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dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



sábado, 9 de abril de 2016

Conflitos, VG, Câmara Ligada, aulão de humanas

Colegas de aprendizagem,


Comecei a semana muito mexida emocionalmente por conta dos conflitos explicitados no grupo da escola no facebook. Não cheguei a ler todas as postagens, mas algumas me orgulharam, outras me entristeceram profundamente. Fiquei satisfeita de ver os estudantes lendo, escrevendo e fundamentando suas posições. Também acho bonito o engajamento em causas sociais e de apoio a colegas, o problema é como isso é feito. Alguns conseguiram se posicionar com argumentos bem articulados sem prejudicar ninguém pessoalmente. Outros, infelizmente não têm a mesma condição e acabam violentando mais do que defendendo pessoas. E ainda tem aqueles que só querem ver o “barraco” e a “pancadaria”, piorando muito o quadro. As questões tratadas eram muito sérias e delicadas, tendo quase terminado em tragédia. Enquanto professora me senti responsável. Percebo que enquanto coletivo todos nós falhamos em algum ponto, por isso os pais tiraram seus filhos da escola. Acho que os estudantes envolvidos precisavam de um apoio e orientação maior, mas infelizmente não foi dado a contento até aquele momento. Por isso, conversei com docentes e discentes não só da escola, como da UnB, para traçarmos estratégias coletivas que evitem situações como essas ou até piores. A princípio estamos pensando em duas ações: roda de conversa entre mulheres no segundo intervalo matutino da sexta-feira com o apoio da pibidiana Mariana (ativista do movimento feminista); fórum de debate envolvendo todas as turmas e professores da escola, com convidados externos especialistas nas questões de gênero, sexualidade, adolescência e mediação de conflitos. A primeira ação poderemos começar já nesta semana, desde que haja interesse das meninas. O fórum seria no segundo ou terceiro bimestre, pois exige uma organização e acúmulo maior de discussão dos temas. Depois de entender e canalizar minhas angústias até consegui levar minhas aulas e acabar bem a semana. Segue as atividades realizadas com minhas elaborações:

As aulas dessa semana não foram tranquilas como eu esperava. Distribui os textos da VG (já postados no moodle), um para cada grupo ler e relacionar com textos, filmes, exposição, aulas vistos neste bimestre. Em algumas turmas as relações aconteceram muito bem, com pessoas atentas e participativas. Em outras a maioria nem leu os textos, ficaram conversando, dispersos, a ponto de eu ter que brigar (o que eu detesto!). Isso me motivou a escrever um resumo das regras gerais em sala de aula e das avaliações que disponibilizei no moodle. Assim, diminui a chance de termos conflitos por conta do “eu não sabia” ou “você não disse que era para fazer”. No entanto, se não houver comprometimento diário e proatividade de todos, a aula não renderá como poderia.

Na sexta fomos à Câmara Ligada. Foram 54 estudantes da nossa escola, o que levou à superlotação da TV Câmara e à falta de lanche. Mas valeu a pena! A Helen Oléria foi maravilhosa, tanto as músicas como o seu carisma e posicionamento político! A discussão central era em torno de crise econômica e o acesso dos jovens ao mercado de trabalho. O programa passou informações acerca das crises recorrentes no Brasil, dados do IPEA, nova lei para empresas júniores nas universidades, empreendedorismo e protagonismo juvenil. Só não aprofundou muito sobre as causas desta crise atual, talvez porque o tempo era curto e outras perguntas mais voltadas à Helen tiveram mais foco. O programa será transmitido nos seguintes dias e horários:
Domingo 10/4 (amanhã), 17 e 24 de abril, sempre às 21h30 na TV Câmara.
Também poderá ser acessados pelos links:
Façam seus comentários no seu caderno ou portfólio.


Neste sábado vimos o filme “Que horas ela volta?”. Somente 26 estudantes compareceram (acho que falhamos na comunicação), então acabamos exibindo no miniauditório. O filme é fantástico! Foi a terceira vez que assistir e cada vez percebo mais detalhes e traço novas relações. Na primeira vez fiquei tensa, pensando nas inúmeras coisas que podiam dar errado. Nas outras foi muito mais divertido. Ele me lembra contos da Clarice Lispector e do Machado de Assis: um humor fino acerca do cotidiano e das contradições sociais. Mas também traz um elemento de renovação de nossa época, onde jovens, não tendo cristalizado os padrões sociais discriminatórios, abrem possibilidades para uma sociedade melhor, mais justa. Adorei do debate final, onde diversos temas foram analisados, tais como: diálogo, amor, família, vínculo, responsabilidade, justiça, reprodução e transformação social, gênero. Coloquei um roteiro de questões no moodle para serem respondidas. Valerá também para Geografia, então para mim faça somente uma redação contendo todas as respostas. A professora Andreia e o professor Rubens também fizeram fichas de análise do filme.

Enfim, foi uma semana cheia! Sinto que evolui mais um pouco como mulher, professora e cidadã. Espero que a próxima também seja produtiva, porém mais leve emocionalmente. Pretendo ter uma cada vez postura mais tranquila, amorosa e sábia. Desejo o mesmo para vocês.

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