Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



segunda-feira, 18 de abril de 2016

Paciência revolucionária

Estudantes felizes,
aprendo com vocês a cada semana, por isso gosto tanto de ser professora. Comecei a semana bastante estressada e irritadiça. Tenho muita iniciativa e gosto de estimulá-los ao máximo. Sou responsável e animada. Porém, ao me envolver com muitos projetos, minha ansiedade aumenta proporcionalmente à escassez de tempo. Além disso, absorvo os problemas, crises, pesares alheios. Sinto que desperdiço muita energia porque levo as coisas com mais peso do que precisam. Preciso aprender a dividir mais as tarefas com os meus pares e aceitar com mais leveza a morosidade dos processos, além das limitações minhas e dos outros. Minha voz começou a dar os primeiros sinais de adoecimento. Se eu não cuidar, perco a voz, como aconteceu nos primeiros anos que comecei a dar aulas. 

Nessa semana estávamos discutindo a partir da leitura do livro paradidático: “Capitalismo para principiantes” do Carlos Novaes. Como sempre a maioria dos alunos não leu e, por isso, não trouxeram questões preparadas para dinamizar o debate. Teve turma que ninguém tinha lido, mas normalmente em cada uma, pelo menos duas pessoas salvaram minha docência e contribuíram de maneira fundamentada ao debate. Se mais estudantes lerem, teremos debates melhores e aulas mais dinâmicas onde eu precise falar menos. 90% da VE será baseada na leitura do livro. Mesmo sendo de consulta, vocês não terão tempo para ler tudo na hora. Por isso, leiam e anotem o que estão entendendo. Se tiverem dúvidas podem sanar esta semana comigo, ou na outra com os pibidianos.

Gostei muito da abertura das oficinas de temáticas escolhidas por vocês. Achei as turmas de quarta bastante educadas e envolvidas. Os pibidianos conseguiram levar o debate sem dificuldades. Espero que continue evoluindo nesta linha. Ainda tem vagas para quem se interessar. Aqueles que já participam se fizerem relatórios dos encontros poderão ganhar décimos extras ainda para este bimestre, se entregarem aos pibidianos antes da VE (lembrando que é opcional, não interferindo na pontuação da oficina). 

Mantenham-se proativos, sujeitos do processo de vocês!



Nenhum comentário:

Postar um comentário