nas aulas dessa semana ficamos avaliando coletivamente os resultados do processo de aprendizagem referente ao primeiro semestre. Mostrei as notas ao final das aulas e coloquei também no moodle. Dei os prêmios individuais para os que se destacaram e segue as turmas melhores colocadas na gincana sociológica do 2ºbimestre:
1I: 6,41
1E: 5,88
1N: 5,70
Também expliquei sobre a semana do estudante e começamos a organização do trabalho (no moodle e abaixo está o resumo da proposta e as tarefas a serem realizadas). Até agora as propostas de oficinas que me entregaram foram:
OFICINAS SEMANA DO
ESTUDANTE 11/08/2017
TURMA |
OFICINA |
HORÁRIO |
LOCAL |
RESPONSÁVEL |
QUANTID. |
1A |
BRINCADEIRAS DE RUA |
9h às 10h |
Ao lado auditório |
|
15 |
1B |
TO PLAY A GAME
|
8h às 9h |
Sala 4 |
|
17 |
1C |
Apresentação teatral |
10h às 11h |
auditório |
|
150 |
1D |
SHOW DE TALETOS |
9h às 10h |
Pátio ou auditório |
|
10 apresent.
|
1E |
APOIO (me procurar) |
8h às 12h |
Salas 11 e 8 |
Shirlei |
* |
1F |
MUAWTHAI |
10h às 11h |
Dojô |
Neto |
20 |
1G |
JOGOS (GAMES) |
9h às 10 |
Sala 1 |
|
20 |
1H |
ZUMBA |
8h às 9h |
Sala horta |
|
10 |
1I |
COMIDAS TÍPICAS |
8h às 9h |
Sala artes |
|
20 |
1J |
TRUCO |
10h às 11h |
Sala matemát. |
|
26 |
1K |
DANÇAS (axé, street, funk antigo e samba) |
10h às 11h |
Sala horta |
|
30 |
1L |
BRINCADEIRAS ANTIGAS |
8h às 9h |
Ao lado auditório |
|
20 |
1M |
DIVERSIDADE MUSICAL |
10h às 11h |
Sala 10 |
|
15 |
1N |
DANÇAS (Pop, sertanejo, forró, funk e rregetón)
|
9h às 10h |
Sala horta |
|
30 |
GRÊMIO |
SK8 MC QUIZ DE PERGUNTAS DUELO DE RAP PALESTRAS: automotivação, preconceitos, manifestações culturais SLACKLINE |
12h-13h 8h- 12h 8h -12h 8h -12h 8h - 12 |
quadra quadra mini 2 quadra quadra gramado |
Larissa 2A Jobert 2F Lara 1B Thiago Gobi 1 |
ilimitado lotado 2 por turma 4 vagas ilimitado ilimitado |
SOC* |
FILME “Escritores da Liberdade” A ESCOLA É NOSSA! |
8h às 10h 10h-11h |
Sala 11 |
Shirlei |
40* |
FAC* |
AUDIOVISUAL |
9h - 11h |
Sala 8 |
DIANA |
40* |
Segue o projeto da semana do estudante:
SEMANA DO
ESTUDANTE
ROTEIRO
ORGANIZAÇÃO PARA O CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO
OBJETIVOS: A educação de
massa ampliou bastante o acesso à educação formal, no entanto precisamos
melhorar a qualidade do ensino. Isso só ocorrerá com a participação de todos de
maneira articulada. Almejamos um fim comum: a educação pública de qualidade. Portanto,
temos de trabalhar juntos. A melhor maneira de fazermos isso é, a partir do
diálogo, traçarmos metas, ações e acordos coletivos. É nesse sentido que foi
construída a proposta do conselho de classe participativo. Será um momento de
analisarmos as causas e consequências dos problemas enfrentados na escola e
propormos soluções coletivas. Como o tempo do evento é pequeno para tão
ambicioso objetivo, teremos de nos ater às questões pertinentes a todos.
Problemas individuais de alunos, pais e professores serão tratados
posteriormente nos fóruns adequados, devidamente agendados pela direção,
coordenação ou SOE. Nos bimestres futuros formatos alternativos serão
utilizados (conselho de representantes, fóruns com a comunidade, entre outros).
Contamos com a colaboração de cada um para avançarmos na construção de um
Brasil mais responsável e democrático.
DESCRIÇÃO DO CONSELHO: Na
próxima semana faremos conselho de classe participativo com 2 representantes de
cada turma, com todos os professores, direção, coordenação, SOE. O conselho
será no horário de PD no dia 08/08 (terça-feira). Teremos cerca de 2h para o
evento seguindo roteiro abaixo:
·
1 min: Abertura da direção – orientações e
objetivos do evento
·
2 min: Leitura de redação da turma refletindo
sobre a pesquisa feita em sala, os aspectos positivos a serem reforçados na
escola e as sugestões dos estudantes.
·
2 min: o professor que acompanhou o PD da turma
no semestre comenta a redação e outros aspectos pertinentes.
ISSO SE
REPETIRÁ POR CADA TURMA. (total aproximado de tempo: 1h)
·
40min: Abre-se o debate com um minuto para cada
participante que deseja falar, revezando sempre entre estudantes e professores.
·
3min: para o grêmio estudantil comentar e
propor.
·
3 a 5 min: A direção, coordenação, equipe de
apoio e SOE dará encaminhamento às sugestões finalizando.
CALENDÁRIO DA SEMANA DO
ESTUDANTE:
SEGUNDA( 7/8) - Ultimo dia para
entrega da proposta da oficina oferecida pela turma (reunião intervalo)
TERÇA (8/8) - Conselho
participativo, preparação dos painéis das turmas e inscrição nas oficinas (PD)
SEXTA (11/8) - 8h às 13h -
oficinas, atividades culturais, palestras e almoço (cronograma será divulgado)
ORGANIZAÇÃO DAS AULAS (de
Sociologia )
Antes do conselho:
Na primeira semana de aula do
segundo bimestre mostro as notas aos alunos, o índice de aprovação e a média de
aproveitamento da turma na minha disciplina. Faço uma explicação sobre a
reprovação como fato social (geral/exterior/coercitivo - Durkheim) e problematizo
sobre as causas, consequências e possíveis soluções sociais. Peço lerem redação
avaliando o processo ensino-aprendizagem na minha matéria. Falo que o mais
importante é a sinceridade, abrangência e profundidade. Fazemos discussões
acerca do vocabulário utilizado, das formas de se comunicar mais efetivas,
necessidade de se reforçar o que há de positivo, mediação de conflitos e busca
de acordos coletivos. Explico sobre o conselho de classe participativo e formo
os grupos de trabalho. Passo o material escrito aos organizadores: projeto,
lista de chamada da turma e pesquisa.
Depois do conselho:
Exibição do vídeo produzido sobre
a semana. Apresentação dos representantes sobre o conselho. Leitura dos
comentários dos estudantes sobre todo o projeto. Comento as apresentações e
ressalto alguns pontos que eu anotei durante o conselho. Exponho a avaliação
que tive da turma e dou sugestões para melhorias. Me comprometo na alteração de
aspectos da minha aula/ postura reclamados pelos estudantes. Estimulo a formação
de coletivos perenes de discussão e ação para a melhoria pedagógica,
administrativa, material, relacional, política e para buscar parcerias para
escola.
EM COORDENAÇÃO: Avaliação das
sugestões levantadas em conselho e definição de estratégias para sua aplicação.
PAINEL/VÍDEOS E ATIVIDADES DA TURMA:
- GRUPO ORGANIZADOR (2 componentes): terá de fazer uma lista na ordem dos números da chamada indicando o que cada irá fazer, cobrar, estimular e avaliar pontuando individualmente. Arrecadará dinheiro para o material de confecção do painel (papel, cola, tesoura, fita crepe etc).
- GRUPO PESQUISA E TABULAÇÃO: (2 a 4 componentes) Recolherá as respostas individuais do questionário autoavaliativo, tabulará organizará os dados em tabelas ou gráficos. Entregará à equipe de redação e de painel.
- GRUPO DO GRÁFICO de rendimento/ TABELA DE MÉDIAS: (2 a 4 componentes) fará o cálculo da % de aprovação/recuperação na VG e gráfico comparativo entre primeiro e segundo bimestre. Fará o gráfico de torres comparativo das disciplinas do dois bimestre na seguinte ordem: SOC, HIST, GEO, FIL, BIO, QUI, FIS, MAT, PORT, ING, ESP, ART, EF. Pegará as notas de todos os estudantes da turma na VG e médias das disciplinas, fará a média aritmética delas e montará uma tabela em ordem decrescente de rendimento comparativo entre as diferentes disciplinas nos dois bimestres. Entregará à equipe de redação e de painel.
- EQUIPE DE REDAÇÃO e APRESENTAÇÃO: (2 componentes) fará as redações sobre: causas, consequências e possíveis soluções coletivas para os fatos sociais (positivos e negativos) identificados no 1 bimestre. Deverá analisar a pesquisa, gráficos, médias e tabelas.
- EQUIPE DE MÍDIA: (2 a 4 componentes) devem filmar, tirar fotos de todo o processo e confecção do painel, redação, conselho, atividades culturais. Editar e apresentar vídeo com no máximo 5 min na aula seguinte ao conselho.
- GRUPO ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXTRACLASSE (OFICINAS) : (2 a 6 alunos) Eles trabalharão organizando atividades extraclasse (grupos de estudo, cineclube, torneios de jogos de mesa, show de talentos, etc) para animar o dia do estudante
- DEMAIS ESTUDANTES (PAINEL):. Buscarão imagens, reportagens, frases, poemas, farão desenhos, ajudarão na montagem do painel e na ampliação do gráfico, contribuirão com sugestões para a redação, na apresentação de canções, teatro, dança no vídeo, etc.
AVALIAÇÃO:
1)
0,3 (de turma)
– pela presença, postura e pró-atividade no conselho de classe
participativo. Se os representantes apresentarem postura agressiva ou
inadequada ao diálogo e ao ambiente escolar, também perderá nota, junto com sua
turma.
2)
0,7 (de turma) – pela confecção coletiva do painel
da turma sobre o processo ensino-aprendizagem no primeiro bimestre. O
produto deverá ser exposto no dia do estudante. Os líderes de cada turma
deverão pegar uma ficha de avaliação da presença e participação de cada
estudante. O material de confecção terá de ser arrecado com todos os alunos. O
painel precisa ter: a) um gráfico (aprovação e reprovação) demonstrando
o rendimento da turma na VG, gráficos relativos à pesquisa e uma tabela
(médias comparadas do rendimento e avaliação da turma), sendo que o percentual
da turma que obteve menos de 50% da nota, a
torre deve estar em vermelho; b) uma dissertação analisando o gráfico e
a tabela, detalhando causas, conseqüências e soluções coletivas para os dados
apontados, além de elogios para reforçar o que está dando certo; c) imagens,
charges, desenhos, frases, reportagens, poemas, canções, retratando a vivência
de vocês nesse 1 bimestre, de maneira a compor e articular todas as
informações.
3)
0,2 (individual) – para cada relatório crítico
produzido relativos aos eventos e atividades.
4)
0,5 (de turma e individual) – organização e
participação em atividades culturais(jogos de salão, oficinas, cineclube,
apresentações artísticas, duelos de mcs, grafite, debates, grupos de
estudo, bazar, campanhas de
conscientização ou solidariedade, etc). A turma será avaliada pelo vídeo
produzido acerca das participações nas atividades da semana. Os alunos que não
participarem de nada, não ganharão a pontuação da turma.
PESQUISA
1) Eu elogio:
2) Eu sugiro:
3) Quanto ao horário
de estudo após o período de aulas (não considerar cursos preparatórios).
Quantidade:
a)Não estuda após o horário de
aula
b)Até 4 horas semanais
c)Até 1 hora por dia
d)Até 3 horas por dia
e) Mais
que 3 horas por dia
4) Faz cursinhos preparatórios ou de línguas? ____
5) Fez grupos de estudo nesse semestre? ____
6) Os pais acompanham os estudos de casa e preparativos para
as provas do ENEM e PAS? ____
7) De 0 a 10 qual a nota que você se dá para sua postura em
sala de aula (frequência, atenção, participação) ___
8) Você trabalha? ____
Shirlei, é a Diana do 1° B. Eu tinha que ter ido pra escola hoje, mas tive houve um imprevisto na minha casa e não pude ir. Amanhã tenho prova de matemática de manhã e à tarde eu tenho consulta médica marcada. O meu celular caiu e quebrou a tela e ele não liga mais. Enfim, quinta feira eu estou na escola.
ResponderExcluirDiana, espero que tenha ficado tudo bem. Se precisar de alguma coisa me procure. Beijos
ResponderExcluir