Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



sexta-feira, 9 de março de 2018

Semana da inclusão e da mulher

Gente,

nessa semana trabalhamos com estereótipos, repensando os hábitos e valores adquiridos no processo de socialização que nos limitam e nos conduzem aos preconceitos. Trabalhamos o vídeo da Chimamanda Adichie "O perigo da história única" (obra do PAS- UnB) colocado abaixo:



Traçamos relações desse discurso com a  peça 7 minutos, com o mapa-múndi eurocêntrico, com o texto do Paulo Freire, com as temáticas da inclusão e do feminismo. Em nosso cotidiano repetimos atitudes inconsciente como a que Antônio Fagundes teve para com o espectador humilde, ou como a da colega da Chimamanda, por estarmos limitados pelas "verdades" únicas que nos ensinam. Compreender que todo conhecimento parte de representações da realidade é o primeiro passo para desenvolvermos senso crítico frente aos padrões e convenções que nos ditam. A visão de que deficientes e mulheres têm menos capacidades do que pessoas "normais" e homens é construída e reproduzida muitas vezes de maneira pouco evidente. Vejam também o vídeo "Sejamos todos feministas" da mesma palestrante:



  Os padrões são aceitos como óbvios ou naturais e por isso dificilmente os confrontamos. Refletir profundamente sobre eles é o nosso papel aqui, para termos mais poder neste mundo. Nas próximas aulas trabalharemos a introdução do livro didático, que nos traz mais detalhes sobre essas questões. Traga seu livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário