Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



sexta-feira, 17 de maio de 2013

Análise semana da vida


Queridos,

nessa semana novamente não escrevi nos fóruns de notícias do moodle, pois a semana da vida foi igual para todas as séries. Apenas farei análises acercas das atividades realizadas e informarei ao final o que será cobrado de todos nas próximas aulas.

Bom, a semana começou com o torneio feminino de vôlei que fiquei feliz em apitar os primeiros jogos. A princípio estava receosa de errar e ser desrespeitada, mas, mesmo tendo momentos acirrados, tudo correu bem, com alegria, sol, torcida e apoio. Logo depois ajudei a mediar o debate sobre a redução da maioridade penal. O evento era obrigatório para os 3 e 2 anos e optativo para os 1 anos. As debatedoras do INESC trouxeram material com muitas informações não só sobre o tema, mas também relativas as condições dos adolescentes hoje. A maioria da plateia era a favor da redução, enquanto as convidadas eram contra. A princípio tendo a ser contra o que a mídia veicula massivamente e a favor do que os movimentos sociais e ongs (envolvidos nas questões) colocam. Acredito que os últimos apresentam mais estudos e promovem mais reflexão do que a primeira. Aqueles que não puderam participar do debate, podem pegar material comigo para fazer seu relatório crítico, que discutiremos na próxima aula.

Na terça, quarta e quinta tivemos os conselhos participativos e exibição de filmes. Os filmes de Filosofia e Física não puderam ter todas as sessões por conta da escassez de datashow e pessoal. Os de Sociologia e Espanhol que eram em DVD foram passados e disponibilizados aos alunos interessados ao longo de toda a semana. O roteiro está no moodle em cada série e será cobrado no caderno na aula seguinte a da próxima semana. Quanto aos conselhos, fiquei satisfeita com a postura da maioria das turmas. Em geral vocês foram educados e trataram questões delicadas com elegância ou irreverência. Claro que ainda tiveram alguns que não conseguiram parar e ouvir. Sei também que houveram conflitos variados na confecção do painel e na realização da pesquisa qualitativa. Mas trabalhos de turma tendem a ser bons laboratórios para aprendermos a lidar com a alteridade e os problemas. Só fiquei decepcionada com a ínfima participação dos familiares de vocês. Acredito que a escola é um centro comunitário e a presença da família é fundamental para o melhor desenvolvimento cultural. Faremos a discussão dessas vivências na próxima aula a partir dos relatórios críticos de vocês. 
Algumas turmas pediram atividades extraclasse como visitas, cinema, teatro. Por isso, já entrei em contato com o Cinecultura para assistirmos ao filme SOMOS TÃO JOVENS . Pretendo levá-los dia 22-5 (próxima quarta) às 13h. O custo será de R$ 10,00 (paga a entrada, o ônibus e uma parte do almoço subsidiado pela direção). O ônibus que consegui é caro, pois perdi o contato do Igor da Vila Planalto (se alguém tiver me traga urgente). Os interessados na atividade anote o nome em uma lista com o representante para ser entregue no segundo intervalo desta segunda. Se der tudo certo farei mais atividades culturais como esta.

Na sexta fizemos as finais dos torneios e o atendimento individualizado na entrega de boletins. Atendi cerca de 20 responsáveis dos 400 estudantes que tenho. Realmente foi um índice baixo considerando que praticamente nenhum veio aos conselhos participativos. Porém, se tivesse que atender mais não conseguiria, pois fiquei até 12h30min aconselhando e acolhendo as frustrações de vários. Gosto mais, pois acaba sendo mais produtivo, quando o estudante vai ao atendimento junto com seu responsável para receber os elogios, advertências e sugestões. Levem este aprendizado para o próximo bimestre: trabalhem em parceria com sua família, isso aumentará o diálogo, a união  entre vocês e o progresso acadêmico.

Na próxima aula leremos e debateremos os relatórios críticos:
- da palestra/teatro;
- do conselho participativo;
- da semana da vida como um todo, dando ênfase no debate da maioridade penal;

Nenhum comentário:

Postar um comentário