Estudantes
com dedicação,
nessa
semana estava fechando meu anteprojeto para a seleção do doutorado
em Sociologia, pois as inscrições eram até essa quinta. Consegui,
mas tive que pegar abono nesse dia. Na segunda, as aulas também
ficaram prejudicadas por conta da greve de ônibus. E de modo geral o
calor tem deixado todo mundo mais lento e os intervalos estão
maiores. Assim, fizemos basicamente um levantamento do que cada grupo
já tinha começado a fazer e dei orientações acerca das questões
para o questionário de dados quantitativos primários e sobre o
trabalho escrito completo que deverá ser entregue na próxima aula.
Em algumas turmas consegui também fazer as relações entre o filme
“Escritores da Liberdade”, a dinâmica das cadeiras (fatos
sociais e tecnologias sociais), a semana do estudante e a importância
de se fazer pesquisas em grupo. Essas relações cairão na VG, então
reforçarei a seguir para ajudá-los na prova de quarta-feira:
Revisão
para a VG 3ºbimestre
A
partir do filme “Escritores da Liberdade”, podemos
fazer diversas relações com nossa realidade social e nossa escola.
No início professora é vista com desconfiança e desagrado tanto
por professores quanto pelos alunos, pois tem uma atitude estranha
para os padrões culturais/ morais vigentes. Conseguiu realizar os
seus projetos com muita dificuldade e empenho dela e de parceiros que
foram se unindo à causa. A escola de Ensino Médio dos EUA
retratada era cheia de violências, racismo, preconceitos,
desinteresse e panelinhas, como ocorre em algum grau nas nossas aqui
do Brasil. A união e persistência foram fundamentais para a
superação das adversidades. Professoras como a senhora G existem em
nossa realidade brasileira, mas como lá, as vezes são minorias
lutando contra um sistema massivo de reprodução de ignorâncias e
opressões. Isso ocorre porque as pessoas desde pequenas são
treinadas mais para a competição individualista excludente e ao
etnocentrismo, do que para a solidariedade e a compreensão da
alteridade.
A partir do projeto Semana do Estudante, tentamos mudar essa
realidade de isolamento e exclusão, com eventos que traziam diversão
e descontração mas também consciência, responsabilidade e
organização coletivas. Por meio do conselho de classe a escola
abriu mais espaço para a voz do estudante, reconhecendo e
estimulando sua capacidade de avaliar e intervir positivamente no
ambiente escolar. Os professores se abriram ao diálogo em condições
um pouco mais horizontais. A comunicação de diferentes sujeitos
permite o treino do relativismo, diálogo e união. Projetos como
esse implica em dedicação de algum tempo e energia para aprendermos
a mediar conflitos e nos unirmos.
Da
mesma maneira, projetos de pesquisa também têm suas
dificuldades para quem está desacostumado, porém são necessários,
pois instrumentalizam para análise aprofundada de nossa realidade,
empoderando cidadãos. Estão
presentes em nossa vivência escolar, não só porque são
fundamentais no ambiente acadêmico superior, mas também para
compreendermos mais amplamente os fatos sociais vivenciados
cotidianamente. Dados quantitativos secundários ou primários têm
muita importância na consideração e definição dos fatos sociais,
pois evidenciam o que é geral e, portanto, o que provavelmente tem
causas e consequências sociais. Pesquisas sociais são possíveis de
serem realizadas efetivamente na escola, mesmo sem a necessidade de
utilização de laboratórios. Portanto, aproveitemos o que temos e
mãos a obra!
Enfim, relacionando o filme “Escritores da Liberdade”, o projeto
da Semana do Estudante e pesquisa social, vemos que a escola existe
para muito além do que passar conteúdos necessários à progressão
acadêmica. A escola deve atuar na inclusão e treinamento para uma
realidade social diversa e mutante. As escolas serão cada vez mais
democráticas na medida em que os sujeitos trabalhem por isso.
Reconhecer as causas sociais dos problemas e propor
intervenções coletivas é fundamental. Atividades
interdisciplinares contribuem para a compreensão e organização
coletivas. A falta de estudo e envolvimento com a escola é um fato
social. Sua análise e intervenção está para além da mera
escolha individual, depende do meio em que o indivíduo é criado ou
se desenvolve. A Sociologia somente estuda Fatos Sociais, gerais,
exteriores e coercitivos. O baixo rendimento escolar é um fato
social passível de ser estudado pelas Ciências Sociais. Cada meio
social treina diferentes olhares e gostos sobre a realidade.
Compreender esta diversidade amplia nossa capacidade de conhecer,
dialogar e agir sobre o mundo.
Na
próxima aula, além da entrega do trabalho escrito completo do
grupo, faremos avaliação oral individual acerca da leitura dos
capítulos 3 e 4 do livro de Sociologia, verificando também a
capacidade de fazer relações
com o tema do grupo. Como a avaliação é com consulta, tragam os
livros!
Bons
estudos, boa prova e bom trabalho todos!
Abaixo
segue roteiro para elaboração do trabalho escrito, que já
entreguei em aula e também tem no moodle:
TRABALHO EM GRUPO
3º BIMESTRE : 2,0 (na média) + 1,0 (extra) :
Com o intuito de ajudá-los, segue roteiro para a
realização da pesquisa e distribuição de tarefas , já com a
descrição da pontuação:
TRABALHO ESCRITO (entregar na
aula anterior a da apresentação em uma pasta transparente
(0,1), com capa apresentando o título original e os dados
institucionais (0,1), itens abaixo respondidos organizados em
subtítulos (pontuação indicada em cada item), bibliografia
fontes variadas, com data, contexto detalhado (0,1) e anexos
contendo todo o material captado e produzido na pesquisa (0,2)):
1)
Por
que escolheram este tema? Qual a sua relevância
social? Quais eram as principais dúvidas e hipóteses iniciais do
grupo? (Introdução - 0,2)
2)
Quais opiniões diversas
encontraram acerca deste tema na internet? (trazer um texto diferente
para cada integrante do grupo, de
modo que teses opostas apareçam)
Como podem ponderar, de
maneira relativista as divergentes opiniões? (Ponderação
de teses diversas 0,2)
3)
Encontre pesquisas na
internet com dados
quantitativos
(números) acerca do tema. Monte, ou traga, gráficos e tabelas
(Pesquisa quantitativa
de dados secundários
- 0,3)
4)
Prepare um questionário e
aplique com 100 pessoas acerca do seu tema. Tabule e organize os
dados em gráficos e tabelas (Pesquisa
quantitativa de dados
primários).
(0,3)
5)
Que relações podemos traçar entre a apostila e os
conceitos deste bimestre e os resultados da pesquisa feita pelo
grupo? (Discussão dos resultados a partir do referencial teórico)
(0,3)
6)
Quais as articulações possíveis entre filmes, outras aulas,
eventos da escola e este trabalho?(Articulações com o que
aprendemos na escola - 0,2)
5)
O que vocês aprenderam?
Conseguiram reconhecer
mais detalhes sobre
sua própria formação e
identidade cultural?
Este trabalho influenciará em suas atitudes futuras? (Considerações
finais - 0,3)
APRESENTAÇÃO
ORAL
(10 minutos no máximo):
1)
Recursos materiais e simbólicos utilizados para
demonstrar com clareza e criatividade os conceitos
aprendidos e resultados pesquisados. (exemplos:
cartazes ou slides com imagens, desenhos, músicas, poemas,
alimentos, indumentárias, teatro, leitura dramática, outros
utensílios, etc.) (0,5)
2) Incluir
todos no trabalho e demonstrar uma boa distribuição de tarefas e
organização coletiva. (0,2)
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