas pessoais. Nossa capacidade de crescer por meio dos nossos méritos é influenciada pelas condições que o nosso meio nos oportuniza, como bem explicado por Átila Iamarino no vídeo "O segredo da Meritocracia", passado para as turmas de 2º ano: Dependendo da nossa localização social e das variações econômicas globais, teremos mais ou menos chances de mobilidade social.Quanto melhor cuidamos do meio ambiente e dos diversos grupos sociais, incluindo os menos favorecidos, melhores são as condições para que haja uma efetiva "meritocracia". Por isso, é muito importante estudarmos e estarmos bem informados, sem fake news:
No último sábado, as estagiárias apresentaram o tema atual que está sendo discutido há 3 anos no Congresso Nacional sobre Responsabilidade, Ética e Transparência na internet. O projeto de Lei 2630/2020, que regulamenta a vida digital, já passou no Senado e está em intensa disputa na Câmara: O vídeo acima é curto (4min) e objetivo. É produzido pelo próprio Senado e dá um panorama geral do andamento do processo nos três poderes. Já o abaixo, mostra detalhes das motivações econômicas, culturais e políticas dos embates em torno da regulação: O Greg News traz uma perspectiva mais contraideológica da questão, com muita informação das disputas misturadas com piadas, o que deixa mais ágil o texto, porém também mais difícil de entender. Segue abaixo, um vídeo um pouco mais longo, mas que analisa didaticamente o PL e as confusões em torno dele: A professora de redação usará essa temática para a próxima produção de vocês, já que provavelmente cairá no PAS ou no ENEM. Puxaremos essa questão em aulas futuras relacionando com outras obras e discussões. Quanto mais diálogo traçamos entre obras, teorias, ideologias, pessoas, mais conhecimentos e habilidades adquirimos. Aproveitem ao máximo nossos estagiários, aulas e eventos para avançarem pessoalmente e socialmente. Aproveito para parabenizar aqueles que estão fazendo suas pesquisas-ações, os que apresentaram na feira de ciências da FioCruz, e os que estão se articulando para participar do Circuito de Ciências das escolas públicas:
Me senti muito realizada ao participar de evento tão bonito e agradável na UnB, com participação protagonista de estudantes do PF. Entendo que pesquisar e dialogar sejam as melhores formas de construirmos um mundo mais sustentável, justo e verdadeiro. Sigamos juntos!!

2 comentários:

  1. O Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, é muito importante porque nos faz pensar sobre como cuidar do nosso planeta. Com o passar do tempo, percebemos que as coisas como as mudanças climáticas, a perda de plantas e animais e a poluição estão ficando mais sérias. Esse dia é como um lembrete para todos nós pensarmos em como nossas ações afetam a Terra.

    A interseccionalidade, que é uma palavra difícil, significa que as questões ambientais estão conectadas a outras coisas, como se você fosse pobre, de um certo gênero ou cor de pele. Algumas pessoas são mais afetadas pelos problemas ambientais do que outras, e isso não é justo.

    Esse dia também nos incentiva a agir. Não é só para falarmos sobre o meio ambiente, mas para realmente fazermos coisas. Isso significa que os governos, as empresas e todos nós precisamos fazer escolhas melhores, como usar menos plástico, cuidar da água e pensar no que compramos.

    O Dia Mundial do Meio Ambiente é especial porque nos lembra de que todos nós compartilhamos a mesma casa, a Terra. Esperamos que as palavras sobre cuidar do planeta se transformem em ações reais, para que as coisas melhorem para todos nós no futuro.

    ResponderExcluir
  2. O Dia Mundial do Meio Ambiente é especial porque é o dia em que descobrimos oq nosso planeta nos reserva e é muito importante porque faz agente pensar como cuidar do nosso planeta

    ResponderExcluir