Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Início do 1º semestre letivo

Estudantes,

neste ano comecei diferente dos outros. Já cheguei cansada, sobrecarregada e um pouco descrente em relação à educação. Normalmente chegava cheia de energia, ideias, empolgação e muita fé na humanidade. Desde o ano passado sinto uma nuvem pesada pairando sobre as relações sociais, o que fragilizou minha saúde. Porém, ao final da semana estou me sentido mais animada. Gostei da postura geral das turmas. As dinâmicas e redações tiveram bons resultados. Acho que compreenderam bem os conceitos centrais trabalhados: localização, acesso, estrutura e conjuntura. Talvez o vínculo que já tinha com vocês esteja me ajudando a lidar melhor com as dificuldades da docência na atual conjuntura nacional. A reunião de projetos também reacendeu minha fé no protagonismo juvenil. Claro que tem as chateações dos desentendimentos e obstáculos, mas estou confiante que irão superá-los. A comissão para o grêmio já começou a se articular, assim como os projetos de dança, rádio, lutas e horta. Já conseguimos 4 ônibus para visitação no CCBB e agendamento para Câmera Ligada (soltarei os bilhetes em março). Na próxima aula, já aprofundaremos questões do primeiro exercício passado para fazer em casa individualmente. Segue abaixo o texto e os itens a serem respondidos no caderno:



TEMA: TRABALHO
VISÃO FILOSÓFICA
Trabalho: ação transformadora da realidade que se distingue da ação animal porque é dirigida por um projeto (antecipação da ação pelo pensamento), é deliberada, intencional. Pelo trabalho é estabelecida uma relação dialética entre teoria e prática, o que possibilita o aperfeiçoamento dos meios de trabalho e do próprio homem. Estabelecem-se relações mutáveis que alteram a maneira humana de perceber, pensar e de sentir, gerando um processo histórico.
Isto tudo só é possível porque o homem possui a linguagem, pois é por meio dela que é capaz de representar simbolicamente o mundo, torná-lo presente no pensamento e comunicar-se com outros homens. Assim, o trabalho só pode ser entendido como uma atividade essencialmente coletiva, situada em um contexto histórico-cultural.

VISÃO HISTÓRICO-CULTURAL:
Sociedades tribais: A idéia de trabalho como coisa separada não existe nessas sociedades. Ele não tem um valor em si do tipo “O trabalho dignifica o Homem”. As atividades vinculadas à produção estão associadas aos ritos, mitos, ao sistema de parentesco, às festas, às artes, enfim a toda vida social, política, religiosa e econômica. Não há uma separação cronológica do tipo: “hora de trabalhar, hora de festejar, hora de descansar”.
A divisão social do trabalho é baseada em fatores biológicos (sexo, idade) não existindo classes sociais.
Não existe a idéia de produzir mais para poupar/ acumular riqueza. Para eles a riqueza está na vida e na forma como passam os dias. Ela é uma dádiva da natureza e não uma conquista do homem.
Sociedade Greco-Romana: A etimologia da palavra trabalho vem do vocábulo latino “tripalium”: aparelho de tortura formado por 3 paus. Daí verifica-se a associação do conceito de trabalho com pena, sofrimento. Os gregos faziam uma distinção clara entre o trabalho braçal de quem labuta na terra (dos escravos e camponeses), o trabalho manual do artesão e a atividade do cidadão que discute e procura, através do debate, resolver os problemas da sociedade. Esta última não era vista propriamente como trabalho. Assim, nesta cultura, o trabalho era visto como indigno ao ser humano por cercear sua liberdade, autonomia e virtudes (intelectual e contemplativa).
Sociedade Feudal: Na concepção feudal, baseada na igreja católica, o trabalho era uma maldição (mito de Adão e Eva) e deveria acontecer somente na quantidade necessária à sobrevivência. Como era a salvação individual que importava, o trabalho era desqualificado, uma vez que impedia, a quem o executava, uma constante meditação e contemplação (formas de se chegar mais perto de Deus).
Idade Moderna: Somente com a ascensão da burguesia que o trabalho (manual ou intelectual) passa a ter um valor positivo. Os pilares, moral e teórico, que legitimaram esta nova visão foram:
Reforma Protestante: Max Weber considerava que nela estava contido “o espírito do capitalismo”. Nesta concepção o trabalho passa a ser valorizado como fundamento de toda a vida, constituindo uma virtude e o principal caminho para a salvação. A profissão se torna vocação e a preguiça perniciosa, contrária à ordem natural. A acumulação de riqueza é valorizada na medida em que é reinvestida gerando mais emprego. Ela só é condenada se levar ao desfrute ostentatório e à ociosidade
            Ditos populares incorporados na nossa cultura: “Deus ajuda quem cedo madruga” / “A ociosidade é mãe de todos os males”/ “Mente vazia oficina do diabo”/ “De grão em grão a galinha enche o papo”.
Iluminismo: Com o desenvolvimento tecnológico e científico que começa a surgir desde o Renascimento, o homem deixa de ser visto como um animal meramente teórico para ser também sujeito ativo, construtor e criador do mundo. A partir do séc. XVIII os iluministas exaltam o domínio do homem sobre a natureza e pela primeira vez na história ocidental Adam Smith enxerga no trabalho humano a fonte de toda a riqueza social e de todo valor.

Bibliografia consultada:
  • Iniciação a Sociologia – Nelson Dacio Tomazi
  • O que é trabalho – Suzana Albornoz – Coleção Primeiros Passos
  • Filosofando – M. L. Aranha e M. H. Martins – Ed. Moderna

a)      Por que as coisas mudam? Por que o Ser Humano , por meio trabalho, é capaz de transformar? Dê exemplos.
b)      Por que as sociedades entendem o trabalho de forma diferente? Dê exemplos de como se dá a influência da economia na ideologia.
c)      Compare as representações e organização do trabalho nos quatro modos de produção expostos, de modo a identificar aspectos essenciais de nossa estrutura social capitalista.
 Atenção: as questões acima são diferentes da folha que entreguei, mas trazem pontos semelhantes. Responda sem cópias, o mais detalhadamente possível dando exemplos. Cobrarei oralmente também as respostas.


  No mais, estou procurando dividir bem o horário de trabalho, o de cuidado pessoal e o da família, para me manter equilibrada. Estou escrevendo logo para ficar tranquila no produção da festinha de aniversário na minha caçulinha. Segue fotografias para alegrar o fim de semana de vocês, como alegra o meu:

Obrigada pela parceria na construção do conhecimento. Nos vemos segunda-feira, em horário reduzido ou na reunião da comunidade no auditório.

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