Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



domingo, 6 de agosto de 2017

Preparação da semana do estudante

Amores,

nas aulas dessa semana ficamos avaliando coletivamente os resultados do processo de aprendizagem referente ao primeiro semestre. Mostrei as notas ao final das aulas e coloquei também no moodle. Dei os prêmios individuais para os que se destacaram e segue as turmas melhores colocadas na gincana sociológica do 2ºbimestre:
 
1I: 6,41
1E: 5,88
1N: 5,70

Também expliquei sobre a semana do estudante e começamos a organização do trabalho (no moodle e abaixo está o resumo da proposta e as tarefas a serem realizadas). Até agora as propostas de oficinas que me entregaram foram:

OFICINAS SEMANA DO ESTUDANTE 11/08/2017

TURMA
OFICINA
HORÁRIO
LOCAL
RESPONSÁVEL
QUANTID.
1A
BRINCADEIRAS DE RUA


9h às 10h
Ao lado auditório


15
1B
TO PLAY A GAME


8h às 9h
Sala 4


17
1C
Apresentação teatral


10h às 11h
auditório


150
1D
SHOW DE TALETOS


9h às 10h
Pátio ou auditório


10 apresent.
1E


APOIO (me procurar)
8h às 12h
Salas 11 e 8
Shirlei
*
1F
MUAWTHAI


10h às 11h
Dojô
Neto
20
1G
JOGOS (GAMES)


9h às 10
Sala 1


20
1H
ZUMBA


8h às 9h
Sala horta


10
1I
COMIDAS TÍPICAS

8h às 9h
Sala artes


20
1J


TRUCO
10h às 11h
Sala matemát.


26
1K
DANÇAS (axé, street, funk antigo e samba)
10h às 11h
Sala horta


30
1L
BRINCADEIRAS ANTIGAS
8h às 9h
Ao lado auditório


20
1M
DIVERSIDADE MUSICAL


10h às 11h
Sala 10


15
1N
DANÇAS (Pop, sertanejo, forró, funk e rregetón)
9h às 10h
Sala horta


30
GRÊMIO
SK8
MC
QUIZ DE PERGUNTAS
DUELO DE RAP
PALESTRAS: automotivação,
preconceitos,
manifestações culturais
SLACKLINE
12h-13h
8h- 12h
8h -12h
8h -12h








8h - 12
quadra
quadra
mini 2
quadra
quadra






gramado
Larissa 2A
Jobert 2F
Lara 1B
Thiago Gobi 1
ilimitado
lotado
2 por turma
4 vagas
ilimitado






ilimitado
SOC*
FILME “Escritores da Liberdade”
A ESCOLA É NOSSA!
8h às 10h


10h-11h
Sala 11
Shirlei
40*
FAC*
AUDIOVISUAL


9h - 11h
Sala 8
DIANA
40*

 Muitas turmas não entregaram as propostas de oficina e algumas estão com temas parecidos. Fizemos ajustes em reunião (7/8) no primeiro intervalo em reunião com organizadores e oficineiros na minha sala. A turma 1E ficou de apoio nas minhas oficinas, pois não apresentou proposta.

Segue o projeto da semana do estudante:



SEMANA DO ESTUDANTE

ROTEIRO ORGANIZAÇÃO PARA O CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO

OBJETIVOS: A educação de massa ampliou bastante o acesso à educação formal, no entanto precisamos melhorar a qualidade do ensino. Isso só ocorrerá com a participação de todos de maneira articulada. Almejamos um fim comum: a educação pública de qualidade. Portanto, temos de trabalhar juntos. A melhor maneira de fazermos isso é, a partir do diálogo, traçarmos metas, ações e acordos coletivos. É nesse sentido que foi construída a proposta do conselho de classe participativo. Será um momento de analisarmos as causas e consequências dos problemas enfrentados na escola e propormos soluções coletivas. Como o tempo do evento é pequeno para tão ambicioso objetivo, teremos de nos ater às questões pertinentes a todos. Problemas individuais de alunos, pais e professores serão tratados posteriormente nos fóruns adequados, devidamente agendados pela direção, coordenação ou SOE. Nos bimestres futuros formatos alternativos serão utilizados (conselho de representantes, fóruns com a comunidade, entre outros). Contamos com a colaboração de cada um para avançarmos na construção de um Brasil mais responsável e democrático.

DESCRIÇÃO DO CONSELHO: Na próxima semana faremos conselho de classe participativo com 2 representantes de cada turma, com todos os professores, direção, coordenação, SOE. O conselho será no horário de PD no dia 08/08 (terça-feira). Teremos cerca de 2h para o evento seguindo roteiro abaixo:

·        1 min: Abertura da direção – orientações e objetivos do evento
·        2 min: Leitura de redação da turma refletindo sobre a pesquisa feita em sala, os aspectos positivos a serem reforçados na escola e as sugestões dos estudantes.
·        2 min: o professor que acompanhou o PD da turma no semestre comenta a redação e outros aspectos pertinentes.
ISSO SE REPETIRÁ POR CADA TURMA. (total aproximado de tempo: 1h)
·        40min: Abre-se o debate com um minuto para cada participante que deseja falar, revezando sempre entre estudantes e professores.
·        3min: para o grêmio estudantil comentar e propor.
·        3 a 5 min: A direção, coordenação, equipe de apoio e SOE dará encaminhamento às sugestões finalizando.

CALENDÁRIO DA SEMANA DO ESTUDANTE:
SEGUNDA( 7/8) - Ultimo dia para entrega da proposta da oficina oferecida pela turma (reunião intervalo)
TERÇA (8/8) - Conselho participativo, preparação dos painéis das turmas e inscrição nas oficinas (PD)
SEXTA (11/8) - 8h às 13h - oficinas, atividades culturais, palestras e almoço (cronograma será divulgado)

ORGANIZAÇÃO DAS AULAS (de Sociologia )
Antes do conselho:
Na primeira semana de aula do segundo bimestre mostro as notas aos alunos, o índice de aprovação e a média de aproveitamento da turma na minha disciplina. Faço uma explicação sobre a reprovação como fato social (geral/exterior/coercitivo - Durkheim) e problematizo sobre as causas, consequências e possíveis soluções sociais. Peço lerem redação avaliando o processo ensino-aprendizagem na minha matéria. Falo que o mais importante é a sinceridade, abrangência e profundidade. Fazemos discussões acerca do vocabulário utilizado, das formas de se comunicar mais efetivas, necessidade de se reforçar o que há de positivo, mediação de conflitos e busca de acordos coletivos. Explico sobre o conselho de classe participativo e formo os grupos de trabalho. Passo o material escrito aos organizadores: projeto, lista de chamada da turma e pesquisa.
Depois do conselho:
Exibição do vídeo produzido sobre a semana. Apresentação dos representantes sobre o conselho. Leitura dos comentários dos estudantes sobre todo o projeto. Comento as apresentações e ressalto alguns pontos que eu anotei durante o conselho. Exponho a avaliação que tive da turma e dou sugestões para melhorias. Me comprometo na alteração de aspectos da minha aula/ postura reclamados pelos estudantes. Estimulo a formação de coletivos perenes de discussão e ação para a melhoria pedagógica, administrativa, material, relacional, política e para buscar parcerias para escola.

EM COORDENAÇÃO: Avaliação das sugestões levantadas em conselho e definição de estratégias para sua aplicação.



PAINEL/VÍDEOS E ATIVIDADES DA TURMA:

  • GRUPO ORGANIZADOR (2 componentes): terá de fazer uma lista na ordem dos números da chamada indicando o que cada irá fazer, cobrar, estimular e avaliar pontuando individualmente. Arrecadará dinheiro para o material de confecção do painel (papel, cola, tesoura, fita crepe etc).

  • GRUPO PESQUISA E TABULAÇÃO: (2 a 4 componentes) Recolherá as respostas individuais do questionário autoavaliativo, tabulará organizará os dados em tabelas ou gráficos. Entregará à equipe de redação e de painel.

  • GRUPO DO GRÁFICO de rendimento/ TABELA DE MÉDIAS: (2 a 4 componentes) fará o cálculo da % de aprovação/recuperação na VG e gráfico comparativo entre primeiro e segundo bimestre. Fará o gráfico de torres comparativo das disciplinas do dois bimestre na seguinte ordem: SOC, HIST, GEO, FIL, BIO, QUI, FIS, MAT, PORT, ING, ESP, ART, EF. Pegará as notas de todos os estudantes da turma na VG e médias das disciplinas, fará a média aritmética delas e montará uma tabela em ordem decrescente de rendimento comparativo entre as diferentes disciplinas nos dois bimestres. Entregará à equipe de redação e de painel.

  • EQUIPE DE REDAÇÃO e APRESENTAÇÃO: (2 componentes) fará as redações sobre: causas, consequências e possíveis soluções coletivas para os fatos sociais (positivos e negativos) identificados no 1 bimestre. Deverá analisar a pesquisa, gráficos, médias e tabelas.

  • EQUIPE DE MÍDIA: (2 a 4 componentes) devem filmar, tirar fotos de todo o processo e confecção do painel, redação, conselho, atividades culturais. Editar e apresentar vídeo com no máximo 5 min na aula seguinte ao conselho.

  • GRUPO ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXTRACLASSE (OFICINAS) : (2 a 6 alunos) Eles trabalharão organizando atividades extraclasse (grupos de estudo, cineclube, torneios de jogos de mesa, show de talentos, etc) para animar o dia do estudante

  • DEMAIS ESTUDANTES (PAINEL):. Buscarão imagens, reportagens, frases, poemas, farão desenhos, ajudarão na montagem do painel e na ampliação do gráfico, contribuirão com sugestões para a redação, na apresentação de canções, teatro, dança no vídeo, etc.


AVALIAÇÃO:

1)       0,3 (de turma) – pela presença, postura e pró-atividade no conselho de classe participativo. Se os representantes apresentarem postura agressiva ou inadequada ao diálogo e ao ambiente escolar, também perderá nota, junto com sua turma.
2)      0,7 (de turma) – pela confecção coletiva do painel da turma sobre o processo ensino-aprendizagem no primeiro bimestre. O produto deverá ser exposto no dia do estudante. Os líderes de cada turma deverão pegar uma ficha de avaliação da presença e participação de cada estudante. O material de confecção terá de ser arrecado com todos os alunos. O painel precisa ter: a) um gráfico (aprovação e reprovação) demonstrando o rendimento da turma na VG, gráficos relativos à pesquisa e uma tabela (médias comparadas do rendimento e avaliação da turma), sendo que o percentual da turma que obteve menos de 50% da nota, a torre deve estar em vermelho; b) uma dissertação analisando o gráfico e a tabela, detalhando causas, conseqüências e soluções coletivas para os dados apontados, além de elogios para reforçar o que está dando certo; c) imagens, charges, desenhos, frases, reportagens, poemas, canções, retratando a vivência de vocês nesse 1 bimestre, de maneira a compor e articular todas as informações.
3)      0,2 (individual) – para cada relatório crítico produzido relativos aos eventos e atividades.
4)      0,5 (de turma e individual) – organização e participação em atividades culturais(jogos de salão, oficinas, cineclube, apresentações artísticas, duelos de mcs, grafite, debates, grupos de estudo,  bazar, campanhas de conscientização ou solidariedade, etc). A turma será avaliada pelo vídeo produzido acerca das participações nas atividades da semana. Os alunos que não participarem de nada, não ganharão a pontuação da turma.

PESQUISA

1) Eu elogio:

2) Eu sugiro:

3)  Quanto ao horário de estudo após o período de aulas (não considerar cursos preparatórios).
Quantidade:
a)Não estuda após o horário de aula
b)Até 4 horas semanais
c)Até 1 hora por dia
d)Até 3 horas por dia
e) Mais que 3 horas por dia

4) Faz cursinhos preparatórios ou de línguas? ____
5) Fez grupos de estudo nesse semestre? ____
6) Os pais acompanham os estudos de casa e preparativos para as provas do ENEM e PAS? ____
7) De 0 a 10 qual a nota que você se dá para sua postura em sala de aula (frequência, atenção, participação) ­­___
8) Você trabalha? ____




 






2 comentários:

  1. Shirlei, é a Diana do 1° B. Eu tinha que ter ido pra escola hoje, mas tive houve um imprevisto na minha casa e não pude ir. Amanhã tenho prova de matemática de manhã e à tarde eu tenho consulta médica marcada. O meu celular caiu e quebrou a tela e ele não liga mais. Enfim, quinta feira eu estou na escola.

    ResponderExcluir
  2. Diana, espero que tenha ficado tudo bem. Se precisar de alguma coisa me procure. Beijos

    ResponderExcluir