Vamos lá!
Acredito em um livro como creio nos sonhos ,
dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo
dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo
sábado, 12 de março de 2022
Semana da mulher
Amores, nesta semana trabalhamos em sociologia o tema MEMÓRIAS, explicado de maneira rica e didática no vídeo do Átila Iamarino:
Em algumas turmas consegui exibir todo em outras nem comecei, por isso disponibilizo aqui também, além de já estar na turma do Googleclass (cógigo: kua3cdi. Esse filme dialoga com o projeto Mulheres Inspiradoras, pelo qual realizamos entrevistas, trocamos ideias em aula e foi apresentado pela turma 1º j no sábado letivo. Infelizmente, neste ano o google tirou a possibilidade de gravarmos os eventos para disponibilizarmos depois para quem perdeu, mas posso colocar aqui o TED da professora que idealizou este projeto e foi super premiada internacionalmente:
A Gina é professora da rede pública aqui do DF. Ela é uma parceira incrível e fez 3 palestras on-line para nossa escola no ano passado. Teve uma vida difícil na infância por ser pobre e negra, mas com educação e resistência conseguiu crescer. A história dela lembra um pouco a de uma escritora brasileira, um tanto esquecida por nós, mas cobrada no PAS: Carolina de Jesus:
Como ela, outras mulheres na história nacional e internacional fizeram a diferença e questionaram padrões. Neste sábado letivo, exibimos alguns vídeos que trazem a memória de maneira rápida e lúdica de diversas mulheres fantásticas, como a Malala, que passei em aula. Cada professora foi comentando um vídeo, texto, memória ou apresentação estudantil relacionando com sua disciplina:
Nas artes, pintura, música, dança...
Mulheres de classe baixa e da elite...
Sempre criando e inovando...
Mesmo sem o reconhecimento devido...
Teve uma convidada externa, uma bióloga que falou um pouco da sua pesquisa com estudantes do Ensino Média sobre o perfil de cientista que tinham. Percebeu que poucos lembravam de cientistas e quando isso aconteciam a imagem era de um homem, branco estangeiro. Isso dialoga não só com os vídeos acima, mas também o textos discutidos sobre mulheres cientistas e suas invenções desprestigiadas.
O reconhecimento de mulheres em diversas áreas como mostrado no sábado e lembradas nos 15 vídeos disponíveis na turma do classroom, permite maior possibilidade de escolhas para as meninas e a fortalecimento de todos na luta contra as desigualdades e injustiças. Ao aproveitarmos as contribuições de diferentes pessoas teremos um ambiente cultural mais rico e criativa para superarmos nossas dificuldades e crises. Isso foi um pouco do que discutimos nas aulas de projeto de vida dessa semana a partir do filme "LUTE COMO UMA MENINA":
Além de tratar das questões de gênero, esse filme foca na capacidade de adolescentes construirem juntos os seus sonhos, se organizarem e questionarem padrões que calam, oprimem, infantilizam e limitam nossas possibilidades. Ao final da aula, o professor Anderson propôs uma tarefa de fotografar os espaços escolares trazendo as emoções boas e ruins que lhes trazem, para exporem e discutirmos na próxima aula.
Começaremos a sair mais de sala, por isso tragam suas cangas. Vamos ocupar nossos espaços!
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