Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Batalhas pela História, novos grupos e Gincana Cuidar

Amores,

hoje de noite viajo para Jeriquaquara! Trabalho nas eleições para garantir abonos como estes que permitem descansar a mente no meio do semestre. Porém, sempre saio com tudo planejado, deixando pessoas e exercícios para auxiliar o estudo de vocês. Como muitas pessoas faltaram nessa semana, em função da aula da saudade e outras situação um pouco nebulosas para mim, vou deixar aqui todas as informações básicas dadas em aulas:

FORMAMOS NOVOS GRUPOS: todo início de mês farei isso para quebrar panelinhas e ampliar o senso de coletividade de vocês, habilidade básica para a política e a democracia. Muitos não gostaram e conversamos sobre isso relacionando com os conceitos: sentimento de pertencimento e  fascismo. O primeiro mais um elemento importante da política, que mal utilizado ou manejado pode cair em politicagem, no caso o segundo conteúdo. Estamos treinando com isso outra competência sócio emocional: respeito à diversidade e diálogo com a alteridade. O critério de formação neste mês foi o número da chamada, para que houvesse diversidade ideológica aleatória dentro de cada grupo. O trabalho que terão de fazer se refere à leitura e apresentação dos capítulos do livro didático em relação aos vídeos e conceitos passados no bimestre. Vale 2,0 pontos e deverá ser apresentado no meu retorno (23, 24 ou 25/9, dependendo da turma). Deverão preparar uma apresentação onde todos os integrantes participem em no máximo 10min por grupo. O estilo será livre. Também terão de trazer um painel em folha de papel pardo com uma redação, gráfico, tabela, imagens, referências. Usem o formato clássico de introdução, desenvolvimento e considerações finais. Esse painel será utilizado no mini fórum sobre Democracia no dia 27/9 no turno contrário. Valerá pontos para a Gincana Cuidar (detalhes sobre as atividades dela e a pontuação nas diversas disciplinas segue ao final).

Segue a divisão da unidade 3 do livro didático Sociologia Hoje:

grupo capítulo
1 11
2 12
3 13
4 14
5 15
6 Concluindo














Para ajuda-los na preparação do trabalho segue os exercícios da próxima semana:

EXERCÍCIOS ABONOS SOCIOLOGIA SEMANA 16 A 20 DE SETEMBRO:
1ª AULA:
Responder nos grupos de setembro (pelo número da chamada) as seguintes questões:
1) O que vocês gostaram no filme "Democracia em Vertigem"? O que levam para vida de vocês?

2) O que vocês desgostaram ou discordaram do filme? Por que ?

3) Foi fácil ou difícil assistir e debater o filme em grupo? Por que?

4) Em que esse filme se relaciona com os filmes anteriores (NO e Batalhas pela História)?

5) Em que esse filme se relaciona com o capítulo que vocês terão de apresentar em sala?

6) Em que esse filme tem em comum com a palestra do Paulo Guedes e a do Adama Dieng da ONU?

7) O que tem de diferenças? O que podemos aprender com elas?

8) Faça um parágrafo relacionando os filmes vistos neste bimestre e os seguintes conceitos: DEMOCRACIA, HISTÓRIA, PODER, CIDADANIA, VOZES DIVERSAS, SENSO DE COLETIVIDADE, POLÍTICA E POLITICAGEM.


OBSERVAÇÃO: ENTREGAR AS QUESTÕES RESPONDIDAS AO FINAL DA AULA PARA A ESTAGIÁRIA OU PARA A DIREÇÃO COM A TURMA, NÚMERO DO GRUP E NOMES DOS QUE EFETIVAMENTE FIZERAM.
ENVIAR UM VÍDEO DE NO MÁXIMO 30 SEG DE VOCÊS VENDO E DEBATENDO O FILME.
2ª AULA:
Nos grupos de setembro, responda o seguinte roteiro:
1) Quais as principais habilidades e dificuldades de cada um dos componentes?
NOME
HABILIDADES
DIFICULDADES






















2) Como irão apresentar o capítulo relacionando com tudo visto em no máximo 10 minutos? (teatro, seminário, dinâmica, vídeo, música, história em quadrinhos, etc)


3) O que cada integrante do grupo fará neste trabalho (faça uma tabela detalhada). Lembrem que terão de ler o capítulo do seu grupo, apresentar as relações com todo o conteúdo, as questões para debate e fazer um painel com redação, gráfico, tabela, imagens e referências.
NOME
ATIVIDADE/ OCUPAÇÃO














4) Quais os problemas ou obstáculos que estão tendo para fazer esses trabalhos?


5) O que estão aprendendo e gostando neste trabalho?


OBSERVAÇÃO: ENTREGAR AO FINAL DESTA AULA PARA A ESTAGIÁRIA OU PARA A DIREÇÃO, IDENTIFICANDO A TURMA E O NÚMERO



Dos filmes vistos em sala, o NO e o Batalhas pela História são difíceis de achar, portanto terão que ouvir a versão dos colegas que assistiram em aula. Infelizmente, foi impossível passar em todas as turmas os três últimos vídeos em sala, portanto terão que ver em casa. O Democracia em Vertigem é do Netflix e os outros vídeos, por serem curtos, mandarei abaixo:




 Todos os vídeos passados tem pontos em comuns: a utilização da história para a defesa da diversidade, da democracia, dos valores humanos. Claro que as diferenças também são grandes para trazermos as diversas vozes dentro da conjuntura política atual. O Batalhas pela história denuncia os problemas do patrimonialismo associado ao populismo. O Democracia em Vertigem, evidencia muitos elementos de politicagem (peculato, nepotismo, patrimonialismo, populismo e fascismo) na história recente do país que atrapalham a plenitude democrática. Paulo Guedes já traz uma visão otimista frente a democracia brasileira analisando eleições e discursos anteriores e atuais. Adama Dieng, alerta para a problemática do discurso de ódio no mundo.

Aproveitem essa oportunidade de construirem juntos o conhecimento e a aula que sentem aprender mais. A estagiária estará aí para apoia-los. Bom trabalho!
Espero voltar renovada para conseguir apoiar todos os projetos da escola. Aproveitem essas aulas mais livres para organizarem a turma para as coletas da gincana. Segue as planilhas da Gincana Cuidar:


ATIVIDADE DATA PONTUAÇÃO *
SARAU CUIDAR (23/8) 23/ago 1 por pessoa
OFICINA DE BIOCONSTRUÇÃO 1 (24/8) 24/ago 1 por pessoa
MESA ICS/UNB militarização (29/8) 29/ago 1 por pessoa
VIVÊNCIA TERAPEUTICA SISTÊMICA (2/9) 02/set 1 por pessoa
OFICINA DE BIOCONSTRUÇÃO 2 (6/9) 06/set 1 por pessoa
RODA DEVOLUTIVA FIOCRUZ saúde coletiva (9/9) 09/set 1 por pessoa
RECOLHIMENTO DE ÓLEO USADO com prof. Leila no laboratório set e out 1 por litro
RECOLHIMENTO DE PAPEL USADO com Eduardo ao lado da cantina  set e out 1 por caixa cheia
RECOLHIMENTO DE PLÁSTICOS com Eduardo ao lado da cantina  set e out 1 por saco de 100l cheio
PALESTRA SETEMBRO AMARELO (GRÊMIO E SOE) a definir 1 por pessoa
PARCERIAS REALIZADAS PELA TURMA QUE CONTRIBUAM PARA A ESCOLA set e out 5 por parceria
CONSTRUÇÃO DE 1 ESPAÇO DE VIVÊNCIA DA TURMA com biocontrução e placa set e out 50, 40 ou 30 pontos
MINI FÓRUM DE DEMOCRACIA 27/set 2 por pessoa
OFICINA DE AGROFLORESTA, COMPOSTAGEM E PLANTIO a definir 2 por pessoa
DEVOLUTIVA PROJETO FIOCRUZ 30/set 1 por pessoa
DEVOLUTIVA PROJETO FIOCRUZ 11 e 20/out 1 por pessoa
PLANTAÇÃO DE UMA  ÁRVORE DA TURMA COM A PLACA  outubro 15 pontos
PREPARAÇÃO DE VÍDEO CURTO (máximo 2min) de conscientização outubro 10, 7 ou 5 pontos












* A pontuação dobra para as pessoas que atuam na organização ou trabalham para

que o evento ocorra. Além disso, a postura adequada a cada evento conta. 

Nas tarefas onde a pontuação é geral, a turma deverá fornecer um documento

indicando quem efetivamente contribuiu na atividade, indicando ao lado do 

nome o que o aluno fez. A nota final será modulada individualmente de acordo

com a participação de cada um. 

A turma que tiver mais pontos ganhará um passeio ecológico. 




Agora segue a pontuação que cada professor dará no 4º bimestre à Gincana:


PROFESSOR NOTA
Ana Paula Matemática 0,50
Andrea Filosofia 1,00
Andreia Biologia 1,00
Clécia Inglês 0,50
Débora Física 1,00
Eduardo Geografia 0,50
Fátima Espanhol 1,00
Irmar Matemática 1,00
Luciana Português 0,50
Luiz Artes 1,00
Luiz História 1,00
Neto Química 0,20
Neusa Educação Física 1,00
Shirlei Sociologia 1,00
Sueli Português 0,50

O projeto é de toda a escola e está em constante construção, portanto aceitamos sugestões de atividades e apoio de todo o tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário