Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



sábado, 14 de maio de 2011

Plano de ensino 2 bimestre

Queridos estudantes,


nas próximas aulas estaremos avaliando os resultados da semana da vida, reorganizando os grupos e estruturando as atividades do 2 bimestre. Para facilitar o acompanhamento e compreensão das aulas deste bimestre segue o plano de ensino de cada série:



PLANO DE ENSINO 2011                              1 ANO


 IDENTIFICAÇÃO:
1 SERIE ENSINO MÉDIO

 2 BIMESTRE – 28-04 a 08-07
SHIRLEI DAUDT RODRIGUES LEAL
 SOCIOLOGIA

OBJETIVO GERAL:

  Ampliar a percepção crítica sobre como nos tornamos quem somos, a partir da compreensão de como opera a Cultura e dos contrastes culturais..

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·        Desenvolver a postura crítica sobre a cultura e fatos sociais.
·        Reconhecer na escola um espaço privilegiado de construção cultural.
·        Apreciar e tolerar a diversidade e a troca de conhecimentos
·        Melhorar a leitura, a interpretação, o vocabulário, a imaginação e a comunicação.
·        Compreender os processos humanos de formação da identidade.
·        Conhecer a Antropologia como campo do conhecimento e contexto de formação.
·        Entender a importância dos condicionamentos sócio-culturais;
·        Analisar a religiosidade estruturante das diversas matrizes culturais;
·        Perceber que os discursos, representações, informações e agrupamentos são construções sociais dinâmicas e não meros dados da realidade estática.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Fatos sociais
  • Educação e formação de hábitos;
  • O que é Cultura;
  • Diversidade cultural;
  • Cultura, identidade, inclusão e saúde;
  • Cultura reprodução e transformação social;
  • Conflitos de geração;
  • Etnocentrismo e violência;
  • O olhar antropológico;
  • Matrizes culturais distantes da nossa;
  • Difusão cultural.

METODOLOGIA DE ENSINO:
As aulas serão ministradas por meio de exposições dialógicas, com intervenções da professora e a participação dos alunos. Serão ainda realizados trabalhos, avaliações orais e seminários em sala de aula. Redações em sala, e para serem feitas em casa, são fundamentais neste processo de construção do conhecimento, por isto serão corrigidos e cobrados toda aula.
 ARTICULAÇÃO COM AS OUTRAS DISCIPLINAS DO CURSO:
O tema _DIFERENÇAS_como transversal e será tratado com enfoques diversificados. Será cobrado na avaliação interdisciplinar bimestral
10. AVALIAÇÃO (critérios, ponderação):
- Presença: 1,0 (até 3 faltas, lembrando que cada dia temos duas presenças)
- Painel turma: 1,0 (só aqueles que realmente fizeram)
- Participação turma no conselho de classe: 0,5 (presença e postura)
- Trabalho em grupo: 1,0 (conteúdo da apostila, pesquisa, recursos expressivos, articulação)
- Avaliação oral: 0,5
- Redação final: 2,0
- Exercícios e caderno: 2,0 (10 relatórios críticos sobre cada aula e vivências relacionadas)
- Prova interdisciplinar: 2,0
- Pontos extras: apostila (0,5), participação extra classe (de 0,2 a 0,5)
Obs: o ponto da expo-freire será computado no próximo bimestre

11. BIBLIOGRAFIA (básica e complementar):
Cultura – Roque Laraia.
Livro Filosofando capítulo Cultura.
O aluno que quiser ter todos os textos exercícios trabalhados em aula poderá adquirir apostila com a professora Shirlei (R$ 2,00).

13.   CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:*

ENCONTRO

DATA
ATIVIDADES[1]
semana
01
02 a 06 - maio
Avaliação do processo ensino-aprendizagem do 1 bimestre: qualidades, problemas e soluções. Preparação para a semana da vida. Para casa trabalho a partir da prova interdisciplinar.
02
09 a 13 - maio
Semana da vida. Conselhos de Classe Participativos. Painéis avaliativos das turmas. Exposição CCBB – Islã.
03
16 a 20 - maio
Organização dos grupos. Dinâmica. Explicação dos trabalhos sobre a apostila relacionado com pesquisas matrizes culturais distantes.
04
23 a 27 - maio
Exibição filme Nell. Ser humano, cultura e identidade
Avaliação dos cadernos e apostilas
05
30-05 a 04-06
Texto Amala e Kamala. Questões - avaliação oral.
Encenação trabalho de grupo. Preparação apresentações em grupo.
06
06 a 10 – junho
Apresentação grupos 1 e 2.
Avaliação oral apostila capítulos 1 e 2
07
13 a 17 – junho
Apresentação grupos 3 e 4.
Avaliação oral apostila capítulos 3 e 4
08
20 a 24 –junho
Apresentação grupos 5 e 6.
Avaliação ora apostila capítulo 5, anexos e questionário
09
27-06 a 01-07
Dissertação final. Avaliação dos cadernos, fichários ou pastas.

10
04 a 08 -07
Avaliação bimestral objetiva interdisciplinar. Leitura e avaliação das dissertações finais



PLANO DE ENSINO                                       2 ANO


IDENTIFICAÇÃO:
2 SERIE ENSINO MÉDIO

 2 BIMESTRE- 28-04 a 08-07
SHIRLEI DAUDT RODRIGUES LEAL
 SOCIOLOGIA

OBJETIVO GERAL:
 Ampliar a compreensão sobre onde estamos, como se dão as relações sociais em nossa estrutura social Capitalista, qual a lógica do processo de estruturação e mudanças que construiu e continua a constituir nossa realidade social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Desenvolver a postura crítica frente às relações sócio-econômicas em nossa sociedade.
·        Reconhecer na escola um espaço de conflito e mudanças, inserido em um contexto maior.
·        Buscar na diversidade social respostas sobre a lógica social Capitalista
·        Melhorar a leitura, a interpretação, o vocabulário, a criticidade e a comunicação.
·        Compreender os processos sociais que geraram e realimentam o Capitalismo
·        Saber qual o contexto de surgimento, desenvolvimento, crises do Capitalismo mundial e nacional.
·        Entender a relevância dos condicionamentos sócio-econômicos.
·        Perceber a ausência de neutralidade nos discursos, ações e informações


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:                                                                 
  • Mais valia, exército industrial de reserva, crises de superprodução;
  • Liberalismo econômico, monopólio, imperialismo, neo-colonialismo, indústria da guerra;
  • Processo de industrialização brasileira, multinacionais, dependência e violência;
  • Alienação no consumo, reificação, fetichismo e competição.

METODOLOGIA DE ENSINO:
As aulas serão ministradas por meio de exposições dialógicas, com intervenções da professora e a participação dos alunos. Serão ainda realizados trabalhos, avaliações orais e seminários em sala de aula. Os exercícios dissertativos em sala e para serem feitos em casa são fundamentais neste processo de construção do conhecimento, por isto serão corrigidos e cobrados toda aula.
 
ARTICULAÇÃO COM AS OUTRAS DISCIPLINAS DO CURSO:
O tema DIFERENÇAS foi adotado como transversal e será tratado com enfoques diversificados. Será cobrado na avaliação interdisciplinar bimestral

AVALIAÇÃO (critérios, ponderação):
- Presença: 1,0 (até 3 faltas, lembrando que cada dia temos duas presenças)
- Painel turma: 1,0 (só aqueles que realmente fizeram)
- Participação turma no conselho de classe: 0,5 (presença e postura)
- Trabalho em grupo: 1,0 (conteúdo da apostila, pesquisa, recursos expressivos, articulação)
- Avaliação oral: 0,5
- Redação final: 2,0
- Exercícios e caderno: 2,0 (10 relatórios críticos sobre cada aula e vivências relacionadas)
- Prova interdisciplinar: 2,0
- Pontos extras: apostila (0,5), participação extra classe (de 0,2 a 0,5)
Obs: o ponto da expo-freire será computado no próximo bimestre
BIBLIOGRAFIA (básica e complementar):
Capitalismo para principiantes – Carlos Novaes: Capítulos 6,7,8, 9,10,11,12,13,14,15,17 e 18


 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:*

ENCONTRO

DATA
ATIVIDADES
semana
01
02 a 06 - maio
Avaliação do processo ensino-aprendizagem do 1 bimestre: qualidades, problemas e soluções. Preparação para a semana da vida. Para casa trabalho a partir da prova interdisciplinar.
02
09 a 13 - maio
Semana da vida. Conselhos de Classe Participativos. Painéis avaliativos das turmas. Exibição Filme Corporações
03
16 a 20 - maio
Organização dos grupos. Explicação dos trabalhos sobre a apostila relacionado com conteúdo das aulas e filmes.
04
23 a 27 - maio
Exibição filme: “Ilha das Flores”
Debate sobre os filmes a partir de questões.
05
30-05 a 04-06
Exibição filme “Tempos Modernos”
Avaliação dos cadernos e apostilas
06
06 a 10 – junho
Apresentação grupos 1 e 2.
Avaliação oral apostila capítulos 6, 7, 8 e 9 relacionando com filmes
07
13 a 17 – junho
Apresentação grupos 3 e 4.
Avaliação oral apostila capítulos 10, 11, 12 e 13 relacionando aulas
08
20 a 24 –junho
Apresentação grupos 5 e 6.
Avaliação oral apostila capítulos 14, 15, 17 e 18 relacionando aulas.
09
27-06 a 01-07
Dissertação final. Avaliação dos cadernos, fichários ou pastas.

10
04 a 08 -07
Avaliação bimestral objetiva interdisciplinar. Leitura e avaliação das dissertações finais




PLANO DE ENSINO                           3 ANO


IDENTIFICAÇÃO:
3 SERIE ENSINO MÉDIO

 2 BIMESTRE – 28-07 a 08-07
SHIRLEI DAUDT RODRIGUES LEAL
 SOCIOLOGIA

OBJETIVO GERAL:
  Ampliar a reflexão política sobre como construir a sociedade que queremos, a partir da compreensão das crises do mundo contemporâneo e do posicionamento ético emergente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Desenvolver a postura crítica frente nossas crises e atitudes individuais e coletivas
·        Reconhecer na escola um espaço transdisciplinar para construção de alternativas
·        Apreciar e tolerar a diversidade, vendo nas crises possibilidades de crescimento coletivo
·        Melhorar a leitura, a interpretação, o vocabulário, a criatividade e a comunicação.
·        Compreender os processos de globalização e os movimentos sociais atuais
·        Saber em que a Imaginação Sociológica e o Holismo podem contribuir na construção de um mundo menos hostil às pessoas.
·        Entender a importância dos condicionamentos éticos-políticos mundiais
·        Perceber a ausência de neutralidade nos discursos, nas práticas e informações


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
  • As Crises atuais
  • Imaginação Sociológica e sua promessa
  • Holismo: alternativa para a crise de paradigmas
  • Mundo globalizado e as transformações culturais, políticas e técnico-profissionais
  • Os movimentos sociais atuais, as Minorias e as redes internacionais
  • Cenário internacional: conflitos e organizações
  • O saber cuidar e o resgate da razão vital, em um mundo dominado pela razão instrumental
  • A passividade política construída socialmente.
  • Comodismo e alienação X engajamento e reorganizações políticas

METODOLOGIA DE ENSINO:
As aulas serão ministradas por meio de exposições dialógicas, com intervenções da professora e a participação dos alunos. Serão ainda realizados trabalhos, avaliações orais e seminários em sala de aula. Os exercícios dissertativos em sala e para serem feitos em casa são fundamentais neste processo de construção do conhecimento, por isto serão corrigidos e cobrados toda aula.

 RECURSOS INSTRUCIONAIS:
Quadro negro, Data show, Retroprojetor, TV e DVD/VHS, revistas, textos.
 
ARTICULAÇÃO COM AS OUTRAS DISCIPLINAS DO CURSO:
O tema DIFERENÇAS   foi adotado  como transversal e será tratado com enfoques diversificados. Será cobrado na avaliação interdisciplinar bimestral

AVALIAÇÃO (critérios, ponderação e recuperação):

-- Presença: 1,0
- Painel turma: 1,0
- Participação turma no conselho de classe: 0,5
- Trabalho em grupo: 1,0
- Avaliação oral apostila: 0,5
- Projetos de intervenção: 1,0
- Redação final: 1,0
- Exercícios e caderno: 2,0 (10 relatórios críticos sobre cada aula, vivências e exercícios relacionados)
- Prova interdisciplinar: 2,0
- Pontos extras: apostila (0,5),


BIBLIOGRAFIA (básica e complementar):

Apostila montada pela professora com capítulos de livros diferentes (R$ 1,00)
Livro: Saber Cuidar – Leonardo Boff (exigido pelo PAS – UNB)

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:*

ENCONTRO

DATA
ATIVIDADES
Semana
01
02 a 06 – maio
Avaliação do processo ensino-aprendizagem do 1 bimestre: qualidades, problemas e soluções. Preparação para a semana da vida. Para casa trabalho a partir da prova interdisciplinar.
02
09 a 13 – maio
Semana da vida. Conselhos de Classe Participativos. Painéis avaliativos das turmas. Exibição Filme: Malcolm X
03
16 a 20 – maio
Organização dos grupos. Explicação dos trabalhos sobre a apostila relacionado com pesquisa sociedade civil organizada
04
23 a 27 – maio
Filme: Holismo. Questões e debate. Avaliação cadernos e apostilas.
Leitura Imaginação Sociológica. Avaliação oral
05
30-05 a 04-06
Trabalhos grupos 1 e 2 . Avaliação oral da 1 parte da apostila: Mundo Globalizado e textos complementares.
06
06 a 10 – junho
Trabalhos grupos 3 e 4. Prova oral 2 parte apostila: Minorias - questão contemporânea.
07
13 a 17 – junho
Trabalhos grupos 5 e 6. Debate avaliativo: educação, mercado de trabalho, sindicalismo atual – problemas e alternativas.
08
20 a 24 –junho
Projetos de intervenção apresentação e avaliação dos resultados.
09
27-06 a 01-07
Dissertação final. Avaliação dos cadernos, fichários ou pastas.
10
04 a 08 -07
Avaliação bimestral objetiva interdisciplinar. Leitura e avaliação das dissertações finais.


 






*              Cronograma sujeito a alterações: fique atento às orientações da professora em cada aula. Todo o conteúdo, exercícios e avaliações serão dados, o que pode alterar é a data.

[1] Todo dia os estudantes deverão fazer um relatório crítico de no mínimo 5 linhas sobre o que ficou da aula. Se por acaso algum faltar poderá fazer o texto acerca dos temas sublinhados abaixo.
*              Cronograma sujeito a alterações: fique atento às orientações da professora em cada aula. Todo o conteúdo, exercícios e avaliações serão dados, o que pode alterar é a data.

*              Cronograma sujeito a alterações: fique atento às orientações da professora em cada aula. Todo o conteúdo, exercícios e avaliações serão dados, o que pode alterar é a data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário