Queridos,
iniciarei meu relatório crítico semanal analisando as
atividades extraclasse da segunda (palestra) e terça (teatro). Elas me
inquietaram muito e não tivemos tempo de discuti-las, por conta da
preparação para a semana da vida. Mas cobrarei
a análise de vocês na próxima aula, junto com outros exercícios que listarei ao
final desta postagem. Aqueles que não
assistiram podem usar o texto a seguir
como base para os seus.
Gosto sempre de começar com os pontos positivos, mesmo
quando não gostei muito dos resultados. Saber valorizar o que é há de bom ajuda
a construirmos uma vivência melhor.
Considero valoroso pessoas que se organizam em grupo para melhorar a sociedade fazendo o que acreditam.
Além disso, penso que o palestrante
acertou quando procuraram
reforçar o vínculo positivo com a mãe e os professores. Pessoas vinculadas positivamente
a outros que lhes querem bem e ajustados socialmente, ficam em menor risco de
anomia ou marginalização. Reconheço também que a linguagem utilizada foi
atrativa à maioria dos estudantes e inequívoca quanto aos riscos que adolescentes
inconsequentes correm na atualidade.
Por outro lado, vi vários problemas no discurso apresentado.
Em primeiro lugar, quando o grupo trouxe a proposta para a escola disse-nos tratar
de um trabalho sobre drogas e responsabilidade estudantil. Acontece que eles
trataram de muitas temáticas polêmicas e delicadas, sem o devido aprofundamento
e cuidado. Por exemplo, a questão da
sexualidade humana foi exposta de forma simplista e preconceituosa, reduzida a
doenças e aborto. A mulher foi destratada com piadinhas grosseiras,
naturalizando o preconceito de gênero, a violência, o desrespeito e a total
responsabilidade feminina sobre a gravidez e o aborto. A opressão sexual e a
tortura dentro do CAJE foi colocada sem questionamento, como se isso fosse algo
inevitável e portanto aceitável. As
falas , sérias ou jocosas, reproduzem valores opressores tais como: "quem
não é virgem anda de pernas abertas", "cagoete (dedo duro) vai ser
torturado e morto", "menina que não sabe fechar as pernas será usada
e largada", "quando a menina
diz não, é porque tá querendo", "mulher gosta de homem grosseiro e
violento". Essas ideologias estão presentes no cotidiano de muitos jovens,
atrapalhando relações autênticas e saudáveis. Essas máximas são legados
culturais de dominação milenar e precisam ser questionadas, entendidas,
desmistificadas e abolidas, para que tenhamos realmente vivências mais justas,
democráticas e cidadãs.
Assim, por mais que a intenção tenha sido alertar o
estudantes para os riscos que correm e estimular ações mais responsáveis, creio que teve efeitos colaterais não medidos.
Isso ocorre por falta de pesquisa e elaboração aprofundada acerca dos variados
temas abordados. Não basta termos boas intenções e atitude para implementar
nossas ideias. Precisamos nos capacitar melhor, compreendendo a complexidade
social dos problemas e atores envolvidos. Para tanto, é necessário estar aberto
à alteridade, à escuta do outro, do diverso, ser sensível a dor e experiência
alheia, transcendendo nossa condição pontual e relativa. Estou aberta a
questionamentos da minha posição. Espero poder fazer este debate em nosso
próximo encontro.
Bom, nessas duas semanas não escrevi no fórum de notícias de
cada série do moodle, pois basicamente fizemos as redações em grupo
(disponíveis no curso de cada série), lemos e avaliamos algumas e dei
orientações para a semana da vida. Não houve muita variação de aulas por série.
Então colocarei nesta postagem o cronograma e exercícios para todos.
ROTEIRO ORGANIZAÇÃO PARA O
CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO
DESCRIÇÃO DO EVENTO: Na próxima
semana estaremos fazendo conselho de classe participativo em cada turma, com
todos os professores, direção, coordenação, SOE e também contaremos com a
presença dos pais. O conselho será de 45minutos aproximadamente para cada
turma, seguindo o roteiro abaixo:
·
1min: Abertura da direção – orientações e
objetivos do evento (entregue por escrito)
·
10 min: Apresentação do painel da turma com: 1)
gráfico comparativo % aprovação da turma diversas disciplinas; 2) Pesquisa
qualitativa
·
6
a 8 min: um professor de cada área comentará a
apresentação, destacando questões sobre a turma e elogiando alguns estudantes.
·
10
a 15min: Pais e estudantes falam e dão sugestões de ação
e acordos coletivos;
·
6
a 8 min: um professor de cada área comenta as sugestões
e dá rumos ao acordo;
·
3
a 5 min: A direção, coordenação e SOE da encaminhamento
às sugestões finalizando.
CALENDÁRIO: (Vanessa e Regina disponibilizarão
grade horária completa no mural)
SEGUNDA: Início torneios
desportivos. Preparação painel/ pesquisa por turma. Debate maioridade penal.
TERÇA : Conselhos 3 anos . Filmes
para os 1 e 2 anos. Montagem painéis turmas.
QUARTA: Conselhos 2 anos. Montagem
de painéis. Filmes 3 ano e 1 ano.
QUINTA : Conselhos turmas de 1 ano.
Filmes para 2 e 3 anos. Oficina PIBID (com Andreia)
SEXTA : Final dos torneios.
Entrega de boletins
OBJETIVOS: A educação de massa
ampliou bastante o acesso à educação formal, no entanto precisamos melhorar a
qualidade do ensino. Isso só ocorrerá com a participação de todos de maneira
articulada. Todos almejamos um fim comum: a educação pública de qualidade.
Portanto, temos de trabalhar juntos. A melhor maneira de fazermos isso é, a
partir do diálogo, traçarmos metas, ações e acordos coletivos. É nesse sentido
que foi construída a proposta do conselho de classe participativo. Será um
momento de analisarmos as causas e conseqüências dos problemas enfrentados na
escola e propormos soluções coletivas. Como o tempo do evento é pequeno
para tão ambicioso objetivo, teremos de nos ater às questões pertinentes a
todos. Problemas individuais de alunos, pais e professores serão tratados
posteriormente nos fóruns adequados, devidamente agendados pela direção,
coordenação ou SOE. Contamos com a colaboração de todos para avançarmos na
construção de um Brasil mais responsável e democrático.
PAINEL/PESQUISA DA TURMA:
- PESQUISA
QUALITATIVA: Os 10 estudantes (5 que tem mais notas em Sociologia e os 5
que precisam de mais nota) NÃO participarão do painel. Apenas apresentarão
a análise na pesquisa em 3min e me entregarão o material escrito.
- GRUPO
ORGANIZADOR (2 a 4 componentes): terá de fazer uma lista na ordem dos
números da chamada indicando o que cada irá fazer, cobrar, estimular e
avaliar pontuando individualmente. Arrecadará dinheiro para o material de
confecção do painel (papel, cola, tesoura, fita crepe etc).
- GRUPO DO
GRÁFICO: fará o cálculo da % de aprovação/recuperação da turma em cada disciplina
(em torres). Fará o gráfico de torres comparativo das disciplinas na seguinte
ordem: SOC, HIST, GEO, FIL, BIO, QUI, FIS, MAT, PORT, ING, ESP, ART, EF.
- EQUIPE DE
REDAÇÃO: fará as dissertações sobre: causas, consequências e possíveis
soluções coletivas para os fatos sociais (positivos e negativos)
identificados no 1 bimestre. Deverá analisar o gráfico.
- DEMAIS ESTUDANTES:.
Buscarão imagens, reportagens, frases, poemas, farão desenhos, ajudarão na
montagem do painel e na ampliação do gráfico, contribuirão com sugestões
para a redação, etc.
- APRESENTAÇÃO:
Será no início do conselho participativo. 7min para o painel (4 estudantes
apresentam, um de cada equipe). 3 min para a pesquisa qualitativa (até 2
estudantes)
EXERCÍCIOS A SEREM COBRADOS NA AULA SEGUINTE A SEMANA DA VIDA:
- Exercício de justificativa das
alternativas falsas da prova com exemplos (NÃO COPIAR). Para as questões
que você errou, também deverá reescrever as alternativas verdadeiras;
- Relatório crítico da palestra/ teatro
grupo esperança;
- Relatório crítico do conselho
participativo;
- Relatório crítico semana da vida dando
ênfase no debate da maioridade penal;
- Redação em grupo 2 bimestre (moodle)
só para os que não fizeram ainda.
- Exercício do filme de Sociologia da
sua série (ver roteiro no moodle):
- 1 ANO: UM CONTO CHINÊS
- 2 ANO: CAPITALISMO UMA HISTÓRIA DE AMOR
- 3 ANO: ERIN BROCOVICH - UMA MULHER DE
TALENTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário