hoje de noite viajo para Jeriquaquara! Trabalho nas eleições para garantir abonos como estes que permitem descansar a mente no meio do semestre. Porém, sempre saio com tudo planejado, deixando pessoas e exercícios para auxiliar o estudo de vocês. Como muitas pessoas faltaram nessa semana, em função da aula da saudade e outras situação um pouco nebulosas para mim, vou deixar aqui todas as informações básicas dadas em aulas:
FORMAMOS NOVOS GRUPOS: todo início de mês farei isso para quebrar panelinhas e ampliar o senso de coletividade de vocês, habilidade básica para a política e a democracia. Muitos não gostaram e conversamos sobre isso relacionando com os conceitos: sentimento de pertencimento e fascismo. O primeiro mais um elemento importante da política, que mal utilizado ou manejado pode cair em politicagem, no caso o segundo conteúdo. Estamos treinando com isso outra competência sócio emocional: respeito à diversidade e diálogo com a alteridade. O critério de formação neste mês foi o número da chamada, para que houvesse diversidade ideológica aleatória dentro de cada grupo. O trabalho que terão de fazer se refere à leitura e apresentação dos capítulos do livro didático em relação aos vídeos e conceitos passados no bimestre. Vale 2,0 pontos e deverá ser apresentado no meu retorno (23, 24 ou 25/9, dependendo da turma). Deverão preparar uma apresentação onde todos os integrantes participem em no máximo 10min por grupo. O estilo será livre. Também terão de trazer um painel em folha de papel pardo com uma redação, gráfico, tabela, imagens, referências. Usem o formato clássico de introdução, desenvolvimento e considerações finais. Esse painel será utilizado no mini fórum sobre Democracia no dia 27/9 no turno contrário. Valerá pontos para a Gincana Cuidar (detalhes sobre as atividades dela e a pontuação nas diversas disciplinas segue ao final).
Segue a divisão da unidade 3 do livro didático Sociologia Hoje:
| |||||||||||||||
EXERCÍCIOS ABONOS
SOCIOLOGIA SEMANA 16 A 20 DE SETEMBRO:
1ª AULA:
Responder nos grupos de setembro
(pelo número da chamada) as seguintes questões:
1) O que vocês gostaram no filme
"Democracia em Vertigem"? O que levam para vida de vocês?
2) O que vocês desgostaram ou
discordaram do filme? Por que ?
3) Foi fácil ou difícil assistir
e debater o filme em grupo? Por que?
4) Em que esse filme se relaciona
com os filmes anteriores (NO e Batalhas pela História)?
5) Em que esse filme se relaciona
com o capítulo que vocês terão de apresentar em sala?
6) Em que esse filme tem em comum
com a palestra do Paulo Guedes e a do Adama Dieng da ONU?
7) O que tem de diferenças? O que
podemos aprender com elas?
8) Faça um parágrafo relacionando
os filmes vistos neste bimestre e os seguintes conceitos: DEMOCRACIA, HISTÓRIA,
PODER, CIDADANIA, VOZES DIVERSAS, SENSO DE COLETIVIDADE, POLÍTICA E
POLITICAGEM.
OBSERVAÇÃO: ENTREGAR AS QUESTÕES RESPONDIDAS AO FINAL
DA AULA PARA A ESTAGIÁRIA OU PARA A DIREÇÃO COM A TURMA, NÚMERO DO GRUP E NOMES
DOS QUE EFETIVAMENTE FIZERAM.
ENVIAR UM VÍDEO DE NO MÁXIMO 30 SEG DE VOCÊS VENDO E
DEBATENDO O FILME.
2ª AULA:
Nos grupos de setembro, responda
o seguinte roteiro:
1) Quais as principais
habilidades e dificuldades de cada um dos componentes?
NOME
|
HABILIDADES
|
DIFICULDADES
|
2) Como irão apresentar o
capítulo relacionando com tudo visto em no máximo 10 minutos? (teatro,
seminário, dinâmica, vídeo, música, história em quadrinhos, etc)
3) O que cada integrante do grupo
fará neste trabalho (faça uma tabela detalhada). Lembrem que terão de ler o
capítulo do seu grupo, apresentar as relações com todo o conteúdo, as questões
para debate e fazer um painel com redação, gráfico, tabela, imagens e referências.
NOME
|
ATIVIDADE/ OCUPAÇÃO
|
4) Quais os problemas ou
obstáculos que estão tendo para fazer esses trabalhos?
5) O que estão aprendendo e
gostando neste trabalho?
Dos filmes vistos em sala, o NO e o Batalhas pela História são difíceis de achar, portanto terão que ouvir a versão dos colegas que assistiram em aula. Infelizmente, foi impossível passar em todas as turmas os três últimos vídeos em sala, portanto terão que ver em casa. O Democracia em Vertigem é do Netflix e os outros vídeos, por serem curtos, mandarei abaixo:
Todos os vídeos passados tem pontos em comuns: a utilização da história para a defesa da diversidade, da democracia, dos valores humanos. Claro que as diferenças também são grandes para trazermos as diversas vozes dentro da conjuntura política atual. O Batalhas pela história denuncia os problemas do patrimonialismo associado ao populismo. O Democracia em Vertigem, evidencia muitos elementos de politicagem (peculato, nepotismo, patrimonialismo, populismo e fascismo) na história recente do país que atrapalham a plenitude democrática. Paulo Guedes já traz uma visão otimista frente a democracia brasileira analisando eleições e discursos anteriores e atuais. Adama Dieng, alerta para a problemática do discurso de ódio no mundo.
Aproveitem essa oportunidade de construirem juntos o conhecimento e a aula que sentem aprender mais. A estagiária estará aí para apoia-los. Bom trabalho!
Espero voltar renovada para conseguir apoiar todos os projetos da escola. Aproveitem essas aulas mais livres para organizarem a turma para as coletas da gincana. Segue as planilhas da Gincana Cuidar:
ATIVIDADE | DATA | PONTUAÇÃO * |
SARAU CUIDAR (23/8) | 23/ago | 1 por pessoa |
OFICINA DE BIOCONSTRUÇÃO 1 (24/8) | 24/ago | 1 por pessoa |
MESA ICS/UNB militarização (29/8) | 29/ago | 1 por pessoa |
VIVÊNCIA TERAPEUTICA SISTÊMICA (2/9) | 02/set | 1 por pessoa |
OFICINA DE BIOCONSTRUÇÃO 2 (6/9) | 06/set | 1 por pessoa |
RODA DEVOLUTIVA FIOCRUZ saúde coletiva (9/9) | 09/set | 1 por pessoa |
RECOLHIMENTO DE ÓLEO USADO com prof. Leila no laboratório | set e out | 1 por litro |
RECOLHIMENTO DE PAPEL USADO com Eduardo ao lado da cantina | set e out | 1 por caixa cheia |
RECOLHIMENTO DE PLÁSTICOS com Eduardo ao lado da cantina | set e out | 1 por saco de 100l cheio |
PALESTRA SETEMBRO AMARELO (GRÊMIO E SOE) | a definir | 1 por pessoa |
PARCERIAS REALIZADAS PELA TURMA QUE CONTRIBUAM PARA A ESCOLA | set e out | 5 por parceria |
CONSTRUÇÃO DE 1 ESPAÇO DE VIVÊNCIA DA TURMA com biocontrução e placa | set e out | 50, 40 ou 30 pontos |
MINI FÓRUM DE DEMOCRACIA | 27/set | 2 por pessoa |
OFICINA DE AGROFLORESTA, COMPOSTAGEM E PLANTIO | a definir | 2 por pessoa |
DEVOLUTIVA PROJETO FIOCRUZ | 30/set | 1 por pessoa |
DEVOLUTIVA PROJETO FIOCRUZ | 11 e 20/out | 1 por pessoa |
PLANTAÇÃO DE UMA ÁRVORE DA TURMA COM A PLACA | outubro | 15 pontos |
PREPARAÇÃO DE VÍDEO CURTO (máximo 2min) de conscientização | outubro | 10, 7 ou 5 pontos |
* A pontuação dobra para as pessoas que atuam na organização ou trabalham para | ||
que o evento ocorra. Além disso, a postura adequada a cada evento conta. | ||
Nas tarefas onde a pontuação é geral, a turma deverá fornecer um documento | ||
indicando quem efetivamente contribuiu na atividade, indicando ao lado do | ||
nome o que o aluno fez. A nota final será modulada individualmente de acordo | ||
com a participação de cada um. | ||
A turma que tiver mais pontos ganhará um passeio ecológico. |
Agora segue a pontuação que cada professor dará no 4º bimestre à Gincana:
PROFESSOR | NOTA |
Ana Paula Matemática | 0,50 |
Andrea Filosofia | 1,00 |
Andreia Biologia | 1,00 |
Clécia Inglês | 0,50 |
Débora Física | 1,00 |
Eduardo Geografia | 0,50 |
Fátima Espanhol | 1,00 |
Irmar Matemática | 1,00 |
Luciana Português | 0,50 |
Luiz Artes | 1,00 |
Luiz História | 1,00 |
Neto Química | 0,20 |
Neusa Educação Física | 1,00 |
Shirlei Sociologia | 1,00 |
Sueli Português | 0,50 |
O projeto é de toda a escola e está em constante construção, portanto aceitamos sugestões de atividades e apoio de todo o tipo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário