Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



domingo, 24 de novembro de 2019

Realização dos sonhos, mediação e Libertadores

Amores,

aqui estou sofrendo em família, assistindo o primeiro tempo do jogo final da Libertadores. Escrever me acalma e me ajuda a curtir mais o sábado em comunidade. Estou feliz e cansada. Adoro ter muita gente em minha volta e foi isso que eu tive intensamente ao longo de toda a semana. Na segunda-feira estava tensa por causa dos projetos de vocês. Tinha medo de não conseguirem realizar em medida alguma os seus sonhos. Acho que era também um pouco de neurose minha em querer ter sempre o controle das coisas. Com terapia e o curso Comunidade de Aprendizagem tenho aprendido a descentralizar cada vez mais e entender que puxar tudo para mim é ruim, pois me exaure e desempodera vocês. Me manter imparcial na disputa da direção da escola também foi um dilema cansativo no começo da semana, mas estou terminando bem resolvida com isso. Gosto de me posicionar, ser proativa, fazer a diferença, mas entendi que as vezes contribuímos mais só ouvindo, apoiando emocionalmente as pessoas e mostrando o lado positivo das diferentes posições. Na realidade, alguém tem que fazer a mediação e sinto que esse papel ficou para mim neste contexto. Além de dar a chance dos outros fazerem suas escolhas sem a minha intervenção direta, percebo que esse papel de mediação ou tutoria (no caso dos projetos) me treina para ser mais humana, comedida, respeitosa comigo e com os outros. Algumas vezes discordei dos encaminhamentos das turmas e até do grêmio, mas quando aceito que a escolha é toda dos estudantes e cabe a mim apenas ajudá-los a realizar seus sonhos, dar dicas e gerar reflexões para o aprendizado, tudo fica mais leve e flui. Também me permite ampliar minha compreensão das relações e do mundo, aumentando inclusive minhas possibilidades de parcerias. Quando aceito de peito aberto os projetos de vocês, enfrentando minhas inseguranças e reconhecendo minhas fragilidades, viro parceira no que de fato querem e consigo articular mais pessoas para ajudá-los. Os professores de artes, filosofia, geografia, inglês, a Paloma, a Lucimar, a Salete, a Gabriella com sua equipe e estudantes universitários contribuíram para abrilhantar as realizações de vocês.
Goooooolllll!!!
Somos brasileiros e não desistimos nunca!!
Goooooooooooooolllll!!!
Persistimos e vamos vencer de virada!!
Ganhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaamos!!!!
Bom agora só vou enviar as fotos depois que terminar a comemoração aqui.


 O primeiro projeto de turma a se realizar foi o do 3ºA. Decidiram fazer um horário cultural para descontraírem e trazer a diversidade da turma de maneira divertida com união.

 

 Teve origami













 Teatro







Dança, canções e recital de poemas
Isso tudo foi na quinta-feira no último horário antes do trote.  No mesmo dia de tarde, um grupo do 3ºF fez uma roda de conversa com a chapa 2 e no dia seguinte com a Chapa 1. Achava melhor ser feito com todos juntos, mas o grupo preferiu assim e mas parece que deu certo. 

Na sexta e no sábado fomos à UnB. Isso contemplava o projeto do 3ºD que era ter aulas ao ar livre e que estimulassem a ecologia, as atividades físicas e a melhora da qualidade de vida. Também é a turma onde tem mais alunos participando do projeto da Fiocruz sobre saúde coletiva. Por isso, iremos na aula dela na próxima sexta caminhando até à fundação para uma palestra de encerramento do projeto. Minha maior preocupação é com a chuva, que nas duas caminhadas dessa semana ocorreu. Se tiver com tempestade deixarei a turma vendo filme e levarei somente os 4 alunos do projeto. Agora as fotos das aventuras:


MANEJO AGROFLORESTAL NO CA das Ciências Ambientais (sexta 22/11)















Colmeia de abelha jataí

 











 INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - EXPOSIÇÃO TIMOR LESTE












AULÃO DE ARTES OBRAS DO PAS UnB 3ª ETAPA


Azulejos da faculdade de educação
 


 Esquecemos de tirar fotos no Beijódromo. Estava chovendo muito e o esquema de fazer duas levas de carro acabou ocupando nossa atenção. Mas foi tudo maravilhoso! Depois fui ao churrasco do 3ºG . Esse não era projeto de sociologia, apenas confraternização deles. Essa turma, assim como o 3ºC e o 3ºE optaram por feira de profissões e apresentarão na próxima aula. O 3ºB começou com um projeto de ação solidária, mas metade da turma depois optou por profissões. O importante é cada um pagar o preço dos seus sonhos e dar os passos que podemos neste pequeno período. Segue a foto do churras:


 

 Tive que sair logo do churrasco porque meu marido ia competir no torneio de judô na Candangolândia. Ele tirou o primeiro lugar. #orgulhodomaridão. 






Acabei encontrando outros alunos na competição de judô:






 Logo após fui para casa assistir a final do jogo da Libertadores com a família.
 




Comemoração na banheira.

 















Nenhum comentário:

Postar um comentário