Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Recuperação, mensagem final e natal.

Amores,

chegamos ao fim de mais um ano letivo. Agora só faltam as recuperações e o conselho final. Foi um ano bastante agitado, com altos e baixos. Me dediquei muito para ver os projetos de vocês acontecerem e termos uma escola mais integrada, agradável e cuidadosa. Conseguimos atingir boa parte dos nossos objetivos, mas sempre temos que continuar caminhando.
Na semana passada estava exausta! Curti pouco a formatura de vocês por causa das demandas de família e o cansaço estrutural. Filhos adoeceram, tiveram apresentações e torneios finais das crianças, nosso carro quebrou, minha rosácea atacou forte e eu entrei um pouco em crise sobre o quanto me envolvo com a escola. O passeio final das gincanas teve que ser adiado para o próximo ano, por conta da doença contagiosa do meu filho. Isso de certa forma aliviou a minha tensão, porém mesmo assim tive que acionar apoio médico profissional. O esgotamento é algo perigoso e vi vários estudantes em seu limite neste ano. Estamos em uma sociedade com informações e demandas extremamente velozes que nos atordoam e drenam nossa energia vital. Precisamos estar alertas, conscientes e cuidadosos. É fundamental saber pedir ajuda e ser solidário também. Sou muito grata aos que me apoiaram e às parcerias. Isso é o que fica desse turbilhão de experiências.
Ontem fui junto com a Andrea Negrão ao lançamento do 4º número da revista Revivendo Êxodos. Essa parceria começamos já no último bimestre, mas escrevemos pelo menos um artigo e passei o vídeo em algumas turmas. No próximo ano, pretendemos entrar de cabeça nesse projeto com os primeiros e terceiros anos. Foi gostoso encontrar tantas pessoas sonhadoras e realizadoras no Beirute ontem. Porém, hoje estou meio lenta e tendo de ver a choradeira dos que reprovaram.
Acho muito triste reprovações. Entendo que as vezes podem até ser benéficas, mas na maioria dos casos é custo pessoal e social grande. Sofro muito nesta época por isso. Tendo a me desgastar com os meus colegas nos conselhos defendendo estudantes que pouco se importam comigo e com seus estudos. Nesse ano estou um pouco mais comedidas nas defesas, pois preciso ter boa relação com meus pares para que os projetos do próximo ano sejam melhores. Além disso, necessito guardar energia emocional para dar conta de tudo o que desejo fazer. Porém, continuo sendo responsável e questionadora de injustiças. Assim, o peso é inevitável nesse período. Mas aí foco na mensagem seguinte mensagem de final de ano:


"Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente." (Henfil)



Amanhã teremos as provas de recuperações. No segundo ano todos que estavam comigo reprovaram em várias matérias. Nos terceiros, deixamos alunos com mais de três matérias fazerem as provas finais. Assim, ficaram apenas 2 alunos em recuperação comigo. Segue agora as dicas para a recuperação já que nenhum deles apareceu no meu atendimento de hoje:

1) A prova vale 10 pontos e o aluno precisa tirar 5 para passar. No terceiro ano não tem dependência, portanto devem passar em todas as matérias.
2) Segue as instruções da minha prova:


INSTRUÇÕES:

·  Esta prova consta de duas partes. A primeira com 15 questões objetivas  de 0,2 cada, totalizando 3,0 pontos.A segunda parte com 7 questões dissertativas de 1,0  totalizando 7,0 pontos. Confira!
·   Leia atentamente as questões objetivas e assinale o item falso em cada uma.Nas dissertativas seja claro, coerente e detalhado em seus texto mostrando o quanto aprendeu neste semestre.Responda todas as questões!
·   Questões rasuradas ou à lápis não poderão ser questionadas após a correção.
·  Boa Prova!

3) As questões objetivas são praticamente as mesmas da VE do terceiro bimestre. Estudem pela prova de vocês e as orientações dadas neste blog na postagem da revisão para VE em setembro. Qualquer dúvida podem me chamar por telefone ou WhatsApp.

4) Segue a parte das questões dissertativas para treinarem em casa. Quanto mais ideias forem articuladas de maneira clara e coerente melhor será a nota:


QUESTÕES DISSERTATIVAS:

1) A partir das passagens abaixo escreva sobre a questão central do ano "como construir a sociedade que queremos?"
"Tudo o que estamos dizendo é: dê uma chance a paz"(John Lennon)
"Você pode dizer que sou um sonhador, mas eu não sou o único, eu espero que um dia você se junte a nós e o mundo será um só" (John Lennon).

 
2) A partir da declaração abaixo, escreva sobre contrato social, contratualistas e evolução da noção de cidadadania.
"Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos"(Art.1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos 1948)

 
3) A partir do pensamento de Rousseau colocado abaixo, discuta sobre poder, força, dominação, união e democracia.
“(...) fomentado pelos chefes tudo o que, desunindo-os, pudesse enfraquecer os homens reunidos, tudo o que pudesse dar à sociedade um ar de concórdia aparente e nela implantar um germe de divisão real, tudo que pudesse inspirar às várias ordens uma desconfiança e um ódio mútuos graças à oposição de seus direitos e de seus interesses, e conseqüentemente, fortificar o poder que os contém a todos.” (Jean-Jacques Rousseau – 1753dc – Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens)

 
4) A partir do pensamento de Weber colocado abaixo, discorra sobre dominação burocrática, cuidado e sustentabilidade.
“O fim precípuo de nossa época, caracterizada pela racionalização, pela intelectualização e, principalmente, pelo “desencantamento do mundo” levou os homens a banir da vida pública os valores supremos e mais sublimes. Esses valores encontraram refúgio na transcendência da vida mística ou na fraternidade das relações diretas e recíprocas entre indivíduos isolados.” (Max Weber)

 
5) A partir da passagem abaixo, discuta sobre o poder da história, da utopia, da pesquisa e da ação coletiva.
“Nenhuma história concreta esgota toda história possível, estando, por isso, a revolução sempre na ordem do dia. Perdendo-se a noção de utopia, contentamo-nos com o que temos de concreto, deixando de lado o sentido da alternativa. Na teoria crítica, vale dizer que a história dada nunca é a história toda.” (Pedro Demo, 2004)

 
6) A partir das palavras de Gandhi a seguir, reflita sobre os projetos deste ano e a sua postura:
"Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo"(Gandhi)

 
7) Faça uma avaliação do seu aprendizado em Sociologia: o que teve dificuldade, o que gostou e levará para sua vida? Seja o mais detalhado possível na reflexão para tirar mais proveito do seu processo. (use o verso para a resposta)



 Enfim, deixo uma mensagem para todos e as fotografias finais:


Formatura:


Na colação de grau


 Saindo de casa às 23h. Elisa já cansada

 Os primeiros professores a chegarem


Muito escuro para meu celular
Elisa dormiu já no começo e tive que ir.



 Lançamento revista Re(vi)vendo Êxodos:






FELIZ NATAL!!










 


domingo, 8 de dezembro de 2019

Aula da saudade inclusiva e avaliação dos resultados.

Amores,

essa é a penúltima postagem desse ano. Na semana que passou tivemos dois eventos finais:

1) Roda de conversa intimista no tatame (com 8 estudantes, mais 4 adultos) sobre o tema "Fragilidades e cuidados psicossociais". Foi excelente! Aprendi recursos novos e me senti mais próxima das pessoas envolvidas. Me senti acolhida e empoderada para lutar contra as frustrações, a solidão e a sensação de impotência neste mundo cada dia mais frio e fragmentado. Penso em fomentar este projeto no próximo ano.

2) Aula da saudade aberta a todos. Era para ser na quinta, de acordo com a sugestão do grêmio, mas os professores preferiram na sexta, o que pode ter esvaziado o evento. Tinham apenas 39 estudantes e 7 professores. Mas quem foi aproveitou, sorriu e chorou com os vídeos e discursos. Foi o primeiro evento desse tipo na escola, no qual era acessível a todo mundo. O lanche ficou farto e saímos felizes. No próximo ano não estarei com os 3ºs anos, mas a ideia foi plantada, com a lembrança de seguirmos mais as indicações dos estudantes.

Depois fiquei envolvida no fechamento das notas, leitura e análise das sugestões e auto avaliações. Vamos então aos resultados:


VENCEDORES DA GINCANA SOCIOLÓGICA

EM VERDE: PRIORIDADE 9h do dia 9/12 pegar a autorização para o passeio na minha sala

VAGAS REMANESCENTES: EM AMARELO - segunda chamada pegar 10h e em VERDE 3 ª chamada às 10h30 

NOME
TURMA
4ºBIM
19
ISABELLA KABRINA SILVA SOUZA
G
11,78
37
PAOLA DA SILVA XAVIER
G
10,65
30
LUCAS MAIA SANTOS DO NASCIMENTO
A
10,29
6
BEATRIZ BRITO DE JESUS
B
9,70
41
WELLINGTON BARRETO DE SOUSA
G
9,47
28
LARISSA VANESSA PEREIRA SILVA
F
9,44
7
BRUNO HENRIQUE CHAVES BARBOSA
D
9,38
25
MATHEUS SAULO MOREIRA MENDES
E
9,33
16
HIURI DO NASCIMENTO COUTINHO
G
9,09
31
PATRICIA DA SILVA OLIVEIRA
D
9,08
1
ALINE DE GALÉS SILVA
C
8,95
13
JOAO VICTOR SILVA DOS SANTOS
E
8,88
9
ANDREZA CRYSTHINE RODRIGUES CARVALHO
A
8,85
18
IRACI DA SILVA ZORANTE
G
8,79
22
JOÃO PEDRO ALMEIDA SANTOS
G
8,74
9
DANIEL ANCHIETA GUIMARAES LOBO
G
8,72
21
JENNIFER LAFAETE NEGREIROS
G
8,65
31
NATHALIA DA ROSA LIMA
B
8,65
5
ANA CAROLINA PIMENTA DE SOUZA
A
8,64
17
HENRIQUE SILVA OLIVEIRA
B
8,62
5
ASAFE MANSUR DA SILVA
B
8,60
30
LUANA FERNANDES SANTOS
F
8,50
18
ISADORA BORGES AGUIAR GOMES
B
8,49
15
GABRIEL ALHADEF MAIA
A
8,47
35
SAMUEL PAULO CARVALHO DE OLIVEIRA
B
8,41
5
ANA FLAVIA BENTO FIGUEIREDO DA SILVA
F
8,19
21
MARCOS WILLIAN PEREIRA DA SILVA
C
8,17

 O passeio será dia 12/12 para a minha casa com o seguinte cronograma: 


·         8h: Concentração no estacionamento do Colégio Paulo Freire (para os que optaram pelo ônibus)
·         8h20: Saída do ônibus.
·         9h: Lanche comunitário com as contribuições de.todos.
·         9h 30: Visitação guiada: fossa ecológicas, captação água da chuva, energia solar;
·         10h: Visitação guiada vegetação e composteira. Mini palestra manejo agroflorestal caseiro.
·         10h30 às 12h: circuitos lúdicos e oficinas (30 min cada): 
1)      Piscina (rasa para adolescentes)  e sauna;
2)      Skate e cama elástica;
3)      Confecção de pizzas
4)      Judô e funcional
5)      Jogos (torneio ping pong e totó)
·         12h Almoço
·         13h Filme com temática ecológica escolhido pelos estudantes e jogos de tabuleiro
·         15h Atividades lúdicas livres (piscina, sauna, cama elástica, jogos, tatame, futebol etc)
·         16h Arrumação do espaço
·         16h30: retorno para casa.


 Agora vamos analisar os resultados pela média semestral das turmas em comparação a média de autoavaliação (em 10 pontos) :

Ordem por grau de satisfação de quem respondeu a autoavaliação na VE

turma
semestre
Autoavaliação
F
5,70
7,50
D
5,10
7,40
G
6,10
7,10
B
5,60
6,90
A
5,50
6,70
C
4,30
6,40
E
5,80
6,20



 Percebe-se que há uma relativa proporção entre os resultados e a autopercepção de aprendizado e interesse. Quase todas as turmas tiveram um resultado acima da média, sendo que o grau de satisfação dos que responderam foi ainda maior. Fico feliz com isso, porém observamos que podemos melhorar bastante. Por isso pedi as sugestões de vocês. Muitos falaram para apenas continuar o que estou fazendo, outros deram as seguintes contribuições que eu organizei por blocos:
1)
Continuar fazendo projetos, principalmente o de meio ambiente
Começar com os projetos no início do ano e do semestre
Cronograma definido com mais antecedência, maior tempo para realizar os projetos

Acatarei as sugestões tentando colocar já na semana pedagógica para todos os professores e no PPP o que realizamos, tentando criar um cronograma geral dos projetos envolvendo todos desde o início, podendo inclusive ser o mote da EXPOFREIRE.

2)
Aulas mais prática com interação
Mais debates e mais um por mês tipo juri.
Falar menos, nos escutar mais. Deixar os alunos falarem um pouco mais
Mais temas escolhidos pelos alunos.
Mais espaços para aula ao ar livre, mais dinâmicas ao ar livre aproveitando os espaços.
Mais liberdade em sala, deixando os alunos usarem os celulares.
Não dividir grupos por notas
Fazer mais aulas no tatame
Trabalhos valendo mais pontos
Eventos no turno regular
Produzir peças de teatro
Passeio no clube

Esse bloco de sugestões tem a ver com a liberdade, expressão e interação de vocês. Pedem mais estímulo nesse sentido e sei que precisam disso. Tento sempre ampliar isso, mas sinto bastante entraves burocráticos e tradicionais para conseguir plenamente. Preciso do protagonismo constante de vocês para que essas ideias sejam colocadas totalmente em prática. Peguei alguns recursos nos cursos que fiz esse ano para podermos ampliar isso no ano que vem. Espero que venham ser nossos parceiros.
 
 3)
Focar mais no ENEM
Atividades mais possíveis para as pessoas tímidas
Ingresso na universidade e obras do PAS
Mais aulas expositivas
Menos projeto e mais teoria, focar no conteúdo, aula mais objetiva e clara.
Debate sobre a real importância do Estado.
Literatura clássica e medieval
Atividades extras sem notas só pelo interesse do aluno.

Esse bloco vem com reclamações opostas ao anterior. É difícil um método agradar a todos. Porém, precisamos respeitar a diversidade e trabalhar o interesse de todos. Assim, minha ideia é começar partindo dos interesses de vocês e deixar vocês construirem o que acham mais relevante. Depois trocamos experiências. Posso dar aulas expositivas, podemos fazer projetos no contraturno com parcerias universitárias e isso pode ser um grande projeto da escola, o que cabe na ideia inicial do bloco 1 de sugestões. De qualquer maneira, é importante ressaltar que para ter um pouco do que cada um quer e precisa, excluímos a possibilidade de termos muito de uma coisa só.

Nesse sentido entramos no bloco que ficou confuso para mim:
4)
a)Mais anotações no caderno... Já peço isso a vocês e valorizo muito. Quanto mais escritos melhor. O que querem a mais nesse sentido?
b)Menos cunho ideológico, aulas mais neutras...Fico em dúvida do que isso quer dizer. Tento mediar os debates me eximindo de dar opiniões pessoais. Neutralidade total é impossível e indesejável se queremos influenciar. Se o papel do professor é influenciar, o que espera de mim? Seja mais detalhado na sugestão, pois assim pareceu um ataque vazio a minha profissão.
c)Mudar as formas de trabalho em sala (Como? O que lhe incomoda? O que sugere na prática?)
d) Aulas mais dinâmicas ... ( O que entende por dinâmica? Achei que minhas aulas eram dinâmicas, muitos acham isso... O que quer especificamente?)
e)Método consolidado... (O que significa isso para você? Consolidei este método por 20 anos de trabalho, mas ele sempre está em contrução, por isso aceito sempre sugestões. Qual é a sua exatamente?)
 É importante que sejam claros e detalhados nas reclamações, para que efetivamente possamos construir aulas melhores para todos. Assim, pensem nas últimas sugestões dadas pelos seus colegas a todos vocês:

5)
Mais empatia dos alunos
Mais empenho dos alunos
Mais respeito dos colegas com as opiniões diversas

Acho legal que se coloquem dentro das soluções das questões das aulas, da escola e da sociedade em geral. Isso os empodera, pois fazemos a partir de nós. O outro virá como parceiro ao compreender nosso movimento. Sou muito grata pelo encontro que tivemos nessa caminhada. Sentirei saudades e estarei sempre aberta para conversas e parcerias. Foi muito boa a nossa troca. Sinto-me enriquecida com as contribuições de vocês.