nas próximas aulas estaremos avaliando os resultados da semana da vida, reorganizando os grupos e estruturando as atividades do 2 bimestre. Para facilitar o acompanhamento e compreensão das aulas deste bimestre segue o plano de ensino de cada série:
PLANO DE ENSINO 2011 1 ANO
1 SERIE ENSINO MÉDIO | 2 BIMESTRE – 28- |
SHIRLEI DAUDT RODRIGUES LEAL | SOCIOLOGIA |
OBJETIVO GERAL:
Ampliar a percepção crítica sobre como nos tornamos quem somos, a partir da compreensão de como opera a Cultura e dos contrastes culturais.. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Desenvolver a postura crítica sobre a cultura e fatos sociais. · Reconhecer na escola um espaço privilegiado de construção cultural. · Apreciar e tolerar a diversidade e a troca de conhecimentos · Melhorar a leitura, a interpretação, o vocabulário, a imaginação e a comunicação. · Compreender os processos humanos de formação da identidade. · Conhecer a Antropologia como campo do conhecimento e contexto de formação. · Entender a importância dos condicionamentos sócio-culturais; · Analisar a religiosidade estruturante das diversas matrizes culturais; · Perceber que os discursos, representações, informações e agrupamentos são construções sociais dinâmicas e não meros dados da realidade estática. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
|
METODOLOGIA DE ENSINO:
As aulas serão ministradas por meio de exposições dialógicas, com intervenções da professora e a participação dos alunos. Serão ainda realizados trabalhos, avaliações orais e seminários em sala de aula. Redações em sala, e para serem feitas em casa, são fundamentais neste processo de construção do conhecimento, por isto serão corrigidos e cobrados toda aula. |
ARTICULAÇÃO COM AS OUTRAS DISCIPLINAS DO CURSO:
O tema _DIFERENÇAS_como transversal e será tratado com enfoques diversificados. Será cobrado na avaliação interdisciplinar bimestral |
10. AVALIAÇÃO (critérios, ponderação):
- Presença: 1,0 (até 3 faltas, lembrando que cada dia temos duas presenças) - Painel turma: 1,0 (só aqueles que realmente fizeram) - Participação turma no conselho de classe: 0,5 (presença e postura) - Trabalho em grupo: 1,0 (conteúdo da apostila, pesquisa, recursos expressivos, articulação) - Avaliação oral: 0,5 - Redação final: 2,0 - Exercícios e caderno: 2,0 (10 relatórios críticos sobre cada aula e vivências relacionadas) - Prova interdisciplinar: 2,0 - Pontos extras: apostila (0,5), participação extra classe (de Obs: o ponto da expo-freire será computado no próximo bimestre |
11. BIBLIOGRAFIA (básica e complementar):
Cultura – Roque Laraia. Livro Filosofando capítulo Cultura. O aluno que quiser ter todos os textos exercícios trabalhados em aula poderá adquirir apostila com a professora Shirlei (R$ 2,00). |
13. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:*
ENCONTRO | DATA | ATIVIDADES[1] |
semana | ||
01 | Avaliação do processo ensino-aprendizagem do 1 bimestre: qualidades, problemas e soluções. Preparação para a semana da vida. Para casa trabalho a partir da prova interdisciplinar. | |
02 | Semana da vida. Conselhos de Classe Participativos. Painéis avaliativos das turmas. Exposição CCBB – Islã. | |
03 | Organização dos grupos. Dinâmica. Explicação dos trabalhos sobre a apostila relacionado com pesquisas matrizes culturais distantes. | |
04 | Exibição filme Nell. Ser humano, cultura e identidade Avaliação dos cadernos e apostilas | |
05 | 30- | Texto Amala e Kamala. Questões - avaliação oral. Encenação trabalho de grupo. Preparação apresentações em grupo. |
06 | Apresentação grupos 1 e 2. Avaliação oral apostila capítulos 1 e 2 | |
07 | Apresentação grupos 3 e 4. Avaliação oral apostila capítulos 3 e 4 | |
08 | Apresentação grupos 5 e 6. Avaliação ora apostila capítulo 5, anexos e questionário | |
09 | 27- | Dissertação final. Avaliação dos cadernos, fichários ou pastas. |
10 | Avaliação bimestral objetiva interdisciplinar. Leitura e avaliação das dissertações finais |
PLANO DE ENSINO 2 ANO
IDENTIFICAÇÃO:
2 SERIE ENSINO MÉDIO | 2 BIMESTRE- 28- |
SHIRLEI DAUDT RODRIGUES LEAL | SOCIOLOGIA |
OBJETIVO GERAL:
Ampliar a compreensão sobre onde estamos, como se dão as relações sociais em nossa estrutura social Capitalista, qual a lógica do processo de estruturação e mudanças que construiu e continua a constituir nossa realidade social. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Desenvolver a postura crítica frente às relações sócio-econômicas em nossa sociedade. · Reconhecer na escola um espaço de conflito e mudanças, inserido em um contexto maior. · Buscar na diversidade social respostas sobre a lógica social Capitalista · Melhorar a leitura, a interpretação, o vocabulário, a criticidade e a comunicação. · Compreender os processos sociais que geraram e realimentam o Capitalismo · Saber qual o contexto de surgimento, desenvolvimento, crises do Capitalismo mundial e nacional. · Entender a relevância dos condicionamentos sócio-econômicos. · Perceber a ausência de neutralidade nos discursos, ações e informações |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
|
METODOLOGIA DE ENSINO:
As aulas serão ministradas por meio de exposições dialógicas, com intervenções da professora e a participação dos alunos. Serão ainda realizados trabalhos, avaliações orais e seminários em sala de aula. Os exercícios dissertativos em sala e para serem feitos em casa são fundamentais neste processo de construção do conhecimento, por isto serão corrigidos e cobrados toda aula. |
ARTICULAÇÃO COM AS OUTRAS DISCIPLINAS DO CURSO:
O tema DIFERENÇAS foi adotado como transversal e será tratado com enfoques diversificados. Será cobrado na avaliação interdisciplinar bimestral |
AVALIAÇÃO (critérios, ponderação):
- Presença: 1,0 (até 3 faltas, lembrando que cada dia temos duas presenças) - Painel turma: 1,0 (só aqueles que realmente fizeram) - Participação turma no conselho de classe: 0,5 (presença e postura) - Trabalho em grupo: 1,0 (conteúdo da apostila, pesquisa, recursos expressivos, articulação) - Avaliação oral: 0,5 - Redação final: 2,0 - Exercícios e caderno: 2,0 (10 relatórios críticos sobre cada aula e vivências relacionadas) - Prova interdisciplinar: 2,0 - Pontos extras: apostila (0,5), participação extra classe (de Obs: o ponto da expo-freire será computado no próximo bimestre |
BIBLIOGRAFIA (básica e complementar):
Capitalismo para principiantes – Carlos Novaes: Capítulos 6,7,8, 9,10,11,12,13,14,15,17 e 18 |
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:*
ENCONTRO | DATA | ATIVIDADES |
semana | ||
01 | Avaliação do processo ensino-aprendizagem do 1 bimestre: qualidades, problemas e soluções. Preparação para a semana da vida. Para casa trabalho a partir da prova interdisciplinar. | |
02 | Semana da vida. Conselhos de Classe Participativos. Painéis avaliativos das turmas. Exibição Filme Corporações | |
03 | Organização dos grupos. Explicação dos trabalhos sobre a apostila relacionado com conteúdo das aulas e filmes. | |
04 | Exibição filme: “Ilha das Flores” Debate sobre os filmes a partir de questões. | |
05 | 30- | Exibição filme “Tempos Modernos” Avaliação dos cadernos e apostilas |
06 | Apresentação grupos 1 e 2. Avaliação oral apostila capítulos 6, 7, 8 e 9 relacionando com filmes | |
07 | Apresentação grupos 3 e 4. Avaliação oral apostila capítulos 10, 11, 12 e 13 relacionando aulas | |
08 | Apresentação grupos 5 e 6. Avaliação oral apostila capítulos 14, 15, 17 e 18 relacionando aulas. | |
09 | 27- | Dissertação final. Avaliação dos cadernos, fichários ou pastas. |
10 | Avaliação bimestral objetiva interdisciplinar. Leitura e avaliação das dissertações finais |
PLANO DE ENSINO 3 ANO
IDENTIFICAÇÃO:
3 SERIE ENSINO MÉDIO | 2 BIMESTRE – 28- |
SHIRLEI DAUDT RODRIGUES LEAL | SOCIOLOGIA |
OBJETIVO GERAL:
Ampliar a reflexão política sobre como construir a sociedade que queremos, a partir da compreensão das crises do mundo contemporâneo e do posicionamento ético emergente. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Desenvolver a postura crítica frente nossas crises e atitudes individuais e coletivas · Reconhecer na escola um espaço transdisciplinar para construção de alternativas · Apreciar e tolerar a diversidade, vendo nas crises possibilidades de crescimento coletivo · Melhorar a leitura, a interpretação, o vocabulário, a criatividade e a comunicação. · Compreender os processos de globalização e os movimentos sociais atuais · Saber em que a Imaginação Sociológica e o Holismo podem contribuir na construção de um mundo menos hostil às pessoas. · Entender a importância dos condicionamentos éticos-políticos mundiais · Perceber a ausência de neutralidade nos discursos, nas práticas e informações |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
|
METODOLOGIA DE ENSINO:
As aulas serão ministradas por meio de exposições dialógicas, com intervenções da professora e a participação dos alunos. Serão ainda realizados trabalhos, avaliações orais e seminários em sala de aula. Os exercícios dissertativos em sala e para serem feitos em casa são fundamentais neste processo de construção do conhecimento, por isto serão corrigidos e cobrados toda aula. |
RECURSOS INSTRUCIONAIS:
Quadro negro, Data show, Retroprojetor, TV e DVD/VHS, revistas, textos. |
ARTICULAÇÃO COM AS OUTRAS DISCIPLINAS DO CURSO:
O tema DIFERENÇAS foi adotado como transversal e será tratado com enfoques diversificados. Será cobrado na avaliação interdisciplinar bimestral |
AVALIAÇÃO (critérios, ponderação e recuperação):
-- Presença: 1,0 - Painel turma: 1,0 - Participação turma no conselho de classe: 0,5 - Trabalho em grupo: 1,0 - Avaliação oral apostila: 0,5 - Projetos de intervenção: 1,0 - Redação final: 1,0 - Exercícios e caderno: 2,0 (10 relatórios críticos sobre cada aula, vivências e exercícios relacionados) - Prova interdisciplinar: 2,0 - Pontos extras: apostila (0,5), |
BIBLIOGRAFIA (básica e complementar):
Apostila montada pela professora com capítulos de livros diferentes (R$ 1,00) Livro: Saber Cuidar – Leonardo Boff (exigido pelo PAS – UNB) |
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:*
ENCONTRO | DATA | ATIVIDADES |
Semana | ||
01 | Avaliação do processo ensino-aprendizagem do 1 bimestre: qualidades, problemas e soluções. Preparação para a semana da vida. Para casa trabalho a partir da prova interdisciplinar. | |
02 | Semana da vida. Conselhos de Classe Participativos. Painéis avaliativos das turmas. Exibição Filme: Malcolm X | |
03 | Organização dos grupos. Explicação dos trabalhos sobre a apostila relacionado com pesquisa sociedade civil organizada | |
04 | Filme: Holismo. Questões e debate. Avaliação cadernos e apostilas. Leitura Imaginação Sociológica. Avaliação oral | |
05 | 30- | Trabalhos grupos 1 e 2 . Avaliação oral da 1 parte da apostila: Mundo Globalizado e textos complementares. |
06 | Trabalhos grupos 3 e 4. Prova oral 2 parte apostila: Minorias - questão contemporânea. | |
07 | Trabalhos grupos 5 e 6. Debate avaliativo: educação, mercado de trabalho, sindicalismo atual – problemas e alternativas. | |
08 | Projetos de intervenção apresentação e avaliação dos resultados. | |
09 | 27- | Dissertação final. Avaliação dos cadernos, fichários ou pastas. |
10 | Avaliação bimestral objetiva interdisciplinar. Leitura e avaliação das dissertações finais. |
* Cronograma sujeito a alterações: fique atento às orientações da professora em cada aula. Todo o conteúdo, exercícios e avaliações serão dados, o que pode alterar é a data.
[1] Todo dia os estudantes deverão fazer um relatório crítico de no mínimo 5 linhas sobre o que ficou da aula. Se por acaso algum faltar poderá fazer o texto acerca dos temas sublinhados abaixo.
* Cronograma sujeito a alterações: fique atento às orientações da professora em cada aula. Todo o conteúdo, exercícios e avaliações serão dados, o que pode alterar é a data.
* Cronograma sujeito a alterações: fique atento às orientações da professora em cada aula. Todo o conteúdo, exercícios e avaliações serão dados, o que pode alterar é a data.
Nenhum comentário:
Postar um comentário