Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



domingo, 3 de março de 2019

Desabafo e exercícios - livro e filme Ilha das Flores

Pessoal,

essa semana foi bem difícil para mim, devido a problemas físicos e emocionais. Já na segunda-feira ao emprestar a apostila do livro Capitalismo para Principiantes, 2 grupos rasgaram páginas do meu material. Descobri somente com a primeira turma da terça e fiquei bastante abalada. ´Foi a primeira vez, em 23 anos de magistério, que isso ocorreu comigo. Além de surpresa, alguma coisa quebrou dentro de mim. Tinha uma confiança forte nos meus estudantes, por isso sempre tive coragem de levar meus alunos a qualquer passeio, fazer fóruns imensos, definir dias de oficinas criadas por vocês, emprestar o que eu tivesse... Como poderia continuar trabalhando assim? Fui refletindo ao passar da semana, com ajuda de colegas, familiares e de terapia, então percebi que estava dando um peso emocional muito grande para esse episódio lamentável, o que estava prejudicando minha saúde. Como cientista social, sei que isso está longe de ser um fato isolado. Mesmo caracterizado como inconsequência de adolescente que sempre pode ocorrer, o fato é que nunca havia ocorrido. Sorte ou azar são hipóteses descartadas pela ciência, considerando o longo tempo e o mesmo público em questão. O que mudou de uns 3 anos para cá? Sempre tivemos jovens que odiavam a escola e o estudo, porque foram muito violentados, excluídos ou negligenciados. Porém, eles me valorizavam como professora. Sempre houve aqueles que discordavam de mim, se antipatizavam comigo, ou desgostavam da Sociologia. No entanto, me respeitavam e compreendiam meu papel ali. Agora temos uma internet virulenta que distorce a imagem do professor e fomenta o ódio ao conhecimento. Aproveitam o ímpeto questionador do adolescente para usar isso como alienação. A quem interessa desmoralizar o professor? Os conflitos na escola sempre foram altos por diversos motivos, que trabalharemos inclusive como conteúdo sociológico. Mas, era até um laboratório bom para ensinar mediação de conflitos, respeito à diversidade e construção de acordos coletivos. Atualmente, sinto uma energia pesada, olhares maldosos, maior dificuldade em trabalhos de grupo e mais grosserias nas falas. Claro que ainda temos mais adolescentes saudáveis do que impregnados de ódio ou fechados para o outro. Entretanto, estamos todos mais suscetíveis ao envenenamento das nossas relações. Produzimos muito lixo material e espiritual com nossos egos inflados por um sistema individualista, monetarista e cada dia mais virtual. A fragmentação em nossa sociedade, observada na comparação com as sociedades tribais e evidenciada no filme "Ilha das Flores", está cada vez mais intensa. Quando desenraizados e isolados nos alienamos, nos enfraquecemos e adoecemos. Como reverter tudo isso? Acredito ainda na conscientização, por isso continuo professora e no diálogo com vocês. Acontece que isso só é possível como uma via dupla. É preciso que estejam abertos a dialogarem comigo e se empenhem nessa ação, de modo a aprendermos juntos e melhorarmos. Nesse sentido, entendo que os exercícios podem ser um espaço interessante, pois instigam na compreensão das relações entre o que estamos vendo e ainda permite posicionamentos e questionamentos de vocês. Segue então os dois exercícios individuais para casa dessa semana. Cobrarei na próxima aula no caderno e faremos debates avaliativos subsequentes relacionando com outros filmes e textos. Boas reflexões e bom carnaval.



ROTEIRO FILME ILHA DAS FLORES

Mesmo que você já tenha visto este filme, preste atenção aos detalhes e responda às questões a seguir:

1)    A idéia central deste filme refere-se à desumanização decorrente de uma ordem social desigual e alienada. Por que a desigualdade, a alienação e a desumanização ainda ocorrem em sociedades tão desenvolvidas como a nossa?
2)    Por que ele repete tanto elementos cotidianos que já conhecemos, qual o objetivo dele com isso? O que isso tem a ver com as Ciências Sociais?
3)    Para trabalhar este tema o autor utiliza diversas figuras de linguagem, entre elas a IRONIA. Encontre 3 exemplos de ironia no filme e as explique.
4)    Existe um elemento capaz de levar o tomate da produção ao lixo, gerando desigualdade e alienação, desumanizando o sistema envolvido. Este elemento é citado em vários momentos do filme, mas não é o próprio ser humano. Que elemento é este? Por que ele define o nome de nossa sociedade?
5)    Existe um momento do filme que aparece a escola. Que críticas o diretor faz a esta instituição? Que relações são traçadas entre a escola, o lixo e alienação?
6)    O que podemos fazer a partir da nossa escola para mudar os problemas apresentados no filme, que são de nossa sociedade Capitalista? 

 Filme Ilha das Flores para rever:



ESTUDO DIRIGIDO SOBRE O LIVRO: CAPITALISMO PARA PRINCIPIANTE” (capítulos 1,2,3,4,5,16)


1)    Qual o elemento principal que gerou a desigualdade entre os homens? Como se deu este processo? (cap 1)
2)    Descreva o processo que transformou o pobre mercador no poderoso burguês. (cap 2)
3)    Qual o papel da colonização da América e da escravidão dos africanos na formação do capitalismo? (3 e 4)
4)    Qual o papel dos conflitos nos processos de transformação social e como se deram na formação do capitalismo?
5)    A atuação da igreja aparece em vários momentos do livro. Como ela se posicionou com relação às desigualdades, as guerras, colonizações e explorações? Qual o seu papel no modo de produção?
6)    Explique a relação entre a máquina e a mais valia. (cap. 5)

7)    Em vários momentos do livro aparece um capitalista dizendo: “- O Estado sou eu”. Explique o significado desta frase dando exemplos.

 15)           Qual o papel da ideologia no Capitalismo? Dê exemplos. (cap.16)
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário