comecei a semana passada muito cansada, achei até que estava com dengue, mas era só exaustão mesmo. As aulas de segunda e terça foram focadas na discussão dos resultados das entrevistas, nas quais as relações com o conteúdo foi superficial pelo meu estado letárgico. A partir de quarta, foram basicamente exibição de filmes, avaliação de cadernos e algumas explicações sobre contextos e eventos. Apesar de achar um pouco repetitivo e superficiais os comentários da maioria dos cadernos, fiquei feliz de muitos estarem envolvidos em escrever e fazer as tarefas. Na sexta-feira de manhã exibi o filme "A Revolução em Dagenham" para 50 alunos, que valerá décimos para o projeto cuidar. O roteiro trata de uma história verídica de trabalhadoras da Ford em Dagenham- Inglaterra, que lutaram pela igualdade de salários e ajudaram outras mulheres a fazerem o mesmo. Terminei a semana bem empolgada e fortalecida pelo envolvimento de vocês no filme e debates.
Eu tenho o DVD completo, mas na internet só consegui trechos que coloquei abaixo. Em 2018 tenho mais trechos desse filme que não consegui colocar aqui desta vez. Se quiserem pesquisar neste blog será interessante. Nesta semana, faremos debates em aula relacionando todos os filmes, aulas e outras temáticas que colocarei ao final da postagem. Em seguida colocarei algumas questões para nortearem a reflexão e o debate das próximas aulas:
Roteiro de questões filme Revolução em Dagenham
1) Que relações podem ser traçadas entre esse filme e os outros vistos em sala?
2) Quais os argumentos contrários às reivindicações das mulheres e como foram contrapostos?
3) Quais as dificuldades e apoios que as mulheres tiveram para avançar em sua luta?
4) Atualmente as mulheres enfrentam problemas parecidos? Recebem críticas às suas reivindicações da mesma maneira? Justifique com exemplos.
5) Em que medida esse filme nos empodera para novas conquistas de direitos?
Os filmes passados em sala de aula e que continuarão a ser exibidos nas aulas de Português, possuem assuntos específicos de cada série, mas têm a temática da mulher abordada secundariamente, devendo ser relacionada na discussão. Todos esses filmes cairão na VG.
Para os Segundos anos eu passei o filme "Os miseráveis". As 3 turmas tiveram uma postura atenta e curiosa. A obra de Victor Hugo é realmente marcante, por isso esse roteiro foi tão refeito em filmes, peças, desenhos, quadrinhos... Ele trata do contexto material e ideológico da Revolução Francesa. Tanto o livro quanto o filme são obras românticas. O romantismo dialoga muito com o iluminismo. Além disso, trata questões de exclusão e preconceito muito analisada por nós. A questão das injustiças com o marginalizado e a mulher é central no trecho que passo a vocês. Segue abaixo roteiro de questões que auxiliará a reflexão e o debate nas aulas desta semana:
Roteiro para análise do filme OS MISERÁVEIS:
1) Por que a obra tem esse título? Qual a posição do autor frente essa questão?
2) A bandeira iluminista "liberdade, igualdade e fraternidade" é trabalhada de que maneira no roteiro? De exemplos da própria narrativa para cada um dos princípios.
3) A partir do que vimos nos filmes e textos anteriores explique detalhadamente o por que de haver tantos miseráveis naquela época.
4) Relacione a história da Fantini com o dia internacional da mulher e o filme Revolução em Dagenham. Quais as injustiças, enfrentamentos e conquistas ocorreram?
5) Qual o papel do padre nessa história? O que ele tem a ver com a perspectiva do romantismo para a superação dos problemas sociais e individuais?
6) Jean Val Jean se torna um empresário de sucesso e um bom homem, caridoso e correto. Por que então demitiu Fantini? O que isso pode ser relacionado com o filme "Ilha das Flores"? Como se redime do seu erro? Como podemos nos redimir dos nossos?
7) Javer é o antagonista, mas é uma pessoa correta e temente a Deus. Por que ele persegue o herói? O que isso tem a ver com a discussão de "O estado sou eu" no livro Capitalismo para principiante? O que podemos aprender com o erro desse inspetor?
Esse último vídeo é de outra versão de Os Miseráveis, mas a história é a mesma.
Para as turmas de primeiro ano comecei o filme "Escritores da Liberdade", também baseado em fatos reais. O foco do roteiro está no poder do conhecimento para a superação do racismo, discriminações, violência. Mas vários detalhes e temáticas entram no discurso. Segue roteiro para auxiliar na reflexão e discussão:
ROTEIRO FILME: ESCRITORES DA LIBERDADE
1) O que achou do filme? Tem a ver com a sua realidade? Justifique.
2) Que relações podemos traçar entre os outros filmes e eventos ? Indique diferenças e semelhanças.
3) Quais os conflitos e dificuldades que apareceram? Como foram superados?
4) Analise o papel do professor, da leitura e da escrita na evolução social dos jovens.
5) Identifique as cenas onde há os seguintes temas e explique : OPRESSÃO CULTURAL, PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO, QUEBRA DE PARADIGMAS, APRENDER COM A ALTERIDADE, DIVERSIDADE, SENSO CRÍTICO, DIÁLOGO, TRANSFORMAÇÃO.
6) Do que os filmes falam de trabalho em equipe e em que eles podem nos auxiliar a fazermos melhores trabalhos de grupo neste bimestre?
1) O que achou do filme? Tem a ver com a sua realidade? Justifique.
2) Que relações podemos traçar entre os outros filmes e eventos ? Indique diferenças e semelhanças.
3) Quais os conflitos e dificuldades que apareceram? Como foram superados?
4) Analise o papel do professor, da leitura e da escrita na evolução social dos jovens.
5) Identifique as cenas onde há os seguintes temas e explique : OPRESSÃO CULTURAL, PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO, QUEBRA DE PARADIGMAS, APRENDER COM A ALTERIDADE, DIVERSIDADE, SENSO CRÍTICO, DIÁLOGO, TRANSFORMAÇÃO.
6) Do que os filmes falam de trabalho em equipe e em que eles podem nos auxiliar a fazermos melhores trabalhos de grupo neste bimestre?
7) Aparece violência contra a mulher? Detalhe e discuta.
Enfim, na próxima aula trabalharemos as relações de tudo o que vimos até aqui e apresentarei a temática da INCLUSÃO, tema definido por lei para esta semana. Também falarei do concurso de redação do SINPRO sobre o papel do professor. Espero que seja um ótimo debate e que a compreensão coletiva aumente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário