Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Revisão para a VG 4º bimestre

Boa noite,

ando muito cansada e desgostosa com minha profissão. Sinto que meus esforços são pouco valorizados e aproveitados pelos alunos. Por isso, desanimei de escrever nesse fim de semana. Mas o senso de responsabilidade e vários rostinhos amorosos que vi hoje me reanimaram. Então, mais uma vez envio a revisão da VG de cada série abaixo. Espero que dessa vez mais estudantes leiam. Boa prova a todos:


Textos de revisão VG 4º BIMESTRE SOCIOLOGIA

1º ANO
Espaço: a tensa coabitação dos contrários
Ruy Moreira
“Olhando o mundo, vê-se que é ele formado pela diversidade. Povoa-o a pluralidade: vemos as árvores, os animais, as nuvens, as rochas, os homens. A diversidade é o que chama nossa atenção de imediato.
Na medida em que, entretanto a experienciamos no convívio mais íntimo, vem-nos a noção de que junto com a diversidade há a unidade. Uma interligação entre as diferentes coisas faz que a diversidade acabe contraditoriamente se fundindo na unidade única de um só todo.
A grande pergunta que devemos, fazer é o que leva tudo a ser diferente e ao mesmo tempo uma só realidade. A resposta relaciona-se a como o homem se localiza dentro desse mundo e a partir daí o vê e unifica. É quando o mundo estendido diante dele se revela uma grande coabitação. Uma convivência global, onde animais, vegetais, nuvens, chuvas, tudo se relaciona num viver com o homem. E assim não só o homem não se vê como uma figura isolada e inerte dentro dessa diversidade, como também se vê como co-participe e criador do mundo. Compreende que tem com o todo uma relação de sujeito-objeto, criando e sendo criado no mundo. Isto é, que não apenas coabita, mas atua, age sobre a diversidade, rearrumando-a no sentido de dar-lhe a forma unitária de um modo de vida, torná-lo um mundo, e assim constrói-se a si mesmo.”   (Extraído de "O círculo e a espiral", Edições AGB Niterói, 2004)

A partir do texto acima e do que aprendeu sobre conhecimento e representações, podemos inferir que o  ser humano dá sentido às informações diversas e até contraditórias a partir das representações que adquire com a sua cultura. As ciências sociais propuseram conceitos, teorias , representações diversas sobre a realidade também diversa. Cada forma de ver o mundo nos mostra aspectos distintos da complexidade. Compreender as relações de dependência,  as causas e consequências dos fatos e ações sociais, nos dá mais poder de intervenção e autonomia frente aos determinismos. Ler, estudar, conhecer vários contextos, ideias e opiniões nos possibilita maior autonomia frente aos condicionamentos sociais que nos formaram. Infelizmente, existem alunos perdidos em seu papel social. Acham que quando lemos ou estudamos estamos seguindo as regras sociais e portanto ficamos mais presos à ditadura da sociedade. Acham que para buscar nossos próprios caminhos, devemos nos focando em somente um ponto de vista. Essa crença é alienação e enfraquecimento, pois deixa a pessoa mais presa aos padrões preestabelecidos naturalizados cotidianamente, sem base para comparar, analisar, escolher e criar caminhos alternativos.

https://lh3.googleusercontent.com/i0fj4q0FlETf_c3eZGFLYbSO1h3-QpTmAkDXTjKH_TdcgGfBMUb4L0cH5c0OCkeBQngDED6u0cieRLos7DeSppXHCnmYTzgw8tUN2sYiHJiCbg4XON_DwSKKOQxWVQ
IMAGEM OBRA OS OPERÁRIO DE TARSILA DO AMARAL. A diversidade da população brasileira: um ponto crucial na discussão de questões contemporâneas.

A partir da imagem acima, do filme "Pro dia nascer Feliz" e dos conceitos de Durkheim, podemos afirmar que a sociedade brasileira atual é diversa e hegemonicamente de solidariedade orgânica. Nas escolas privadas de elite, a diversidade é menor do que nas escolas públicas. Nas escolas vistas, há alguma cooperação entre as diversas pessoas, porém com exclusões e violências.  Apesar da Solidariedade Orgânica ser mais poderosa, é mais suscetível à anomia, na qual várias pessoas ficam à margem da sociedade, sem se identificar com essa.. Anomia foi estudada por Durkheim como o fato social fundamental das mazelas sociais.


Que preto branco índio o quê?
(ANTUNES, Arnaldo. Inclassificáveis. IN: O silêncio. São Paulo: Warner, 1996.)

branco índio preto o quê?
índio preto branco o quê?

aqui somos mestiços mulatos
cafuzos pardos mamelucos sararás
crilouros guaranisseis e judárabes

orientupis orientupis
ameriquítalos luso nipo caboclos
orientupis orientupis
iberibárbaros indo ciganagôs
[...]
aqui somos mestiços mulatos
cafuzos pardos tapuias tupinamboclos
americarataís yorubárbaros.

somos o que somos
inclassificáveis.

A partir da canção acima , do filme "Escritores da Liberdade" e do que foi visto em aulas, podemos afirmar que no Brasil vemos uma miscigenação maior do que nos Estados Unidos da América. Rotular pessoas por sua cor, etnia, origem cultural, estigmatiza , violenta e tende a exclusão. A professora do filme estimulou os alunos a superar as barreiras do racismo com dinâmicas e leitura. Mesmo havendo maior miscigenação, o racismo no Brasil é muito grande. Longe de ser mais inclusivo e amoroso que os outros países, temos taxas altíssimas de exclusão e suicídio, evidenciando uma anomia existente. Cada sociedade tem suas contradições e problemas a serem superados. A consciência do etnocentrismo como fenômeno universal nos ajuda a percebê-lo e combatê-lo.


SOCIOLOGIA TIPO B - Considerando os temas educação e pesquisa, julgue os itens abaixo e some os números correspondentes às alternativas corretas:
Avaliar o processo educacional é necessário para construirmos aulas cada vez mais efetivas para um número maior de pessoas. Durkheim, como funcionalista, valorizava os dois temas como soluções para os problemas sociais. Pesquisa é fundamental para quem quer ampliar seus horizontes e encontrar alternativas ao que temos. Ela é a prática básica das ciências sociais. No filme da Erin Brockovich vimos que pesquisas são úteis não só para acadêmicos. Cidadãos comuns podem utilizá-las para fins práticos de intervenção social.

A violência é um fato social construído e atualizado por milênios de história da humanidade. Somos capazes de compreender as relações entre o macro e o microssocial que reproduzem a violência, como fizemos por meio de dinâmicas e debates. Jogos podem ser elaborados ou utilizados como tecnologias sociais para a superação da violência, da exclusão e do individualismo. A violência, assim como a anomia, são construções sociais e portanto possíveis de serem superadas, com consciência e treino social.


2º ANO

TEXTO 1 : Guerra Fria, ditaduras e Chernobil (trechos escolhidos)

No final de 1945, a Segunda Guerra Mundial acaba. Após longos 6 anos de conflitos e 60 milhões de mortos, a paz, em nível aceitável, voltava ao globo. Após esse conflito, duas superpotências emergiram: Estados Unidos, o gigante capitalista do Oeste e a União Soviética, o gigante socialista do Leste. Assim como a mídia e a política, os Jogos Olímpicos não ficaram de fora desse embate.
As ditaduras na América Latina se estabeleceram no período em que a ordem internacional sofria pelos enfrentamentos da Guerra Fria. Na época, os Estados Unidos desenvolveram uma série de mecanismos de combate ao expansionismo comunista. Já nos anos 1950, fora estabelecida pelas autoridades do país a Doutrina de Segurança Nacional, cujas diretrizes procuravam combater o “perigo vermelho” dentro e fora do território norte-americano.
No entanto, a despeito de tais esforços, grupos de esquerda e simpatizantes da causa comunista floresceram em diversas nações do continente. Frente a isso, e não raramente com auxílio estadunidense, forças conservadoras se mobilizaram nessas regiões e, atendendo a demanda de diversos setores da sociedade civil, apoiaram a instituição de governos militares. Através de golpes de Estado sucessivos, a América Latina assistiu nos anos 60 e 70 a ascensão de inúmeras ditaduras militares.
Nos anos 70 e 80, uma crise assolava a URSS, o que estava tornando-a frágil, e que foi agravado com o acidente nuclear de Chernobil, em 1986. Para enfrentar estes problemas, o presidente da URSS, Mikhail Gorbachev aplicou dois planos: a perestroika (reforma econômica) e a glasnost (“liberdade de expressão à imprensa e transparência do governo). Esses planos foram afrouxando a ditadura que imperava aos outros países, aos poucos o Pacto de Varsóvia foi enfraquecendo e o Ocidente e o Oriente caminhavam rumo a paz. Os regimes comunistas começaram a cair país por país, a exemplo a Polônia, Hungria, Bulgária e a antiga Tchecoslováquia. O estopim foi a queda do Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989, que muitos historiadores dão como marco do fim da Guerra Fria.

A partir do texto acima, podemos dizer que a guerra fria foi um conflito indireto entre os EUA e a URSS, com violência evidente e mortes consequentes, em que o Brasil também sofreu influência. Ditaduras, guerras e desastres ecológicos ocorrem por questões estruturais, assim como as crises recorrentes. São fatos sociais, por isso são estudadas pelas ciências sociais. Colocar a culpa das mazelas sociais simplesmente na loucura e incompetência individual é um erro recorrente, que reforça a exclusão e os maniqueísmos alienantes. O acidente em Chernobil,, corroborou para o fim da guerra fria, evidenciando que desequilíbrios ecológicos podem ser decisivos na reorganização social. Os jogos podem ser usados para a paz entre os povos e a inclusão das diversas nações e pessoas, ou ideologicamente servir para a exclusão, acumulação capitalista e ao imperialismo cultural, assim como as músicas, filmes e a mídia em geral. Depende da compreensão e interesse de quem os usa. Um exemplo é a dança das cadeiras tradicional e a tecnologia social alternativa que fizemos em aula.

“Para a maior parte da humanidade, o processo de globalização acaba tendo, direta ou indiretamente, influência sobre todos os aspectos da existência: a vida econômica, a vida cultural, as relações interpessoais e a própria subjetividade. Ele não se verifica de modo homogêneo, tanto em extensão quanto em profundidade, e o próprio fato de que seja criador de escassez é um dos motivos da impossibilidade da homogeneização. Os indivíduos não são igualmente atingidos por esse fenômeno, cuja difusão encontra obstáculos na diversidade das pessoas e na diversidade dos lugares. Na realidade, a globalização agrava a heterogeneidade, dando-lhe mesmo um caráter ainda mais estrutural.” Milton Santos

 A partir do texto acima, podemos refletir sobre democracia e autonomia.  A democracia é um conceito social construído historicamente que relaciona outros como: acesso igualitário aos direitos e bens materiais e culturais produzidos, além de liberdade de expressão e participação. O processo de globalização observado por Milton Santos, falha principalmente no critério do acesso igualitário. Compreender as relações de dependência, as causas e consequências dos fatos e ações sociais, nos dá mais poder de intervenção e autonomia frente aos determinismos. Os filmes "The Wall" , "Que horas ela volta" e "O menino e o mundo", corroboram com o texto do Milton Santos, mostrando como nossa sociedade globalizada pode ser violenta e excludente. Por outro lado, apostam na consciência como possibilidade de autonomia e transformação. Ler, estudar, conhecer vários contextos, ideias e opiniões nos possibilita maior autonomia frente aos condicionamentos sociais que nos formaram. Infelizmente, existem alunos perdidos em seu papel social. Acham que quando lemos ou estudamos estamos seguindo as regras sociais e portanto ficamos mais presos à ditadura da sociedade. Acham que para buscar nossos próprios caminhos, devemos nos focando em somente um ponto de vista. Essa crença é alienação e enfraquecimento, pois deixa a pessoa mais presa aos padrões preestabelecidos naturalizados cotidianamente, sem base para comparar, analisar, escolher e criar caminhos alternativos.


QUESTÃO TIPO B SOCIOLOGIA (EXEMPLO) : Uma operária trabalhava 12h por dia em uma fábrica de camisas do Brasil. Um terço do tempo já seria o suficiente para produzir o número de camisas referentes ao seu salário. Um belo dia, o dono da fábrica comprou máquinas mais modernas que agilizavam o trabalho e requeriam menos mão de obra. Então despediu 300 empregados e a operária passou a produzir o triplo do que produzia proporcionalmente, chegando a uma produção mensal de 900 camisas, mas continuando a receber o mesmo salário. A partir dessas informações responda as questões a seguir  e marque a soma dos resultados no gabarito:
I- De quanto era a mais valia absoluta em horas diárias de trabalho? 8h
II- Quantos operários entraram para o exército industrial de reserva com o aumento da tecnologia? 300
III- Em quanto aumentou a mais valia (relativa), em número de camisas depois que entraram as máquinas mais modernas? 600
Resposta: 908

Sobradinho - Sá e Guarabyra (trecho)

O homem chega e já desfaz a natureza
Tira a gente põe represa, diz que tudo vai mudar
O São Francisco lá prá cima da Bahia
Diz que dia menos dia, vai subir bem devagar
E passo a passo vai cumprindo a profecia
Do beato que dizia que o sertão ia alagar
O sertão vai virar mar...
Dá no coração
O medo que algum dia
o mar também vire sertão
(...)

-A canção traz a discussão da capacidade humana de transformação do meio. A partir dela e das aulas podemos afirmar que: não somos melhores que outros animais. Temos que respeitar todo o planeta. A água é um recurso esgotável que não podemos utilizar indiscriminadamente ao nosso bel prazer. Nossa capacidade de planejamento, adquirida culturalmente, nos traz poder e responsabilidades. Porém, com uma vivência cotidiana individualista e alienada dificulta o planejar e o agir coletivamente. Nem sempre cuidamos bem do meio ambiente, para todos os seres vivos fiquem satisfeitos e seguros, como visto no filme "Ser Tão Velho Cerrado". Porém, existe muita gente pesquisando e se organizando para dar soluções mais sustentáveis para nossa relação com a natureza. Precisamos valorizar essas iniciativas e intensificá-las. Nossa relação com a natureza é uma construção histórica que já foi reorientada e tem toda viabilidade de ser novamente por nós mesmos, desde que haja ampliação da consciência coletiva. Portanto, a história social influencia fundamentalmente no trabalho das pessoas. Gente esforçada que corre atrás do que quer é importante, mas sem consciência coletiva pode degradar ainda mais o meio ambiente. Cada um sendo cidadão trabalhador e honesto ajuda muito, porém é necessário acessarmos estudos e tecnologias, mudar hábitos nocivos alienados estruturais, para resolvermos o problema da água.

 A partir do conceito de ideologia em Marx, podemos afirmar:
As ideologias restringem a autonomia, na medida em que naturalizam a realidade vigente dificultando o senso crítico, o questionamento e a criação de alternativas. Ideologias de dominação cultural, vindas da nossa história enquanto colônia de exploração, ainda são presentes na realidade social brasileira. Para Marx, a ideologia é um instrumento de dominação da classe dominante, passada pelas instituições sociais, que deve ser examinada e desconstruída. Ao contrário, Durkheim entende as instituições ideológicas como importantes para a coesão social que devem ser mantidas para diminuir o conflito e vivermos em paz, harmonia e gerarmos a democracia.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Você e uma ótima professora❤sua profissão e maravilhosa❤Prazer em ter você como professora.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, amor! É muito bom quando temos esse carinho de vocês.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Professora,A senhora é Demais❤

    ResponderExcluir