Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



domingo, 3 de abril de 2016

Filmes, oficinas e exposição CCBB

Boa noite,

essa semana foi bem cheia para mim... Adoro organizar eventos e oficinas, mas isso dá um trabalho e uma tensão que me deixa exaurida. Fazer autorização, avisar na rádio, entregar nos intervalos, ligar várias vezes para as pessoas da organização, estar na escola por longos períodos, ser questionada inúmeras vezes, se responsabilizar por horários, pessoas e patrimônio é desgastante, mas o resultado vale a pena.

Na terça e quarta fechamos a inserção dos pibidianos em nossa escola. Dois irão atuar pela manhã (Mariana e Gabriel) e três de tarde (Fabiana, George e Lígia). Ainda teremos três estagiários voluntários que estão regularizando sua situação junto à UnB e à Secretaria de Educação. Ficou acertado que, a partir do dia 11/4, iniciaremos oficinas de debates com temáticas escolhidas pelos estudantes no contra-turno. Cada turma poderá ter no máximo 30 alunos matriculados, que poderão ganhar até 1,0 extra, de acordo com a sua presença e postura nos encontros (total de 10). Comecei as matrículas nessa quinta e terminarei na próxima quarta, os interessados podem me procurar ao final de cada aula e se inscrever no horário desejado, de acordo com o esquema descrito abaixo;

2º ANO:
turma 1 : SEGUNDAS de 14h50 às 16h20
turma 2: QUARTAS de 13h05 às 14h30

TURMA MISTA (2º e 3º anos): QUARTAS de 16h30 às 18h05

3º ANO:
turma 1: SEGUNDAS de 13h05 às 14h30
turma 2: QUARTAS de 14h50 às 16h20

A ideia das oficinas é utilizar os conceitos sociológicos, trabalhados nas aulas regulares, para ampliar a compreensão dos temas que interessam aos jovens. É também uma estratégia de recuperação contínua. No primeiro encontro serão escolhidos 4 temas para debate. Cada um será discutido e analisado em duas sessões (duas semanas). No último encontro os pibidianos farão uma avaliação coletiva do processo e levantarão sugestões para as próximas oficinas do bimestre seguinte.

Na quarta, enquanto organizava o plano de ação com os pibidianos, foi exibido a segunda sessão do filme " Revolução em Dagenham" prometida anteriormente. Somente 13 estudantes compareceram, mas considerei proveitoso pela postura atenta deles. Ainda estarei aceitando na aula desta semana leitura oral dos relatórios desse filme, assim como as filmagens de quem viu em casa com colegas. As próximas sessões de cinema serão no auditório externo com capacidade para mais de 200 pessoas. Dia 9/4 (próximo sábado) faremos uma como antecipação do dia 22/4 (recesso). A equipe de Humana passará o filme "Que horas ela volta"e debateremos logo após.

Na sexta, de noite fomos ao CCBB ver a exposição " ComCiência". Apesar de rápida foi muito proveitosa, pois os estudantes estavam atentos e participativos às explicação dos monitores. O PAS/UnB tem exigido muito conteúdo de artes visuais, então visitas orientadas como essa ajudam bastante nas provas que irão fazer. Em nossa próxima aula, os relatos dessa visitação (feita conosco ou por conta própria) terão espaço para reflexão também.

Nas aulas regulares dessa semana, vimos os filmes: Tempos Modernos , Ilha das Flores (presente no moodle do segundo ano), A Revolução Industrial na Inglaterra (passado/ cobrado também pelo professor Aurélio aos segundos anos) e Holismo (somente para os terceiros anos). Em algumas turmas comentamos um pouco e foi muito bom, pois via o interesse e entendimento nos olhos do pessoal. Em outras, só passei os filmes, por conta da grande quantidade de cadernos para eu corrigir, o que ficou sacal a ponto de vários dormirem ou se dispersarem. Em poucas, não consegui nem exibir todos os filmes, o que farei na próxima relacionando com os textos da VG (que já estão disponibilizados no moodle). As turmas tem ritmos e dinâmicas diferentes, assim como eu não sou a mesma em cada momento, então vamos ajustando na medida do possível e o que ficar em falta complementamos com o blog, o moodle, as oficinas e em questionamentos nos intervalos/ pós aula. Percebo muitos alunos ansiosos, agitados e até agressivos, principalmente aqueles novatos comigo, Porém, acreditem: tudo vai se ajeitar! Vamos desenvolver um bom diálogo e ótimas ações em nossa escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário