Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



domingo, 8 de dezembro de 2019

Aula da saudade inclusiva e avaliação dos resultados.

Amores,

essa é a penúltima postagem desse ano. Na semana que passou tivemos dois eventos finais:

1) Roda de conversa intimista no tatame (com 8 estudantes, mais 4 adultos) sobre o tema "Fragilidades e cuidados psicossociais". Foi excelente! Aprendi recursos novos e me senti mais próxima das pessoas envolvidas. Me senti acolhida e empoderada para lutar contra as frustrações, a solidão e a sensação de impotência neste mundo cada dia mais frio e fragmentado. Penso em fomentar este projeto no próximo ano.

2) Aula da saudade aberta a todos. Era para ser na quinta, de acordo com a sugestão do grêmio, mas os professores preferiram na sexta, o que pode ter esvaziado o evento. Tinham apenas 39 estudantes e 7 professores. Mas quem foi aproveitou, sorriu e chorou com os vídeos e discursos. Foi o primeiro evento desse tipo na escola, no qual era acessível a todo mundo. O lanche ficou farto e saímos felizes. No próximo ano não estarei com os 3ºs anos, mas a ideia foi plantada, com a lembrança de seguirmos mais as indicações dos estudantes.

Depois fiquei envolvida no fechamento das notas, leitura e análise das sugestões e auto avaliações. Vamos então aos resultados:


VENCEDORES DA GINCANA SOCIOLÓGICA

EM VERDE: PRIORIDADE 9h do dia 9/12 pegar a autorização para o passeio na minha sala

VAGAS REMANESCENTES: EM AMARELO - segunda chamada pegar 10h e em VERDE 3 ª chamada às 10h30 

NOME
TURMA
4ºBIM
19
ISABELLA KABRINA SILVA SOUZA
G
11,78
37
PAOLA DA SILVA XAVIER
G
10,65
30
LUCAS MAIA SANTOS DO NASCIMENTO
A
10,29
6
BEATRIZ BRITO DE JESUS
B
9,70
41
WELLINGTON BARRETO DE SOUSA
G
9,47
28
LARISSA VANESSA PEREIRA SILVA
F
9,44
7
BRUNO HENRIQUE CHAVES BARBOSA
D
9,38
25
MATHEUS SAULO MOREIRA MENDES
E
9,33
16
HIURI DO NASCIMENTO COUTINHO
G
9,09
31
PATRICIA DA SILVA OLIVEIRA
D
9,08
1
ALINE DE GALÉS SILVA
C
8,95
13
JOAO VICTOR SILVA DOS SANTOS
E
8,88
9
ANDREZA CRYSTHINE RODRIGUES CARVALHO
A
8,85
18
IRACI DA SILVA ZORANTE
G
8,79
22
JOÃO PEDRO ALMEIDA SANTOS
G
8,74
9
DANIEL ANCHIETA GUIMARAES LOBO
G
8,72
21
JENNIFER LAFAETE NEGREIROS
G
8,65
31
NATHALIA DA ROSA LIMA
B
8,65
5
ANA CAROLINA PIMENTA DE SOUZA
A
8,64
17
HENRIQUE SILVA OLIVEIRA
B
8,62
5
ASAFE MANSUR DA SILVA
B
8,60
30
LUANA FERNANDES SANTOS
F
8,50
18
ISADORA BORGES AGUIAR GOMES
B
8,49
15
GABRIEL ALHADEF MAIA
A
8,47
35
SAMUEL PAULO CARVALHO DE OLIVEIRA
B
8,41
5
ANA FLAVIA BENTO FIGUEIREDO DA SILVA
F
8,19
21
MARCOS WILLIAN PEREIRA DA SILVA
C
8,17

 O passeio será dia 12/12 para a minha casa com o seguinte cronograma: 


·         8h: Concentração no estacionamento do Colégio Paulo Freire (para os que optaram pelo ônibus)
·         8h20: Saída do ônibus.
·         9h: Lanche comunitário com as contribuições de.todos.
·         9h 30: Visitação guiada: fossa ecológicas, captação água da chuva, energia solar;
·         10h: Visitação guiada vegetação e composteira. Mini palestra manejo agroflorestal caseiro.
·         10h30 às 12h: circuitos lúdicos e oficinas (30 min cada): 
1)      Piscina (rasa para adolescentes)  e sauna;
2)      Skate e cama elástica;
3)      Confecção de pizzas
4)      Judô e funcional
5)      Jogos (torneio ping pong e totó)
·         12h Almoço
·         13h Filme com temática ecológica escolhido pelos estudantes e jogos de tabuleiro
·         15h Atividades lúdicas livres (piscina, sauna, cama elástica, jogos, tatame, futebol etc)
·         16h Arrumação do espaço
·         16h30: retorno para casa.


 Agora vamos analisar os resultados pela média semestral das turmas em comparação a média de autoavaliação (em 10 pontos) :

Ordem por grau de satisfação de quem respondeu a autoavaliação na VE

turma
semestre
Autoavaliação
F
5,70
7,50
D
5,10
7,40
G
6,10
7,10
B
5,60
6,90
A
5,50
6,70
C
4,30
6,40
E
5,80
6,20



 Percebe-se que há uma relativa proporção entre os resultados e a autopercepção de aprendizado e interesse. Quase todas as turmas tiveram um resultado acima da média, sendo que o grau de satisfação dos que responderam foi ainda maior. Fico feliz com isso, porém observamos que podemos melhorar bastante. Por isso pedi as sugestões de vocês. Muitos falaram para apenas continuar o que estou fazendo, outros deram as seguintes contribuições que eu organizei por blocos:
1)
Continuar fazendo projetos, principalmente o de meio ambiente
Começar com os projetos no início do ano e do semestre
Cronograma definido com mais antecedência, maior tempo para realizar os projetos

Acatarei as sugestões tentando colocar já na semana pedagógica para todos os professores e no PPP o que realizamos, tentando criar um cronograma geral dos projetos envolvendo todos desde o início, podendo inclusive ser o mote da EXPOFREIRE.

2)
Aulas mais prática com interação
Mais debates e mais um por mês tipo juri.
Falar menos, nos escutar mais. Deixar os alunos falarem um pouco mais
Mais temas escolhidos pelos alunos.
Mais espaços para aula ao ar livre, mais dinâmicas ao ar livre aproveitando os espaços.
Mais liberdade em sala, deixando os alunos usarem os celulares.
Não dividir grupos por notas
Fazer mais aulas no tatame
Trabalhos valendo mais pontos
Eventos no turno regular
Produzir peças de teatro
Passeio no clube

Esse bloco de sugestões tem a ver com a liberdade, expressão e interação de vocês. Pedem mais estímulo nesse sentido e sei que precisam disso. Tento sempre ampliar isso, mas sinto bastante entraves burocráticos e tradicionais para conseguir plenamente. Preciso do protagonismo constante de vocês para que essas ideias sejam colocadas totalmente em prática. Peguei alguns recursos nos cursos que fiz esse ano para podermos ampliar isso no ano que vem. Espero que venham ser nossos parceiros.
 
 3)
Focar mais no ENEM
Atividades mais possíveis para as pessoas tímidas
Ingresso na universidade e obras do PAS
Mais aulas expositivas
Menos projeto e mais teoria, focar no conteúdo, aula mais objetiva e clara.
Debate sobre a real importância do Estado.
Literatura clássica e medieval
Atividades extras sem notas só pelo interesse do aluno.

Esse bloco vem com reclamações opostas ao anterior. É difícil um método agradar a todos. Porém, precisamos respeitar a diversidade e trabalhar o interesse de todos. Assim, minha ideia é começar partindo dos interesses de vocês e deixar vocês construirem o que acham mais relevante. Depois trocamos experiências. Posso dar aulas expositivas, podemos fazer projetos no contraturno com parcerias universitárias e isso pode ser um grande projeto da escola, o que cabe na ideia inicial do bloco 1 de sugestões. De qualquer maneira, é importante ressaltar que para ter um pouco do que cada um quer e precisa, excluímos a possibilidade de termos muito de uma coisa só.

Nesse sentido entramos no bloco que ficou confuso para mim:
4)
a)Mais anotações no caderno... Já peço isso a vocês e valorizo muito. Quanto mais escritos melhor. O que querem a mais nesse sentido?
b)Menos cunho ideológico, aulas mais neutras...Fico em dúvida do que isso quer dizer. Tento mediar os debates me eximindo de dar opiniões pessoais. Neutralidade total é impossível e indesejável se queremos influenciar. Se o papel do professor é influenciar, o que espera de mim? Seja mais detalhado na sugestão, pois assim pareceu um ataque vazio a minha profissão.
c)Mudar as formas de trabalho em sala (Como? O que lhe incomoda? O que sugere na prática?)
d) Aulas mais dinâmicas ... ( O que entende por dinâmica? Achei que minhas aulas eram dinâmicas, muitos acham isso... O que quer especificamente?)
e)Método consolidado... (O que significa isso para você? Consolidei este método por 20 anos de trabalho, mas ele sempre está em contrução, por isso aceito sempre sugestões. Qual é a sua exatamente?)
 É importante que sejam claros e detalhados nas reclamações, para que efetivamente possamos construir aulas melhores para todos. Assim, pensem nas últimas sugestões dadas pelos seus colegas a todos vocês:

5)
Mais empatia dos alunos
Mais empenho dos alunos
Mais respeito dos colegas com as opiniões diversas

Acho legal que se coloquem dentro das soluções das questões das aulas, da escola e da sociedade em geral. Isso os empodera, pois fazemos a partir de nós. O outro virá como parceiro ao compreender nosso movimento. Sou muito grata pelo encontro que tivemos nessa caminhada. Sentirei saudades e estarei sempre aberta para conversas e parcerias. Foi muito boa a nossa troca. Sinto-me enriquecida com as contribuições de vocês. 
















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário