Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



domingo, 30 de setembro de 2018

Semana Universitária, VEs e cirurgia

Estudantes,

comecei a semana muito triste e desanimada com minha profissão.  Acho que a semestralidade tem qualidades, mas sinto que seu principal defeito aparece mesmo no segundo semestre. Estão todos meio cansados, o calor é mais forte e as pessoas já desenvolveram idiossincrasias e simpatias. Tudo isso dificulta a vinculação com as turmas do segundo bloco que o professor pega. Além disso, acredito que o acirramento das disputas ideológicas na internet, por conta do período eleitoral, também deixam as pessoas mais nervosas. Também tem o fato da cultura digital está cada vez mais alienando os jovens do estudo, da leitura, da escrita e do convívio presencial respeitoso. Na segunda, resolvi trabalhar com jogos para aliviar a tensão e fazer uma revisão de conteúdo diferente. Ainda assim, as pessoas foram um tanto agressivas e desatentas do aprendizado. Na terça começaram as VEs e o desânimo era quase mortal. Quando entregava revistas e livro para ler, muitos preferiam olhar para o teto do que ampliar seu capital simbólico. Mesmo tendo vários que gostaram, aprenderam e até pediram para repetir, ou levar livros para casa, sinto muito por aqueles perdidos.
Apesar disso tudo, a Semana Universitária da UnB, reavivou minha esperança na juventude e na educação. Na quarta, fomos ao ICS ver o Museu Histórico Arqueológico onde a professora Rosângela da Faculdade de Educação, o professor Roberto Cardoso diretor do Departamento de Antropologia e o antropólogo Roque Laraia (um dos mais antigos do Brasil) nos receberam com muita consideração e informações dentro do nosso conteúdo (antropólogos, o papel das ciências sociais, aprendizado com a alteridade, o valor do conhecimento, a conexão com a natureza e a sustentabilidade). Os 23 adolescentes do nosso colégio foram atenciosos e curiosos. Me deram orgulho! Voltei a acreditar em vocês. Seguem algumas fotos:





Na sexta-feira, tivemos um encaixe para a cirurgia de adenoide das minhas crianças e acabei não podendo dar o retorno das provas. Apenas uma aluna do 2º I gabaritou e ganhará Ferreiro Roche dessa vez. Parabéns, Camila Brito Borges! Meus estagiários assumiram as turmas do dia, com a minha supervisão, e continuarão passando os filmes e estudos dirigidos enviados por mim nesta semana. Espero que sejam gentis e atenciosos, pois são futuros professores em formação e estão fazendo isso por amor e dedicação. Estarão me enviando por escrito tudo o que for feito em aula para minha avaliação. Conto com a colaboração de todos para eu poder cuidar dos meus filhos tranquilamente. As cirurgias correram bem, mas o risco de hemorragias permanece por 10 dias após o procedimento. Por isso, tenho que estar junto evitando que corram, pulem, gritem ou comam algo inadequado. A seguir fotos no hospital:





Nenhum comentário:

Postar um comentário