Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



domingo, 8 de setembro de 2019

Influências, vozes diversas, mediação de conflitos e sementes

Amores,
pensei em vocês durante todo o fim de semana, mesmo tentando descansar. As músicas e vídeos trazidos por vocês agitaram não só os debates, mas também minha mente. Foi legal para vermos as influências que vocês recebem, relacionarmos com nosso conteúdo e treinarmos a mediação de conflitos tão fundamental para as construções democráticas. Gostaria de comentar cada uma das contribuições de vocês, porém terei que ser mais objetiva nesta postagem, pois ando esgotada com as inúmeras demandas. Então colocarei no final desta postagem as músicas e vídeos só para vocês saberem do que apareceu nas outras turmas. É bem interessante para entramos em contato com as diferentes vozes presentes em nosso meio social, ampliando nossa percepção da complexidade. Em geral, as aulas tiveram bons resultados, com amadurecimento sócio emocional. Por outro lado, os eventos desta semana foram pouco exitosos, na minha opinião. A frustração fizeram minha cabeça repensá-los diversas vezes tentando achar soluções para o que ocorreu. Na segunda, a palestra se configurou como uma terapia coletiva, na qual poucos estavam preparados para a dinâmica. A terapeuta também se mostrou insuficientemente familiarizada com o ambiente e o público em questão. Na terça, tivemos um intervalo cultural de cunho religioso, apadrinhado pela professora de inglês. Estudantes me reportaram seu incômodo com a situação no qual tentei mediar, mas sem condições de resolver as dores produzidas a partir disso. Na quarta, discutimos a questão em coordenação e acordamos maior diálogo frente aos eventos da escola, para melhor preparação e adequações. Porém, na sexta mais um evento ocorreu de maneira pouco organizada: a oficina de bioconstrução. Vieram 110 estudantes do matutino, mas o material só dava para 20 pessoas trabalharem por vez. Tivemos que levar a situação com descontração e aproveitei para orientar a construção dos espaços de vivência de cada turma. Alguns alunos ficaram brincando com água e acabei deixando por conta do tempo muito seco, porém, quando alguns se sentiram desrespeitados, tive de acabar com o jogo. Ficamos até às 18h, mas infelizmente só conseguimos cobrir uma parte da estrutura de bambu com folhas de bananeira. O restante terá que ser feito na aula de educação física do vespertino. De qualquer maneira, deixamos as sementes para os trabalhos coletivos da gincana e do colégio. Espero que avancemos nessa organização coletiva para construirmos a escola que queremos.

Terapia sistêmica:


OFICINA DE BIOCONSTRUÇÃO






MÚSICAS TRAZIDAS PELOS GRUPOS NAS AULAS:

EM MAIS DE UMA TURMA: 








* PRIMAVERA FACISTA - apareceu em duas turmas, mas não consegui adicionar. Nas opções para colar aqui só vinham vídeos contra a música, mas quem quiser ver está no YouTube. 

3ºA



* INSALUBRE- MV BILL - também achei no YouTube mas não consegui adicionar aqui. 

3ºB
*

3ºC


3ºD


3ºE




3ºF

(3ºD também)




3ºG



OBSERVAÇÃO: Tiveram músicas que não anotei direito o nome ou não consegui achar. Quem tiver e puder me passar eu adiciono aqui depois.

VÍDEOS

3ºC

3ºE


3ºF



Nenhum comentário:

Postar um comentário