Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



sexta-feira, 10 de maio de 2019

EXPOFREIRE e "Nunca me sonharam"

Amores,

nessa semana ficamos basicamente envolvidos na Expofreire. Foi extremamente desgastante para mim, como em nenhum outro ano foi, mas no fim senti que valeu a pena. Dessa vez fiquei orientando 4 grupos, entre eles o mídia show que organiza tudo. Na realidade, os dois últimos grupos (mídia e obras do PAS) assumi na última hora, porque queria ver a coisa certa acontecer: todos incluídos e envolvidos para que o evento coletivo ocorresse da melhor forma possível. De fato, ele aconteceu e tiveram trabalhos maravilhosos, graças a principalmente a criatividade, energia e resiliência de vocês. Vários grupos sequer tiveram orientação. O pobre do mídia recebia ordens desconexas de várias pessoas e acabava perdido e frustrado. Houve muito conflito, como sempre, mas sinto que o corpo docente e a direção estavam mal preparados para lidar com eles. Percebi vários estudantes e até professores serem mal tratados. Fiquei realmente chateada com isso. Minha mente ficou hiper acelerada tentando resolver questões que só em próximos eventos poderão ser melhoradas. Isso me exaure muito e tira minha presença que permitiria me relacionar mais efetivamente com as pessoas,  curtindo mais as coisas. Quando me sentia desanimada, ia olhar os trabalhos e aproveitar o que há de bom nesses eventos. Aí voltava mais energizada para continuar a lidar com os diversos problemas. Infelizmente, como sempre foi impossível ver todos os trabalhos, mesmo correndo os corredores nos dois turnos. Todo ano trago meus filhos para ver as apresentações, mas nem consegui tirar fotos. Segue algumas que recebi pelo zap do matutino:




















Hoje (sexta 10/5) tivemos conselhos de classe. A coisa mais deprimente da escola! Mas, enquanto isso, fiz articulações de projetos e passei o filme "Nunca me sonharam". Poucos vieram e debateram, mas cobrarei em aula e provas mais para frente. A temática tem a ver com escolas e dialoga com o nosso próximo debate de sala. Segue o documentário e roteiro de questões que responderemos em sala de aula:


1) Quantas partes têm esse filme?
2) Do que se trata cada uma delas?
3) De qual você mais gostou? Por que?
4) Que situações trazidas no filme lembra a nossa escola?
5) Que soluções o filme propõe?
6) Você tem alguma discordância ao discurso do filme? Justifique.
7) Que relações podemos traçar entre o filme e a Expofreire?
8) Utilize algum conceito sociológico ou autor clássico para analisar algo apresentado nesse filme.
9) Por que o título do filme é "Nunca me sonharam"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário