Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Recuperação, mensagem final e natal.

Amores,

chegamos ao fim de mais um ano letivo. Agora só faltam as recuperações e o conselho final. Foi um ano bastante agitado, com altos e baixos. Me dediquei muito para ver os projetos de vocês acontecerem e termos uma escola mais integrada, agradável e cuidadosa. Conseguimos atingir boa parte dos nossos objetivos, mas sempre temos que continuar caminhando.
Na semana passada estava exausta! Curti pouco a formatura de vocês por causa das demandas de família e o cansaço estrutural. Filhos adoeceram, tiveram apresentações e torneios finais das crianças, nosso carro quebrou, minha rosácea atacou forte e eu entrei um pouco em crise sobre o quanto me envolvo com a escola. O passeio final das gincanas teve que ser adiado para o próximo ano, por conta da doença contagiosa do meu filho. Isso de certa forma aliviou a minha tensão, porém mesmo assim tive que acionar apoio médico profissional. O esgotamento é algo perigoso e vi vários estudantes em seu limite neste ano. Estamos em uma sociedade com informações e demandas extremamente velozes que nos atordoam e drenam nossa energia vital. Precisamos estar alertas, conscientes e cuidadosos. É fundamental saber pedir ajuda e ser solidário também. Sou muito grata aos que me apoiaram e às parcerias. Isso é o que fica desse turbilhão de experiências.
Ontem fui junto com a Andrea Negrão ao lançamento do 4º número da revista Revivendo Êxodos. Essa parceria começamos já no último bimestre, mas escrevemos pelo menos um artigo e passei o vídeo em algumas turmas. No próximo ano, pretendemos entrar de cabeça nesse projeto com os primeiros e terceiros anos. Foi gostoso encontrar tantas pessoas sonhadoras e realizadoras no Beirute ontem. Porém, hoje estou meio lenta e tendo de ver a choradeira dos que reprovaram.
Acho muito triste reprovações. Entendo que as vezes podem até ser benéficas, mas na maioria dos casos é custo pessoal e social grande. Sofro muito nesta época por isso. Tendo a me desgastar com os meus colegas nos conselhos defendendo estudantes que pouco se importam comigo e com seus estudos. Nesse ano estou um pouco mais comedidas nas defesas, pois preciso ter boa relação com meus pares para que os projetos do próximo ano sejam melhores. Além disso, necessito guardar energia emocional para dar conta de tudo o que desejo fazer. Porém, continuo sendo responsável e questionadora de injustiças. Assim, o peso é inevitável nesse período. Mas aí foco na mensagem seguinte mensagem de final de ano:


"Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente." (Henfil)



Amanhã teremos as provas de recuperações. No segundo ano todos que estavam comigo reprovaram em várias matérias. Nos terceiros, deixamos alunos com mais de três matérias fazerem as provas finais. Assim, ficaram apenas 2 alunos em recuperação comigo. Segue agora as dicas para a recuperação já que nenhum deles apareceu no meu atendimento de hoje:

1) A prova vale 10 pontos e o aluno precisa tirar 5 para passar. No terceiro ano não tem dependência, portanto devem passar em todas as matérias.
2) Segue as instruções da minha prova:


INSTRUÇÕES:

·  Esta prova consta de duas partes. A primeira com 15 questões objetivas  de 0,2 cada, totalizando 3,0 pontos.A segunda parte com 7 questões dissertativas de 1,0  totalizando 7,0 pontos. Confira!
·   Leia atentamente as questões objetivas e assinale o item falso em cada uma.Nas dissertativas seja claro, coerente e detalhado em seus texto mostrando o quanto aprendeu neste semestre.Responda todas as questões!
·   Questões rasuradas ou à lápis não poderão ser questionadas após a correção.
·  Boa Prova!

3) As questões objetivas são praticamente as mesmas da VE do terceiro bimestre. Estudem pela prova de vocês e as orientações dadas neste blog na postagem da revisão para VE em setembro. Qualquer dúvida podem me chamar por telefone ou WhatsApp.

4) Segue a parte das questões dissertativas para treinarem em casa. Quanto mais ideias forem articuladas de maneira clara e coerente melhor será a nota:


QUESTÕES DISSERTATIVAS:

1) A partir das passagens abaixo escreva sobre a questão central do ano "como construir a sociedade que queremos?"
"Tudo o que estamos dizendo é: dê uma chance a paz"(John Lennon)
"Você pode dizer que sou um sonhador, mas eu não sou o único, eu espero que um dia você se junte a nós e o mundo será um só" (John Lennon).

 
2) A partir da declaração abaixo, escreva sobre contrato social, contratualistas e evolução da noção de cidadadania.
"Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos"(Art.1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos 1948)

 
3) A partir do pensamento de Rousseau colocado abaixo, discuta sobre poder, força, dominação, união e democracia.
“(...) fomentado pelos chefes tudo o que, desunindo-os, pudesse enfraquecer os homens reunidos, tudo o que pudesse dar à sociedade um ar de concórdia aparente e nela implantar um germe de divisão real, tudo que pudesse inspirar às várias ordens uma desconfiança e um ódio mútuos graças à oposição de seus direitos e de seus interesses, e conseqüentemente, fortificar o poder que os contém a todos.” (Jean-Jacques Rousseau – 1753dc – Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens)

 
4) A partir do pensamento de Weber colocado abaixo, discorra sobre dominação burocrática, cuidado e sustentabilidade.
“O fim precípuo de nossa época, caracterizada pela racionalização, pela intelectualização e, principalmente, pelo “desencantamento do mundo” levou os homens a banir da vida pública os valores supremos e mais sublimes. Esses valores encontraram refúgio na transcendência da vida mística ou na fraternidade das relações diretas e recíprocas entre indivíduos isolados.” (Max Weber)

 
5) A partir da passagem abaixo, discuta sobre o poder da história, da utopia, da pesquisa e da ação coletiva.
“Nenhuma história concreta esgota toda história possível, estando, por isso, a revolução sempre na ordem do dia. Perdendo-se a noção de utopia, contentamo-nos com o que temos de concreto, deixando de lado o sentido da alternativa. Na teoria crítica, vale dizer que a história dada nunca é a história toda.” (Pedro Demo, 2004)

 
6) A partir das palavras de Gandhi a seguir, reflita sobre os projetos deste ano e a sua postura:
"Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo"(Gandhi)

 
7) Faça uma avaliação do seu aprendizado em Sociologia: o que teve dificuldade, o que gostou e levará para sua vida? Seja o mais detalhado possível na reflexão para tirar mais proveito do seu processo. (use o verso para a resposta)



 Enfim, deixo uma mensagem para todos e as fotografias finais:


Formatura:


Na colação de grau


 Saindo de casa às 23h. Elisa já cansada

 Os primeiros professores a chegarem


Muito escuro para meu celular
Elisa dormiu já no começo e tive que ir.



 Lançamento revista Re(vi)vendo Êxodos:






FELIZ NATAL!!










 


Nenhum comentário:

Postar um comentário