Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



sábado, 5 de maio de 2012

Sonho que se sonha junto...

Queridos,


finalmente voltamos às aulas. Foi difícil, mas hoje me sinto mais forte e apoiada do que antes. Sinto mais vontade de sonhar com uma educação de qualidade para todos. Tenho mais esperança, por tanto estou mais perto da felicidade. Faço minhas as palavras da Clarice Lispector: 



O sonho

Sonhe com aquilo que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades
que aparecem em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passaram por suas vidas."
Clarice Lispector
O poema acima foi colocado no quadro nas aulas dessa semana, junto com a frase: "Nós somos o que fazemos do que fizeram de nós". Os dois textos foram utilizados como base para a discussão das aulas anteriores, o conteúdo já dado, a greve e os exercícios de greve. As turmas de segunda, terça e quarta farão o mesmo na próxima semana.  Nessa primeira aula depois da greve, não estou cobrando todos os exercícios passados. Ainda estamos reaquecendo os motores. Só estamos pedindo alguns escritos para fomentar o debate e relembrarmos o programa. 
Na semana seguinte retomaremos nosso cronograma e começaremos a prova oral das leituras. Ela será com consulta, por isso, tragam o livro, além de suas anotações. As perguntas serão direcionadas aos grupos, mas só ganhará ponto o estudante que responder as questões.Para auxiliá-los na organização dos estudos, segue o que será pedido nesta semana:
1ANO: Leitura relatórios aula anterior; exercício comparativo analítico de 2 textos sobre a greve; exercício do Paulo Freire (moodle); exercícios 1, 2 e 3 (pg 65) do capítulo 5 (livro Filosofando); exercícios 3, 5 e 8 (pg 118) do capítulo 9 (Filosofando).
2 ANO: Leitura relatórios aula anterior; exercício filme Ilha das Flores (moodle); exercício comparativo analítico de dois textos sobre a greve; interpretação e interrelações da canção Rock da Cachorra (PAS-UnB) com o restante do conteúdo do bimestre; exercício em grupo sobre dados estatísticos que evidenciam contradições e desigualdades; (se der tempo) leitura capítulos 4, 7 e 8 do livro Sociologia
3ANO:Leitura relatórios aula anterior; exercício comparativo analítico de 2 textos sobre a greve; questões do texto: A fábula dos porcos assados (moodle); exercício da pesquisa quantitativa (questionários) - tabulação do grupo e algumas inferências; leitura capítulos do livro Sociologia (somente falaremos das dificuldades que encontraram).
O restante dos exercícios serão exigidos no decorrer das aulas, de acordo com o ritmo de cada turma. Sei que são muitas tarefas, por isso, aqueles grupos que não fizeram na greve podem dividir o trabalho entre os integrantes para otimizar o tempo. Isso é apenas para ganhar tempo nesta semana, porque na penúltima aula do bimestre olharei o caderno de todos os estudantes, onde todos os exercícios serão avaliados por escrito. O calendário e as reposições serão definidas em coordenação nesta semana. Postarei o novo cronograma provavelmente no próximo fim de semana. 
Amores, o programa de tarefas não está maior por causa da greve. Se olharem com cuidado o plano de ensino que coloquei no moodle no começo do ano, verão que já estava tudo lá. Entendo que este ano será um pouco mais corrido, pois será mais compacto, considerando as reposições aos sábados. Por isso, precisamos nos apoiar para que o processo educacional desse ano seja de qualidade e o mais agradável possível. Com solidariedade e união conseguiremos atingir melhor nossos sonhos pessoais e coletivos. 
"Sonho que se sonha só
É só um sonho que se sonha só
Mas sonho que se sonha junto é realidade" (Raul Seixas)



Nenhum comentário:

Postar um comentário