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domingo, 3 de setembro de 2017

Revisão para a VG e trabalho escrito grupo



Estudantes com dedicação,

nessa semana estava fechando meu anteprojeto para a seleção do doutorado em Sociologia, pois as inscrições eram até essa quinta. Consegui, mas tive que pegar abono nesse dia. Na segunda, as aulas também ficaram prejudicadas por conta da greve de ônibus. E de modo geral o calor tem deixado todo mundo mais lento e os intervalos estão maiores. Assim, fizemos basicamente um levantamento do que cada grupo já tinha começado a fazer e dei orientações acerca das questões para o questionário de dados quantitativos primários e sobre o trabalho escrito completo que deverá ser entregue na próxima aula. Em algumas turmas consegui também fazer as relações entre o filme “Escritores da Liberdade”, a dinâmica das cadeiras (fatos sociais e tecnologias sociais), a semana do estudante e a importância de se fazer pesquisas em grupo. Essas relações cairão na VG, então reforçarei a seguir para ajudá-los na prova de quarta-feira:

Revisão para a VG 3ºbimestre

A partir do filme “Escritores da Liberdade”, podemos fazer diversas relações com nossa realidade social e nossa escola. No início professora é vista com desconfiança e desagrado tanto por professores quanto pelos alunos, pois tem uma atitude estranha para os padrões culturais/ morais vigentes. Conseguiu realizar os seus projetos com muita dificuldade e empenho dela e de parceiros que foram se unindo à causa. A escola de Ensino Médio dos EUA retratada era cheia de violências, racismo, preconceitos, desinteresse e panelinhas, como ocorre em algum grau nas nossas aqui do Brasil. A união e persistência foram fundamentais para a superação das adversidades. Professoras como a senhora G existem em nossa realidade brasileira, mas como lá, as vezes são minorias lutando contra um sistema massivo de reprodução de ignorâncias e opressões. Isso ocorre porque as pessoas desde pequenas são treinadas mais para a competição individualista excludente e ao etnocentrismo, do que para a solidariedade e a compreensão da alteridade.
A partir do projeto Semana do Estudante, tentamos mudar essa realidade de isolamento e exclusão, com eventos que traziam diversão e descontração mas também consciência, responsabilidade e organização coletivas. Por meio do conselho de classe a escola abriu mais espaço para a voz do estudante, reconhecendo e estimulando sua capacidade de avaliar e intervir positivamente no ambiente escolar. Os professores se abriram ao diálogo em condições um pouco mais horizontais. A comunicação de diferentes sujeitos permite o treino do relativismo, diálogo e união. Projetos como esse implica em dedicação de algum tempo e energia para aprendermos a mediar conflitos e nos unirmos.
Da mesma maneira, projetos de pesquisa também têm suas dificuldades para quem está desacostumado, porém são necessários, pois instrumentalizam para análise aprofundada de nossa realidade, empoderando cidadãos. Estão presentes em nossa vivência escolar, não só porque são fundamentais no ambiente acadêmico superior, mas também para compreendermos mais amplamente os fatos sociais vivenciados cotidianamente. Dados quantitativos secundários ou primários têm muita importância na consideração e definição dos fatos sociais, pois evidenciam o que é geral e, portanto, o que provavelmente tem causas e consequências sociais. Pesquisas sociais são possíveis de serem realizadas efetivamente na escola, mesmo sem a necessidade de utilização de laboratórios. Portanto, aproveitemos o que temos e mãos a obra!
Enfim, relacionando o filme “Escritores da Liberdade”, o projeto da Semana do Estudante e pesquisa social, vemos que a escola existe para muito além do que passar conteúdos necessários à progressão acadêmica. A escola deve atuar na inclusão e treinamento para uma realidade social diversa e mutante. As escolas serão cada vez mais democráticas na medida em que os sujeitos trabalhem por isso. Reconhecer as causas sociais dos problemas e propor intervenções coletivas é fundamental. Atividades interdisciplinares contribuem para a compreensão e organização coletivas. A falta de estudo e envolvimento com a escola é um fato social. Sua análise e intervenção está para além da mera escolha individual, depende do meio em que o indivíduo é criado ou se desenvolve. A Sociologia somente estuda Fatos Sociais, gerais, exteriores e coercitivos. O baixo rendimento escolar é um fato social passível de ser estudado pelas Ciências Sociais. Cada meio social treina diferentes olhares e gostos sobre a realidade. Compreender esta diversidade amplia nossa capacidade de conhecer, dialogar e agir sobre o mundo.


Na próxima aula, além da entrega do trabalho escrito completo do grupo, faremos avaliação oral individual acerca da leitura dos capítulos 3 e 4 do livro de Sociologia, verificando também a capacidade de fazer relações com o tema do grupo. Como a avaliação é com consulta, tragam os livros!
Bons estudos, boa prova e bom trabalho todos!


Abaixo segue roteiro para elaboração do trabalho escrito, que já entreguei em aula e também tem no moodle:

TRABALHO EM GRUPO 3º BIMESTRE : 2,0 (na média) + 1,0 (extra) :

Os objetivos deste trabalho em grupo são: a) treinar a organização coletiva; b) exercitar o relativismo e a compreensão da alteridade; c) apropriar-se das técnicas de pesquisa quantitativas em Ciências Sociais para absorver o conceito de Fatos Sociais; d) aprofundar a compreensão de sua realidade social e possibilitar mais alternativas de intervenção.
Com o intuito de ajudá-los, segue roteiro para a realização da pesquisa e distribuição de tarefas , já com a descrição da pontuação:
 TRABALHO ESCRITO (entregar na aula anterior a da apresentação em uma pasta transparente (0,1), com capa apresentando o título original e os dados institucionais (0,1), itens abaixo respondidos organizados em subtítulos (pontuação indicada em cada item), bibliografia fontes variadas, com data, contexto detalhado (0,1) e anexos contendo todo o material captado e produzido na pesquisa (0,2)):
1)      Por que escolheram este tema? Qual a sua relevância social? Quais eram as principais dúvidas e hipóteses iniciais do grupo? (Introdução - 0,2)
2)      Quais opiniões diversas encontraram acerca deste tema na internet? (trazer um texto diferente para cada integrante do grupo, de modo que teses opostas apareçam) Como podem ponderar, de maneira relativista as divergentes opiniões? (Ponderação de teses diversas 0,2)
3)      Encontre pesquisas na internet com dados quantitativos (números) acerca do tema. Monte, ou traga, gráficos e tabelas (Pesquisa quantitativa de dados secundários - 0,3)
4)      Prepare um questionário e aplique com 100 pessoas acerca do seu tema. Tabule e organize os dados em gráficos e tabelas (Pesquisa quantitativa de dados primários). (0,3)
5)      Que relações podemos traçar entre a apostila e os conceitos deste bimestre e os resultados da pesquisa feita pelo grupo? (Discussão dos resultados a partir do referencial teórico) (0,3)
6) Quais as articulações possíveis entre filmes, outras aulas, eventos da escola e este trabalho?(Articulações com o que aprendemos na escola - 0,2)
5)      O que vocês aprenderam? Conseguiram reconhecer mais detalhes sobre sua própria formação e identidade cultural? Este trabalho influenciará em suas atitudes futuras? (Considerações finais - 0,3)


APRESENTAÇÃO ORAL (10 minutos no máximo):
1) Recursos materiais e simbólicos utilizados para demonstrar com clareza e criatividade os conceitos aprendidos e resultados pesquisados. (exemplos: cartazes ou slides com imagens, desenhos, músicas, poemas, alimentos, indumentárias, teatro, leitura dramática, outros utensílios, etc.) (0,5)
2) Incluir todos no trabalho e demonstrar uma boa distribuição de tarefas e organização coletiva. (0,2)


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