Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



domingo, 17 de julho de 2016

Revisão escrita para a VE somente se houver perguntas

Amores,

neste lindo domingo de sol estou desmotivada para fazer uma longa revisão para a VE, principalmente considerando que já fiz ao longo dessa semana. Em algumas turmas dei aulas expositivas, em outras fiz estudo dirigido, mas nas que deu mais certo eu somente respondia as perguntas acerca das palavras colocadas na postagem anterior. Com essa dinâmica todos se envolveram pois vários estudantes conseguiam responder antes de mim para seus colegas. Então achei melhor repetir o caso de sucesso: até o dia 20/7, que será a minha prova, olharei este blog para ver se tem alguma questão e responderei a todos. Também há a possibilidade de perguntar aos pibidianos (que já fizeram revisão de tarde para os terceiros anos) e agora farão mais uma nesta segunda feira (18/7) para os segundos anos de 14h às 16h no auditório externo. Além disso, qualquer dúvida sobre o dia cultural, piquenique com ex-alunos,  teatro, oficinas, torneios, vídeo da turma, festa das nações, podem postar aqui e eu responderei.
No mais, bom domingo e boa semana de estudos, articulações e diversões para vocês.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é/quem foi:
      -Florestan Fernandes
      -Pinochet e sua influência para esse bimestre
      -dialética
      -dialética marxista
      -horizontalidade
      -Paulo Freire e seu método

      Excluir
    2. Querida Maciele e demais estudantes, infelizmente tive problemas esta semana e não consegui responder em tempo suas perguntas. Mas como o ensino-aprendizagem é um processo contínuo que não se esgota em uma prova ou bimestre, responderei suas dúvidas de maneira articulada, o que poderá ajudar na redação final a ser apresentada na primeira aula do 3ºbimestre. Sinto muitíssimo de qualquer forma!
      Florestan Fernandes foi um grande Sociólogo Brasileiro do séc. XX, que ingressou no ensino formal já adulto porque teve de trabalhar cedo para ajudar sua família. Paulo Freire teve uma história parecida em período semelhante, mas não se tornou sociólogo e sim um ícone da pedagogia. Ambos pesquisaram e escreveram buscando empoderar as minorias excluídas ou oprimidas pelo sistema hegemônico. A dialética marxista está na base da formação dos dois e entendem que os conflitos e contradições devem ser evidenciados e problematizados. O método educacional proposto por Paulo Freire inclusive é calcado por problematizações e diálogos horizontais, ou seja partindo do conhecimento trazido pelo educando, como entes iguais na troca e construção do conhecimento coletivo. Assim, esses autores lutaram e contribuíram para a ampliação da democracia em nosso país, ao contrario do Pinochet, que foi um ícone da ditadura latino americana, como visto no filme "NO" exibido nesse bimestre.
      Continuo à disposição para responder outras dúvidas e questionamento.
      Obrigada por perguntar.

      Excluir