Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



sábado, 29 de fevereiro de 2020

Saída de campo Pirenópolis, dados primários e secundários

Nessa semana tivemos apenas 2 dias de aula por conta do feriadão. Em compensação, tivemos a saída de campo à Pirenópolis durante todo o sábado. Acabei de chegar em casa e, apesar de cansada, resolvi escrever logo a postagem para ficar bem relaxada amanhã, de modo a recarregar minhas baterias. Desde quarta estou bem tensa com esse "passeio", porque tivemos um número baixo de pagantes ( a princípio somente 20, depois surgiram mais 5), incompatível com o preço alto do ônibus. Porém, conseguimos uma empresa bem camarada que fez um preço abaixo do mercado, o que possibilitou não só a realização da excursão, como propiciou lugares para 7 monitores ajudantes, além dos professores envolvido. Na quinta, cheguei pesada na aula com as preocupações, mas o meu planejamento de pesquisa bibliográfica usando a sala de informática propiciou tempo de 1h horário por turma para eu me organizar. Também achei bom os resultados que a maioria apresentou com suas pesquisas livres. Vocês trouxeram tanto elementos dos textos que disponibilizei no moodle e no blog, quanto de outras leituras em sites diversos e periódicos. Claro que tiveram alunos que optaram pela lei do menor esforço, falando apenas o que já sabiam. Mesmo assim, a troca de ideias enriqueceu nosso debate possibilitando links nas minhas explicações sobre o conteúdo. Este é o principal treino de pesquisa bibliográfica: trazer elementos diversos como recursos para relação e recriação de ideias. Ela sempre traz dados secundários, ou seja, que foram produzidos por outros. Já as saídas de campo, entrevistas e experimentos nos trazem contato direto com a realidade, na qual somos nós que produzimos as informações. Nesse caso chamamos de pesquisa com dados primários. Na próxima aula faremos a discussão a partir das entrevistas que vocês fizeram com familiares e comunidade. Sentiremos na prática a diferença de análise com dados primários. Quanto à saída de campo para Pirenópolis, como somente um estudante do meu bloco foi, terão que saber do que aconteceu de segunda mão, ou seja como dado secundário. No entanto, terão oportunidade de fazer outras saídas ao longo do semestre. Provavelmente dentro do DF, mas terá um efeito legal também.
Sou muito grata pelos 25 estudantes que foram conosco, aos seus pais por terem confiado em nós, aos 9 monitores que viabilizaram um cronograma de atividades riquíssimo, aos 8 colegas docentes pela parceria empenhada e corajosa. Isso me deu forças para continuar minha caminhada nesse rumo, pois como dizia o poeta: "Sonho que se sonha junto é realidade"(Raul Seixas).


FOTOS DA SAÍDA DE CAMPO EM PIRENÓPOLIS:


























Nenhum comentário:

Postar um comentário