Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Carnaval, observação e pesquisas

Amores,

nesse ano estou escrevendo as postagens no limite de tempo que me propus. Isso está acontecendo porque tenho a meta deste ano de focar um pouco mais na minha família e na minha saúde do que no trabalho, portanto escrevo em dia comercial (no caso o primeiro dia após o feriado). Então aproveitei o carnaval sem culpa, curtindo minhas crianças, marido, amigos e familiares. Comemorei o aniversário de 5 anos da minha caçulinha junto com a priminha dela de 6 anos. Foi maravilhoso e barato. Fomos também no bloquinho da Ventuinha na terça. Vimos escolas de samba na TV e gostei que aquela de SP que homenageou o Paulo Freire e o saber ganhou. Lembrei das aulas do primeiro ano, pois o tema é conhecimento. Além disso, me inspirei o tempo todo naquela dinâmica de observação que fizemos nas últimas aulas da semana passada. Procurei observar e estar presente, diminuindo o ritmo louco que temos no cotidiano.
Na quarta-feira de cinzas comecei a trabalhar de tarde resolvendo problemas da saída de campo para Pirenópolis. Temos 20 estudantes pagantes, então tínhamos que conseguir um ônibus mais barato. No fim conseguimos, mas tive pesadelos por causa da tensão. Mas vou aprender a lidar com isso e ficar somente com a parte boa que é reeinventar nossas aulas, escolas, sociedades. Fiquei triste porque nenhum aluno meu quis ir, mas acho que quem for irá aproveitar muito e ainda pudemos abrir vagas para monitores universitários. Nas outras oficinas que teve na semana passada só foram 7 na do amor e 8 na gratidão, porém, foram super atentos e participativos. Me deram orgulho, mas lamentei pelos que perderam. O que estou fazendo de errado? Porque não consegui empolgá-los? Aceito sugestões.
Segue agora o roteiro preparando para as saídas de campo, seja em Pirenópolis, seja para as pesquisas individuais que todos devem entregar na próxima semana.



 

 

 



 


GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DO PLANO PILOTO E CRUZEIRO
CEM SETOR LESTE -  CEM PAULO FREIRE


 PROJETO RE(VI)VENDO ÊXODOS 

Identidade, Patrimônio e Meio Ambiente

&
TRILHANDO HISTÓRIAS NO CHÃO DA ESCOLA
Ano 2020


PREPARAÇÃO PARA SAÍDA DE CAMPO

I) Estratégia
            A saída de campo é uma estratégia de ensino-aprendizagem que busca promover a integração entre o cotidiano e o conhecimento formal sistematizado ensinado nas escolas. Em linhas gerais, trata-se de uma excursão a um determinado local (natural ou antrópico), com o intuito de observar, descrever, coletar dados e avaliar fenômenos que ocorrem diariamente.
            As saídas de campo, quando bem planejadas e bem exploradas, definem-se como uma metodologia progressiva que instiga e amplia a visão do aluno, assim como dá margem aos interesses por fenômenos observados diretamente através de materiais ou processos que os cercam.

II) A saída de Campo
            a) Objetivos – Vivenciar a pesquisa de campo em ciências humanas a partir da reunião e sistematização de dados obtidos de primeira mão, sob orientação do grupo de professores e monitores. Mais especificamente, pretende-se, nesta viagem à Pirenópolis, como ação piloto, para futuras incursões, experimentar:
                        1.  A coleta de dados para estudos, análise e observação.
                        2. A observação da realidade sócio-econômica e ambiental local para aprofundamento dos estudos. [especial atenção para as três grandes áreas de interesse do projeto Re(vi)vendo Êxodos: A- ecologia/meio ambiente  (água, solo, cerrado, fauna, preservação etc); B- patrimônio material e imaterial  (prédios, monumentos, sítios históricos, arqueológicos, festas, tradições, documentos, cultura escrita e oral etc); C-  cidadania e identidade (qualidade de vida, organização administrativa, sociedade civil, laser, comportamento etc)].
                        3. Contato, conversa e registro dos encontros com pessoas representativas do três setores na sociedade:
1 – institucional-administrativo; 2 – histórico-cultural; 3 – cidadãos comuns.
                       
            b) Medidas de Segurança
                        1. Todos os participantes da excursão deverão estar devidamente vestidos, preferencialmente de calças, tênis, uniforme da escola.
                        2. Protetor solar e bonés também devem ser levados (guarda-chuva ou capa de chuva, a depender da estação).
                        3. Nunca se afastar do grupo.
                        4. Evitar brincadeiras durante a saída de campo.
                        5. Manter os locais limpos, guardar o lixo num saco plástico avulso que deverá ser descartado em local conveniente.
                        6.. Levar água e lanche. O lanche deve ser “leve” e difícil de estragar.
                        7. Estas precauções são extremamente necessárias para evitar qualquer acidente.


            c) Materiais Necessários:
                        1. Caderneta de campo: caderneta comum, de preferência, com uma capa dura. Na primeira página anote seu nome e endereço. Na página seguinte coloque informações sobre o local a ser visitado, data e horário da visita, nome dos participantes, local e horário de partida.
                        2. Mapas regional e da área: com os mapas pesquisados, localize a área de pesquisa e o local onde o grupo se encontra.
                        3. Diversos:     lápis, sacos plásticos, máquina fotográfica e gravador.
                        Todas as atividades deverão ser anotadas criteriosamente na caderneta de campo. A coleta de material ilustrativo é de importante relevância para a compreensão.
            d) Anotações a serem feitas na caderneta de campo:
                        1. Faça uma descrição completa do local que você está visitando. Procure fazer anotações gerais e não se esqueça que no meio ambiente todas as áreas do conhecimento se relacionam.
                        2. Procure relacionar, observar e refletir sobre tudo o que está sendo visto. Observar o relevo, espelho d’água, solos, rochas, vegetação, tipos de espécies encontradas, relação entre os seres vivos, iluminação, tempo, orientação espacial, diferença de cores, de formas, de volumes, de áreas etc.
                        3. Lembre de observar a atividade humana, como estradas, plantações, construções, poluição local, histórico, etc.
                        4. Preste atenção à questão do patrimônio (arquitetura, monumentos, vida urbana e rural).
                        5. Faça as abordagens às pessoas que irá entrevistar de forma clara e objetiva, procure ser conciso e sintético. Demonstre interesse verdadeiro.
                        6. Durante as entrevistas, comporte-se com respeito e educação, seja polido e gentil. Evite perguntas de natureza pessoal a não ser que o entrevistado permita.
                        e) Observações finais:
                       
            1. Sempre agradeça a todos, entrevistados, pessoas comuns, autoridades etc.
            2. Lembre-se que essa visita de campo faz parte de um projeto maior; portanto o nome da escola está na vanguarda dessa ação e vocês são representantes.
            3. Para o bom andamento dos trabalhos é fundamental a observação rigorosa dos horários, das normas de comportamento e da segurança do grupo; nunca andem sozinhos, sempre em grupo.

Bom trabalho!                                                         

Adaptado de Roteiro para Saída de Campo 2018 Projeto Re(vi)vendo Êxodos


ROTEIRO ENTREVISTAS INDIVIDUAIS PARA ENTREGAR NA PRÓXIMA SEMANA:

1) ONDE NASCEU? ONDE CRESCEU? COMO ERA ESSES LUGARES NA INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E ETC?

2) POR QUE VEIO PARA ONDE ESTÁ AGORA? VOCÊ GOSTA?

3) EM QUE ESCOLA ESTUDOU? COMO ERA? ATÉ QUE GRADUAÇÃO FOI? POR QUE?

4) EM QUE TRABALHA? COMO É ESTE TRABALHO?

5) POR QUE TRABALHA NESTE TRABALHO?

6) QUAIS OS SEUS SONHOS?

Entregar as 5 entrevistas e uma conclusão final sobre o que aprendeu com o que havia em comum e o que tem de diferente entre elas. 


Agora algumas fotos do aniversário da minha filhinha:



Nenhum comentário:

Postar um comentário