Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



sábado, 28 de maio de 2011

preparação para as aulas - semana 30 de maio a 03 de junho

Queridos estudantes,


nesta semana teremos atividades bem diferentes para cada série, mas todas terão roteiros para orientar o trabalho e a aprendizagem. Assim, a seguir detalho as orientações para cada ano:




1 ANO

Na próxima aula terminaremos o filme "Nell", faremos avaliação oral baseada no roteiro enviado na postagem anterior e, ao final, terão 15 minutos para organizarem os trabalhos em grupo e apresentações das aulas seguintes. No intuito de agilizar e facilitar estes minutos finais segue roteiro:


ROTEIRO PESQUISA RELIGIÕES E TRABALHO EM GRUPO

O Objetivo desse trabalho em grupo é aprender com a diversidade e a alteridade social. Assim, quanto mais elementos vocês trouxerem sobre as religiões e culturas distantes da nossa e inter-relacionarem com o texto proposto neste bimestre, maior será o aproveitamento de todos.
Com o intuito de ajudá-los nessa empreitada, segue roteiro para a realização da pesquisa e distribuição de tarefas para apresentação:

1)      Quando, onde e a partir de quem surgiu esta religião?
2)      Como se desenvolveu e se difundiu? Como se deu a relação com outras religiões? Quais os países que têm esta religião como dominante?
3)      Detalhe os principais elementos constitutivos dessa linha religiosa: escritos sagrados, deuses, rituais litúrgicos, influências nos hábitos da população (alimentação, vestimenta, músicas e arte sacras, utensílios, etc);
4)      Comunidades ou grupos religiosos no Brasil influenciados por esta tradição cultural; Hábitos e escritos brasileiros influenciados.
5)      O que vocês aprenderam mais sobre sua própria identidade no contraste com os elementos de outras culturas?
6)      Que relações podemos traçar entre o capítulo da apostila, no qual o grupo ficou responsável, e a pesquisa sobre a religião?
7)      Que recursos materiais vocês podem utilizar para facilitar a demonstrar melhor os conceitos aprendidos e elementos culturais pesquisados? (exemplos: cartazes com imagens, desenhos, músicas, poemas, alimentos, indumentárias, teatro, leitura dramática, outros utensílios, etc.)
8)      Quais as articulações possíveis entre os filmes, outras aulas e o trabalho de vocês?


2 ANO

Próxima aula assistiremos ao filme "Tempos Modernos" (EUA - 1936 - Charles Chaplin). Ele é clássico, portanto muitos de vocês podem já ter visto. Porém, é necessário que agora o analisem relacionando com o que estamos aprendendo nas aulas de Sociologia. Para tanto, segue roteiro no intuito de aprofundar suas reflexões:

ROTEIRO PARA ANÁLISE DO FILME - TEMPOS MODERNOS

1)      Por que o filme começa com a imagem de um relógio?
2)      Que conclusões podemos tirar da justaposição das imagens no início do filme: ovelhas saindo do estábulo, trabalhadores entrando na fábrica?
3)      Qual a crítica colocada na cena de teste da máquina de comer?
4)      A imagem do Carlitos dentro das engrenagens da fábrica é bastante expressiva. Que conclusões podemos tirar dessa parte?
5)      Ao sair do sanatório, Carlitos encontra uma bandeira vermelha deixada cair de um caminhão e ao tentar devolve-la é preso? Por que isso acontece? Qual a crítica social embutida nessa cena?
6)      Chega um momento do filme que Carlitos prefere voltar a ser preso, por quê? Isso foi apenas uma decisão pessoal ou tem problemas sociais envolvidos na questão?
7)      Por que a mocinha do filme rouba? Na situação dela, este ato pode ser considerado lícito? Qual o papel do Estado no contexto? Qual deveria ser em sua opinião?
8)      Que relações podemos traçar entre os 3 filme vistos?
9)      Que soluções podemos dar a partir de nós?



3 ANO

Na próxima aula haverá apresentação dos grupos 1 e 2. Cada grupo terá no máximo 20 minutos para expor suas conclusões acerca do texto, das pesquisas e articulações com as outras aulas.
 No segundo horário faremos avaliação oral do texto: "Mundo Globalizado" . Para se preparar é só ler o texto e fazer os primeiros exercícios da apostila. 
Procurando ajudá-los na preparação dos trabalhos a serem apresentados nas próximas aulas, segue roteiro:

ROTEIRO PESQUISA 3 ANO:
INSTRUMENTOS DE PARTICIPAÇÃO SOCIEDADE CIVIL

O objetivo desse trabalho é ampliar o conhecimento sobre os inúmeros mecanismos de participação social, com o intuito de oportunizar instrumentos efetivos para a atuação política consciente.
Nesse sentido, quanto mais elementos vocês trouxerem na apresentação do grupo sobre os movimentos sociais e órgãos de participação da sociedade civil, maior será o aproveitamento de todos.
Assim, com vistas a ajudá-los nessa empreitada, segue roteiro para a realização da pesquisa e distribuição de tarefas para apresentação:

1)      Quando e por que surgiu estes movimentos, instituições ou órgãos?
2)      Como se deu o desenvolvimento destes?
3)      Quais as principais reivindicações, objetivos e finalidades?
4)      Qual o impacto social gerado por estes instrumentos de participação da sociedade civil?
5)      Como podemos participar ou nos envolver em seus projetos? Grupos, reuniões, sites, instituições, endereços, telefones, etc.
6)      Que recursos materiais vocês podem utilizar para facilitar a demonstrar melhor os conceitos aprendidos e elementos culturais pesquisados? (exemplos: cartazes com imagens, desenhos, músicas, poemas, alimentos, indumentárias, teatro, leitura dramática, outros utensílios, etc.)
7)      Que relações podemos traçar entre esta pesquisa e o texto da apostila, pelo qual o grupo é responsável?
8)      Quais as articulações possíveis entre os filmes, outras aulas e o trabalho de vocês?


Nenhum comentário:

Postar um comentário