Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



sábado, 11 de maio de 2013

Palestra drogas e orientações para semana da vida


Queridos,

iniciarei meu relatório crítico semanal analisando as atividades extraclasse da segunda (palestra) e terça (teatro). Elas me inquietaram muito e não tivemos tempo de discuti-las, por conta da preparação  para a semana da vida. Mas cobrarei a análise de vocês na próxima aula, junto com outros exercícios que listarei ao final desta postagem.  Aqueles que não assistiram  podem usar o texto a seguir como base para os seus.

Gosto sempre de começar com os pontos positivos, mesmo quando não gostei muito dos resultados. Saber valorizar o que é há de bom ajuda a construirmos uma vivência melhor.

Considero valoroso pessoas que se organizam em  grupo para  melhorar a sociedade fazendo o que acreditam. Além disso, penso que o palestrante  acertou  quando procuraram reforçar o vínculo positivo com a mãe e os professores. Pessoas vinculadas positivamente a outros que lhes querem bem e ajustados socialmente, ficam em menor risco de anomia ou marginalização. Reconheço também que a linguagem utilizada foi atrativa à maioria dos estudantes e inequívoca quanto aos riscos que adolescentes inconsequentes correm na atualidade.

Por outro lado, vi vários problemas no discurso apresentado. Em primeiro lugar, quando o grupo trouxe a proposta para a escola disse-nos tratar de um trabalho sobre drogas e responsabilidade estudantil. Acontece que eles trataram de muitas temáticas polêmicas e delicadas, sem o devido aprofundamento e cuidado. Por exemplo,  a questão da sexualidade humana foi exposta de forma simplista e preconceituosa, reduzida a doenças e aborto. A mulher foi destratada com piadinhas grosseiras, naturalizando o preconceito de gênero, a violência, o desrespeito e a total responsabilidade feminina sobre a gravidez e o aborto. A opressão sexual e a tortura dentro do CAJE foi colocada sem questionamento, como se isso fosse algo inevitável e portanto aceitável.  As falas , sérias ou jocosas, reproduzem valores opressores tais como: "quem não é virgem anda de pernas abertas", "cagoete (dedo duro) vai ser torturado e morto", "menina que não sabe fechar as pernas será usada e largada",  "quando a menina diz não, é porque tá querendo", "mulher gosta de homem grosseiro e violento". Essas ideologias estão presentes no cotidiano de muitos jovens, atrapalhando relações autênticas e saudáveis. Essas máximas são legados culturais de dominação milenar e precisam ser questionadas, entendidas, desmistificadas e abolidas, para que tenhamos realmente vivências mais justas, democráticas e cidadãs.

Assim, por mais que a intenção tenha sido alertar o estudantes para os riscos que correm e estimular ações mais responsáveis,  creio que teve efeitos colaterais não medidos. Isso ocorre por falta de pesquisa e elaboração aprofundada acerca dos variados temas abordados. Não basta termos boas intenções e atitude para implementar nossas ideias. Precisamos nos capacitar melhor, compreendendo a complexidade social dos problemas e atores envolvidos. Para tanto, é necessário estar aberto à alteridade, à escuta do outro, do diverso, ser sensível a dor e experiência alheia, transcendendo nossa condição pontual e relativa. Estou aberta a questionamentos da minha posição. Espero poder fazer este debate em nosso próximo encontro.

Bom, nessas duas semanas não escrevi no fórum de notícias de cada série do moodle, pois basicamente fizemos as redações em grupo (disponíveis no curso de cada série), lemos e avaliamos algumas e dei orientações para a semana da vida. Não houve muita variação de aulas por série. Então colocarei nesta postagem o cronograma e exercícios para todos.

ROTEIRO ORGANIZAÇÃO PARA O CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO

DESCRIÇÃO DO EVENTO: Na próxima semana estaremos fazendo conselho de classe participativo em cada turma, com todos os professores, direção, coordenação, SOE e também contaremos com a presença dos pais. O conselho será de 45minutos aproximadamente para cada turma, seguindo o roteiro abaixo:

·         1min: Abertura da direção – orientações e objetivos do evento (entregue por escrito)
·         10 min: Apresentação do painel da turma com: 1) gráfico comparativo % aprovação da turma diversas disciplinas; 2) Pesquisa qualitativa
·         6 a 8 min: um professor de cada área comentará a apresentação, destacando questões sobre a turma e elogiando alguns estudantes.
·         10 a 15min: Pais e estudantes falam e dão sugestões de ação e acordos coletivos;
·         6 a 8 min: um professor de cada área comenta as sugestões e dá rumos ao acordo;
·         3 a 5 min: A direção, coordenação e SOE da encaminhamento às sugestões finalizando.

CALENDÁRIO: (Vanessa e Regina disponibilizarão grade horária completa no mural)

SEGUNDA: Início torneios desportivos. Preparação painel/ pesquisa por turma. Debate maioridade penal.
TERÇA : Conselhos 3 anos . Filmes para os 1 e 2 anos. Montagem painéis turmas.
QUARTA: Conselhos 2 anos. Montagem de painéis. Filmes 3 ano e 1 ano.
QUINTA : Conselhos turmas de 1 ano. Filmes para 2 e 3 anos. Oficina PIBID (com Andreia)
SEXTA : Final dos torneios. Entrega de boletins

OBJETIVOS: A educação de massa ampliou bastante o acesso à educação formal, no entanto precisamos melhorar a qualidade do ensino. Isso só ocorrerá com a participação de todos de maneira articulada. Todos almejamos um fim comum: a educação pública de qualidade. Portanto, temos de trabalhar juntos. A melhor maneira de fazermos isso é, a partir do diálogo, traçarmos metas, ações e acordos coletivos. É nesse sentido que foi construída a proposta do conselho de classe participativo. Será um momento de analisarmos as causas e conseqüências dos problemas enfrentados na escola e propormos soluções coletivas. Como o tempo do evento é pequeno para tão ambicioso objetivo, teremos de nos ater às questões pertinentes a todos. Problemas individuais de alunos, pais e professores serão tratados posteriormente nos fóruns adequados, devidamente agendados pela direção, coordenação ou SOE. Contamos com a colaboração de todos para avançarmos na construção de um Brasil mais responsável e democrático.

PAINEL/PESQUISA DA TURMA:


  • PESQUISA QUALITATIVA: Os 10 estudantes (5 que tem mais notas em Sociologia e os 5 que precisam de mais nota) NÃO participarão do painel. Apenas apresentarão a análise na pesquisa em 3min e me entregarão o material escrito.

  • GRUPO ORGANIZADOR (2 a 4 componentes): terá de fazer uma lista na ordem dos números da chamada indicando o que cada irá fazer, cobrar, estimular e avaliar pontuando individualmente. Arrecadará dinheiro para o material de confecção do painel (papel, cola, tesoura, fita crepe etc).

  • GRUPO DO GRÁFICO: fará o cálculo da % de aprovação/recuperação da turma em cada disciplina (em torres). Fará o gráfico de torres comparativo das disciplinas na seguinte ordem: SOC, HIST, GEO, FIL, BIO, QUI, FIS, MAT, PORT, ING, ESP, ART, EF.

  • EQUIPE DE REDAÇÃO: fará as dissertações sobre: causas, consequências e possíveis soluções coletivas para os fatos sociais (positivos e negativos) identificados no 1 bimestre. Deverá analisar o gráfico.

  • DEMAIS ESTUDANTES:. Buscarão imagens, reportagens, frases, poemas, farão desenhos, ajudarão na montagem do painel e na ampliação do gráfico, contribuirão com sugestões para a redação, etc.

  • APRESENTAÇÃO: Será no início do conselho participativo. 7min para o painel (4 estudantes apresentam, um de cada equipe). 3 min para a pesquisa qualitativa (até 2 estudantes)


EXERCÍCIOS A SEREM COBRADOS NA AULA SEGUINTE A SEMANA DA VIDA:


  • Exercício de justificativa das alternativas falsas da prova com exemplos (NÃO COPIAR). Para as questões que você errou, também deverá reescrever as alternativas verdadeiras;
  • Relatório crítico da palestra/ teatro grupo esperança;
  • Relatório crítico do conselho participativo;
  • Relatório crítico semana da vida dando ênfase no debate da maioridade penal;
  • Redação em grupo 2 bimestre (moodle) só para os que não fizeram ainda.
  • Exercício do filme de Sociologia da sua série (ver roteiro no moodle):
- 1 ANO: UM CONTO CHINÊS
- 2 ANO: CAPITALISMO UMA HISTÓRIA DE AMOR
- 3 ANO: ERIN BROCOVICH - UMA MULHER DE TALENTO



Nenhum comentário:

Postar um comentário