Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



sexta-feira, 4 de março de 2022

3º semana de aulas

Amores, vi que a formatação deste blog está ruim, deixando tudo junto, sem parágrafos nem espaços para destaques. Tentei minimizar esse problema colocando fotos para espaçar os textos e ficar mais agradável a leitura. Ainda estou investigando para entender o que aconteceu com as postagens deste ano. Enquanto, permancer este problema, escreverei menos aqui. Vou abrir uma turma pelo google onde postarei materiais por ela, mas vocês terão que acessar pelo e-mail institucional e colocar este código: kua3cdi , após clicar em participar de uma turma. Lá darei informes rápidos e materiais mais pesados. E aqui ficará para os resumos críticos. Nesta semana, como foi carnaval, só tivemos a discussão do filme "Nunca me Sonharam" no projeto de vida, que dialóga muito com nossos conteúdos de Sociologia. Desigualdade econômica, diversidade cultural e direitos sociais são temas centrais nas Ciências Sociais. O próprio filme e a série decorrente, que postei o capítulo 1 acima, são pesquisas sociais muito bem feitas. Eles podem dar bons exemplos de questões a serem feitas às 3 entrevistadas de vocês. Vocês já começaram as pesquisas qualitativas? Lembrem que são para a próxima aula! Eu enviei minhas perguntas pelo WhatsApp às minhas entrevistadas. Neste ano, escolhi conhecer mais as memórias das seguintes mulheres que me influenciaram: minha mãe, minha única tia por parte de pai, a psicóloga da nossa escola e minha melhor amiga de adolescência. As três primeiras já me deram retorno, mas só contarei suas histórias em nossa aula presencial. Venham e vamos trocar histórias inspiradoras de mulheres que fazem diferença em nosso cotidiano!! O vídeo acima mostra a história de uma menina atual que fez a diferença na idade de vocês, assim como as pessoas retratadas no filme que discutimos. Infelizmente, o debate ficou aquém do que eu esperava. Talvez pela vergonha dos colegas novos ou por desinteresse mesmo, o debate nos pequenos grupos foi quase inexistente. As falas ao final foram legais, mas pareceu mais como visões pessoais do que resultado de uma elaboração coletiva. Acho que o isolamento da pandemia pode ter inibido o desenvolvimento de habilidades socioemocionais necessárias para esse tipo de trabalho. Precisamos melhorar isso. Teremos debates em grupos todas as aulas, tanto de Sociologia, quanto de Projeto de Vida (mesmo nas turmas do Anderson).

Nenhum comentário:

Postar um comentário