Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



sexta-feira, 6 de maio de 2011

Trabalho a partir da prova interdisciplinar – 1 bimestre de 2011

Queridos estudantes,

As provas são exercícios importantes para a inclusão de vocês no mercado de trabalho. As vezes aprendemos mais com as provas depois que a corrigimos. Por isso, quero que vocês refaçam a prova interdisciplinar da seguinte maneira:
1)      os itens verdadeiros devem ser reescrito com as palavras de vocês. Busquem no dicionário o vocabulário desconhecido e o tragam para a sua realidade;
2)      os itens falsos devem ser justificados , sem ser copiados. A justificativa deve ser detalhada com exemplos e trazer os conteúdos do bimestre.
Para facilitar o trabalho de vocês, coloquei a seguir a parte de sociologia com o gabarito, para cada série:

1 ANO:

QUESTÃO – 02:A partir da análise do texto acima, em relação ao que foi aprendido em Sociologia e Filosofia, assinale a alternativa incorreta:
A ( F ) Existe uma verdade fundamental na realidade que só poderá ser conhecida a partir dos estudos científicos, que necessitam de disciplina, rigor e reflexão.
B (  V) Não existe neutralidade científica. Todo conhecimento é produzido a partir do olhar do sujeito, que é influenciado pelo meio sócio-cultural e político.
C ( V  ) As artes, as ciências, o senso comum, o mito, a filosofia, são maneiras válidas de produzir significados, dando conta de aspectos diferentes da realidade.
D ( V  ) A verdade é tão mutável quanto a sociedade que a produz, pois ela não está nas coisas, mas no sentido que damos aos elementos que filtramos da realidade.
E (V  ) Precisamos de padrões para conhecer e agir no mundo. Eles nos dão foco ajudando a transformar as infinitas informações do meio em conhecimento, útil à ação.

QUESTÃO – 13:
A partir do texto II e das aulas de Sociologia assinale a alternativa incorreta:

A (V  ) O preconceito é perceptível na fala e olhar do rei.
B (V  ) O paradigma do rei o impede de se abrir ao desconhecido.
C ( V ) Se não nos abrirmos ao desconhecido não conheceremos nada novo.
D ( F ) Só obteremos auto-conhecimento se nos centrarmos somente em nós.
E ( V ) Olhar por perspectivas diferentes nos permite ver coisas que não percebíamos.

QUESTÃO – 20: A partir do texto III e do que foi visto em Sociologia e Filosofia, julgue os itens e assinale a seqüência de v ou f correta.

( V ) Mesmo sendo muito antiga, a geometria tem uma origem social razoavelmente delimitada, assim como outras ciências que hoje estão presentes em nossa sociedade.
( V ) As artes, o mito e o senso comum, são formas de conhecimento sem uma origem social localizada no tempo e espaço, apesar de variarem de acordo com o contexto.
( F ) A Sociologia é igual a Filosofia e sempre existiu em todas as sociedades, já que se refere simplesmente em refletir sobre o social.
( V ) A Sociologia é uma ciência moderna, surge na Europa capitalista do séc. XIX, buscando dar conta da diversidade e conflitos da sociedade emergente.
A) VVVF           B) VVFV         C) VFVV         D) FVVV         E) FFFF
1)     (V ) Toda leitura pode nos trazer conhecimento, desde que tenhamos senso crítico e força de vontade para dialogarmos com as informações, idéias, autores e contextos.
2)     (F) Revistas científicas, como a BBC, são instrumentos de conhecimento necessariamente melhores que outras fontes de leitura, experiência e contemplação.

2 ANO:

(Questão 8) -           (Sociologia) A partir do texto 4 e do que você aprendeu em Sociologia e assinale a alternativa INCORRETA:
Va) O texto acima refere-se ao materialismo histórico, instrumento teórico-metodológico, criado por Marx e Engels, para compreender as transformações sociais.
Fb) Marx e Engels diziam que são as ideias que transformam o mundo, por isso o poder das elites é maior para que ocorram as mudanças.
Vc) Para Marx e Engels o conflito é o principal motor social da história, intensificado pela evolução dos fatores de produção e a consciência de classe.
Vd) A superestrutura ideológica, erguida a partir de uma infraestrutura econômica, serviria mais à manutenção do que à transformação social.
Ve) O Estado, as leis, a Igreja e os valores fazem parte da superestrutura, assim como as relações e os fatores de produção da infraestrutura.

(Questão 14) -       (Sociologia) A partir do texto 5 e do conteúdo sociológico deste 1º bimestre julgue os itens abaixo:
I - A Revolução Industrial e o surgimento do capitalismo mundial são fenômenos desta época.
II - Com o advento da modernidade o trabalho começa a ser valorizado como fonte de riqueza
III - A mobilidade social (e instabilidades) é ampliada, em comparação aos modos de produção anteriores.

Marque a única opção correta:
a)      Somente o item I está correto
b)      Somente o item II está correto
c)      Somente o item III está correto
d)      Os itens I, II e III estão corretos. X
e)      Os itens I, II e III estão incorretos.

(Questão 1) -                       (Sociologia) Analise os textos ___ e ___ relacionando com o que foi visto em Sociologia, então, marque a alternativa INCORRETA:
a)  VNa natureza tudo se adapta às influências do meio, inclusive o ser humano.
b)  VA diversidade, seja biológica ou cultural, é um grande fator de inovações, pois amplia a dialética.
c)  FO Ser Humano é o único animal totalmente independente do meio em que vive.
d)  VA capacidade de abstração e reflexão humana advém da linguagem adquirida com a cultura.
e)  VPor ser capaz de planejar, o Ser Humano pode transformar o meio e a si, conscientemente.


3(V) (Sociologia) O Ser Humano alienado perde o senso crítico, a capacidade de relacionar dialeticamente teoria e prática, se adaptando ao padrão social sem tentar transformá-lo, nem aperfeiçoar-se.
4( F ) (Sociologia) Mais valia significa dar mais valor à vida e ao trabalho, potencializando as transformações.


3 ANO:

(Questão 1) -                       Sociologia) A partir do texto 1 e do que foi aprendido em Sociologia, julgue os itens e assinale a letra adequada:
I- VPolítica muitas vezes é confundida com corrupção, porque nossa história tem uma tradição patrimonialista, clientelista, autoritária e populista.
II- FPolítica é algo odiado por todos os brasileiros, porque ela é muito distante de nossas vidas, é sempre chata, cansativa e cheia de falsidades.
III- VA educação para a política, deve estimular o senso público, a consciência de grupo e o gosto por se organizar socialmente para implementar projetos.

Marque a única alternativa correta

a)      Somente os itens I e II estão corretos
b)      Somente os itens II e III estão corretos
c)      Somente os itens I e III estão corretos X
d)      Todos os itens estão corretos
e)Todos os itens estão incorretos

(Questão 2) -                       (Sociolgia) Assinale a alternativa INCORRETA:
a)    VA canção traz um debate político, pois levanta questões acerca de nossas posturas frente ao que é público, frente à sociedade que construímos.
b)   VCaetano não se identifica politicamente com os grupos hegemônicos em nossa sociedade e aponta a arte como possibilidade de melhoria social.
c)    VA canção problematiza a democracia e a cidadania ao trazer o caos da violência e irresponsabilidade social vigente.
d)   VA democracia e a cidadania são construções históricas, políticas e culturais, que dependem de uma boa compreensão do valor das coisas públicas e da participação ativa dos sujeitos sociais.
e)    FO poder é algo inato e vitalício, por isso o domínio de certas pessoas independe da aceitação dos outros. Assim, não há nada que possamos fazer para mudar o quadro apresentado por Caetano.

(Questão 3) -                        (Sociologia) Assinale a alternativa INCORRETA:
a)  VUma dimensão relevante da política são os conflitos e disputas sociais, que precisam ser mediados por instrumentos públicos.
b)  FO ideal é sermos neutros, imparciais, para não entrarmos em conflitos e cometermos injustiças. Se os políticos fossem neutros o mundo seria melhor.
c)  VNossos interesses pessoais são influenciados e mediados por regras públicas construídas no embate político. Não há quem fique fora disso.
d)  VA política é feita de escolhas e estas são por princípio parciais, principalmente quando tratamos com as tensões de uma sociedade diversa.
e)  VA neutralidade é desnecessária a cidadania e a democracia. Ambas precisam de pessoas que se posicionem em prol do público, da maioria.

Questões tipo A
3( V) Compreender o sentido que os sujeitos dão para a suas ações sociais amplia nossa capacidade de diálogo e influência política. 
4(F) Movimentos sociais são perniciosos à ordem pública, pois criam confusão e atrapalham o andamento da democracia e da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário