nessa semana já começamos, nas turmas a partir de quinta feira, as provas orais dos livros didáticos e exercícios do moodle.
Na próxima semana continuaremos com as avaliações orais, mais voltadas à leitura do livro didático e seus exercícios.
Fiquem atentos ao cronograma das aulas, já atualizado no plano de ensino de cada série no moodle da escola. As aulas ao sábado seguirão a sequência das atividades propostas.
Para facilitar, coloco a seguir uma cópia dos planos de ensino de cada série. Mas, cuidado para não errar a sua série.
Bom estudo.
1 ano:
PLANO DE ENSINO 2012
1 SERIE ENSINO MÉDIO
|
1 BIMESTRE –
08-02 a
05-06
|
SHIRLEI DAUDT RODRIGUES
LEAL
|
SOCIOLOGIA
|
OBJETIVO GERAL:
Ampliar a
percepção crítica sobre como nos
tornamos quem somos, como aprendemos,
construímos nosso conhecimento, representações,
nossas idéias e práticas.
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Desenvolver a postura crítica
· Reconhecer na escola um espaço privilegiado de
construção do conhecimento crítico
· Apreciar e tolerar a diversidade e a troca de
conhecimentos
· Melhorar a leitura, a interpretação, o vocabulário,
a imaginação e a comunicação.
· Compreender os processos humanos de produção do
Conhecimento e da realidade
· Saber qual o contexto de surgimento da ciência e da
Sociologia, em comparação com outros tipos de conhecimentos;
· Entender a importância dos condicionamentos
sócio-culturais;
· Perceber a ausência de neutralidade nos discursos,
representações e informações;
· Treinar o olhar e a análise sobre os fatos sociais.
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
|
METODOLOGIA DE ENSINO:
As aulas serão ministradas por meio de exposições
dialógicas, com intervenções da professora e a participação dos alunos. Serão
ainda realizados trabalhos, avaliações orais e seminários em sala de aula. Os
exercícios dissertativos em sala e para serem feitos em casa são fundamentais
neste processo de construção do conhecimento, por isto serão corrigidos e
cobrados toda aula.
|
ARTICULAÇÃO COM AS OUTRAS DISCIPLINAS DO CURSO:
O tema A
PALAVRA como transversal e será tratado com enfoques diversificados.
|
AVALIAÇÃO (critérios, ponderação):
-
Presença: 1,0
-
Participação e avaliação oral: 1,0
-
Exercícios em grupo e redação final: 2,5
-
Exercícios e caderno: 2,5 ( relatórios críticos sobre cada aula e vivências
relacionadas + exercícios)
-
Prova específica: 2,0
-
Projeto diversificado: 1,0
|
BIBLIOGRAFIA
(básica e complementar):
|
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:*
ENCONTRO |
DATA
|
ATIVIDADES[1]
|
semana
|
||
01
|
08 a
10-2
|
Dinâmicas:
1) ordem alfabética coletiva- importância da leitura e do dicionário
em Sociologia; 2) palavras representando o que nos faz aprender?.
Exposição: questionamento sistemático.
|
02
|
13 a 17-
2
|
Redações em grupo sobre as
palavras e tema da dinâmica anterior. Tema individual: produção em grupo
|
03
|
23 e 24-2
|
Apresentação das
produções. Comentário de colegas. Comentário do professor: dicas para as
produções. Explanação: Paulo Freire, diálogo, a palavra, humanização.
|
04
|
27-22 a 2-3
|
Dinâmica:
agrupamentos a partir de categorias. Explicação: categorias, linguagem,
abstrações, construções sociais.
|
05
|
05 a 09-3
|
Problematizações a partir
do Mapa Mundi. Explicação: representações, olhares, interesses, senso
crítico.
|
06
|
03 a 09
–
5
|
Poema O Sonho – Clarice
Lispector. Frase: “Nós somos o que fazemos do que fizeram de nós”. Debate
relacionando tudo.
|
07
|
10 a 16
–
5
|
Leitura individual e
resolução de exercício texto O Ato de Estudar – Paulo Freire e do
capítulos do livro Filosofando: cap. 5 (ex:1,2 e3) e cap. 9 (ex: 3, 5 e
8).
|
08
|
17 a 23
–
5
|
Leitura e resolução
exercícios capítulos 28 (ex: todos) e 32 (ex: 1,2 e 9). Avaliação
exercícios texto Fato Social (na internet).
|
09
|
24 a 30
–
5
|
Continuação avaliação oral da leitura e dos
exercícios. Apresentação dos grupos questão 4 e 5 Fato Social. Avaliação dos cadernos, fichários ou pastas. Avaliação
bimestral objetiva .
|
10
|
31-5 a
06-6
|
Articulação de todo o conteúdo
a partir das palavras para redação final em grupo. Avaliação dos cadernos, fichários ou pastas.
|
PLANO DE ENSINO 2012
2 SERIE ENSINO MÉDIO
|
1 BIMESTRE-
08-02 a
05-06
|
SHIRLEI DAUDT RODRIGUES
LEAL
|
SOCIOLOGIA
|
OBJETIVO GERAL:
Ampliar a
compreensão sobre onde estamos, analisando
nossa estrutura social Capitalista em
contraposição a outras estruturas sociais. Ver os fatos históricos que construíram
nossa estrutura social.
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Desenvolver a postura crítica frente às relações
sócio-econômicas em nossa sociedade;
· Buscar na diversidade social respostas sobre a
lógica social Capitalista;
· Melhorar a leitura, a interpretação, o vocabulário,
a criticidade e a comunicação;
· Compreender os processos sociais que geraram e
realimentam o Capitalismo;
· Saber qual o contexto de surgimento e
desenvolvimento do Capitalismo mundial;
· Contextualizar a Sociologia e sua relação com o
Capitalismo;
· Refletir sobre as desigualdades sociais nas
diferentes estruturas sociais;
· Entender a relevância dos condicionamentos
sócio-econômicos nas diversas esferas sociais.
· Perceber a ausência de neutralidade nos discursos,
ações e informações.
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
|
ARTICULAÇÃO COM AS OUTRAS DISCIPLINAS DO CURSO:
O tema
ESTRUTURAS foi adotado como transversal e será tratado com enfoques
diversificados.
|
AVALIAÇÃO (critérios, ponderação):
-
Presença: 1,0
-
Participação e avaliação oral: 1,0
-
Exercícios em grupo e redação final: 3,0
-
Caderno: 2,5 (relatórios críticos sobre cada aula e vivências relacionadas +
exercícios individuais)
-
Prova específica objetiva : 2,5
|
BIBLIOGRAFIA (básica e complementar):
Livro : Sociologia para o Ensino Médio – Nelson Tomazi (distribuído pelo MEC via escola
gratuitamente. Deverá ser devolvido ao final do ano em perfeito estado).
Capítulos 4, 7, 8 + páginas 235
a 241.
Outros textos
disponibilizados via internet (pelo blog da professora ou moodle da escola)
|
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:*
ENCONTRO |
DATA
|
ATIVIDADES[2]
|
semana
|
||
01
|
08 a
10-2
|
Apresentação
da proposta pedagógica, do enfoque e questão chave do 2 ano. Dúvidas e
sugestões iniciais dos estudantes.
|
02
|
13 a 17-
2
|
Redações em grupo: O
que mudou: na família, na escola, na cidade, no país, no mundo e na
localização social das pessoas?.
|
03
|
23 e 24-2
|
Apresentações das produções
em grupo. Comentários colegas. Articulações da
professora: diferenciação conjuntura e estrutura.
|
04
|
27-22 a 2-3
|
Filme: A Revolução
Industrial. Exposição: surgimento do Capitalismo e da Sociologia; modos
de produção; luta de classe, evolução dos fatores de produção, aumento dos
conflitos.
|
05
|
05 a 09-3
|
Filme Ilha das Flores. Desigualdades estruturantes: para casa
análise de gráficos, tabelas, mapas. Redação em grupo: mobilidade e
exclusão social.
|
06
|
03 a 09
–
5
|
Poema
O Sonho – Clarice Lispector. Frase: “Nós somos o que fazemos do que fizeram
de nós”. Debate relacionando tudo.
|
07
|
10 a 16
–
5
|
Avaliação oral leitura
individual e resolução dos exercícios do livro didático, capítulos: 4, 7 e
8.
|
08
|
17 a 23
–
5
|
Continuação
avaliação oral exercícios. Avaliação páginas 235 a 241 do livro didático
- Redação resumo crítico: A hegemonia burguesa e o surgimento da
Sociologia. Canção: Rock da Cachorra. Exercício Ilha das Flores.
|
09
|
24 a 30
–
5
|
Apresentação dos grupos - análise
estatística desigualdades. Avaliação objetiva em dupla. Cadernos.
|
10
|
31-5 a
06-6
|
Articulação de todo o conteúdo
a partir das palavras para a redação final. Cont. avaliação dos cadernos,
fichários ou pastas.
|
3 ano:
PLANO DE ENSINO 2012
3 SERIE ENSINO MÉDIO
|
1 BIMESTRE
08-02 a
05-06
|
SHIRLEI DAUDT RODRIGUES
LEAL
|
SOCIOLOGIA
|
OBJETIVO GERAL:
Ampliar a
reflexão política sobre como construir a sociedade que queremos,
a partir da compreensão dos mecanismos de participação coletiva enquanto condição humana e de
aperfeiçoamento social, buscando posicionamento ético.
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Desenvolver a postura crítica frente nossas atitudes
individuais e coletivas
· Reconhecer na escola um espaço transdisciplinar para
construção de alternativas
· Apreciar e tolerar a diversidade, vendo-a como
possibilidades de crescimento coletivo
· Melhorar a leitura, a interpretação, o vocabulário,
a criatividade e a comunicação.
· Compreender os processos políticos, as relações de
poder e os sentidos das ações sociais;
· Saber do papel dos diversos movimentos sociais em
relação ao Estado e à Sociedade;
· Entender como a apatia política é construída
socialmente;
· Perceber a ausência de neutralidade nos discursos, nas
práticas e informações;
· Analisar o movimento da Semana de Arte Moderna
utilizando conceitos sociológicos;
· Organizar-se coletivamente para atingir objetivos
individuais e sociais.
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
|
AVALIAÇÃO (critérios, ponderação e
recuperação):
-
Presença: 1,0
-
Participação política/ projeto de intervenção: 1,0
-
Avaliação oral e participação em aula: 1,0
-
Exercícios em grupo e redação analítica da pesquisa quantitativa: 2,5
-
Caderno: 2,5 (10 relatórios críticos sobre cada aula e vivências relacionadas
+ exercícios)
-
Prova específica (redação final em grupo): 2,0
|
BIBLIOGRAFIA (básica e complementar):
Livro: Sociologia para o
Ensino Médio de Nelson Tomazi (distribuído pela escola gratuitamente e deverá
ser devolvido ao final do ano) – Capítulos: 3, 10, 11, 12 e 13
|
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:*
ENCONTRO |
DATA
|
ATIVIDADES[3]
|
semana
|
||
01
|
08 a 10-2
|
Apresentação
do enfoque e questão chave do 3 ano. Dinâmica: palavras representando o
que quero e como construir.
|
02
|
13 a 17-
2
|
Redação em grupo,
utilizando as palavras da dinâmica anterior, tema: “Como construir a
Sociedade que queremos?”
|
03
|
23 e 24-2
|
Carnaval. As turmas de 3 ano não
tiveram aula de Sociologia nesses dois dias que restaram na semana.
|
04
|
27-22 a 2-3
|
Apresentação
das produções em grupos, comentário dos colegas e articulações da
professora. Análises: “Onde termina a política começa a trapaça”
(Lênin); 2) “O ser humano está condenado à liberdade” (Sartre).– má
fé, politicagem.
|
05
|
05 a 09-3
|
Frase Sartre. “Apesar de
você”, e “Todos Juntos” (Chico Buarque). Fábula porcos assados. – relação
indivíduo-sociedade, matrizes poder, escolhas e Estado. Pesquisa
quantitativa.
|
06
|
03 a 09
–
5
|
Poema O Sonho – Clarice
Lispector. Frase: “Nós somos o que fazemos do que fizeram de nós”. Debate
relacionando tudo.
|
07
|
10 a 16
–
5
|
Avaliação da leitura
individual e resolução de exercícios do livro didático, capítulos: 3, 10, 11, 12 e 13
|
08
|
17 a 23
–
5
|
Continuação
prova oral do
livro didático. Relações com as canções: “Vai passar” (Chico Buarque) e “Que
país é esse” ( Legião Urbana).
|
09
|
24 a 30
–
5
|
Apresentação em grupo: tabulação dos questionários,
redação analisando causas, conseqüências e soluções para os dados.
|
10
|
31-5 a
06-6
|
Apresentação dos projetos de intervenção social. Redação
final em grupo (prova específica). Avaliação dos cadernos.
|
* Cronograma sujeito a alterações:
fique atento às orientações da professora em cada aula. Todo o conteúdo,
exercícios e avaliações serão dados, o que pode alterar é a data.
[1] Todo dia os estudantes deverão fazer um
relatório crítico de no mínimo 5 linhas sobre o que ficou da aula. Se por acaso
algum faltar poderá fazer o texto acerca dos temas sublinhados abaixo.
* Cronograma sujeito a alterações:
fique atento às orientações da professora em cada aula. Todo o conteúdo,
exercícios e avaliações serão dados, o que pode alterar é a data.
[2] Todo dia os estudantes deverão fazer um
relatório crítico de no mínimo 5 linhas sobre o que ficou da aula. Se por acaso
algum faltar poderá fazer o texto acerca dos temas sublinhados abaixo.
* Cronograma sujeito a alterações:
fique atento às orientações da professora em cada aula. Todo o conteúdo,
exercícios e avaliações serão dados, o que pode alterar é a data.
[3] Todo dia os estudantes deverão fazer um
relatório crítico de no mínimo 5 linhas sobre o que ficou da aula. Se por acaso
algum faltar poderá fazer o texto acerca dos temas sublinhados abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário