Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



sábado, 24 de março de 2018

"Imagine como Seria"

Nessa semana relacionamos a exibição do filme Matrix com o poema "Imagine como Seria" do Fábio Brazza. Segue o vídeo do poema musicado:

 Nas aulas discutimos o poema partindo do que vocês concordavam, discordavam e traçavam relações. A maioria concordou com a necessidade de aumento da leitura e da profundidade e diversidade no acesso cultural. Por outro lado, vários também discordaram da postura um tanto elitista e preconceituosa do poeta frente a formas culturais que estão fora do seu meio social, traçando relações com o discurso da Chimamanda sobre o perigo da história única. Por fim, relacionei o poema com a discussão sobre alienação presente no filme Matrix e possibilidades de superá-la por meio das dicas de Paulo Freire. Isso foi uma maneira de revisar o conteúdo para a VG que foi hoje. Gostaria de ter feito esta postagem antes, mas adoeci, minha irmã chegou da Alemanha e meu pai foi para a UTI. Minha vida pessoal está meio conturbada, mas felizmente nossa estagiária também enviou o vídeo no grupo de WhatsApp das aulas de Sociologia antes da prova e acho que a discussão em sala foi o bastante.
Essa semana também foi dos Fóruns mundiais da água e levei 89 estudantes para assistir no Cine Brasília o festival de cinema internacional da água. O passeio deu bastante trabalho, mas é bom ver os estudantes ocupando os espaços públicos da cidade e ampliando suas possibilidades. Dessa maneira, consigo imaginar um futuro melhor para todos nós, bem diferente da distopia apresentada no Matrix .



Nenhum comentário:

Postar um comentário