Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



domingo, 20 de agosto de 2017

Avaliando processos coletivos

Pessoas envolvidas,

na aula passada avaliamos o processo da semana do estudante e do semestre, à luz do conceito de Fatos Sociais (Durkheim - está no moodle). Usei como exemplo o jogo "dança das cadeiras" para ilustrar o processo de treinamento social para a competição individualista excludente que dificulta imensamente a responsabilidade social e a organização coletiva. Em várias turmas consegui aplicar dinâmicas alternativas a esse jogo ideológico, em outras faremos nesta próxima aula. Na maioria, formei os grupos do 3ºbimestre que trabalharão temas escolhidos por vocês. Falei para trazerem dados quantitativos secundários (produzidos por outros pesquisadores) relativos ao tema de seu grupo. As turmas de sexta-feira tiveram um projeto alternativo com a pibidiana Letícia e o Coletivo Afetadas. Ressalto que os comentários críticos de todos os encontros (sendo aula normal ou palestras, oficinas e filmes) serão cobrados. A seguir coloco o plano de ensino deste 3º bimestre para facilitar o acompanhamento de vocês (também estará disponível no moodle e será atualizado lá sempre que necessário):

PLANO DE ENSINO 2017


1ª SERIE ENSINO MÉDIO


3º BIMESTRE – 27-07 a 09- 10
SHIRLEI DAUDT RODRIGUES LEAL SOCIOLOGIA

OBJETIVO GERAL:

Ampliar a percepção crítica sobre como nos tornamos quem somos, a partir da pesquisa social de temas de interesse dos estudantes, contrastando dados estatístico, opiniões diversas e referencial teórico da Antropologia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a postura crítica
  • Reconhecer na escola um espaço privilegiado de construção do conhecimento crítico
  • Apreciar e tolerar a diversidade e a troca de conhecimentos
  • Melhorar a leitura, a interpretação, o vocabulário, a imaginação e a comunicação.
  • Compreender os processos de discriminações sociais e superar preconceitos;
  • Saber utilizar métodos e técnicas das ciências Sociais;
  • Entender a importância dos condicionamentos socioculturais;
  • Perceber a ausência de neutralidade nos discursos, representações e informações;
  • Treinar o olhar e a análise sobre os fatos sociais;
  • Aprimorar a capacidade de lidar com pessoas diferentes e organizar-se coletivamente;
  • Ampliar o olhar para as questões atuais , admitindo diversos prismas.



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:


  • Proatividade, organização coletiva X individualismo e exclusão
  • Comunicação e empatia: equação de conflitos por meio do relativismo prático.
  • Categorização, contextos, diversidade, relativização e aceitação;
  • Padrões, estigmas, etnocentrismo, quebra de preconceitos;
  • Técnicas quantitativas e qualitativas de pesquisa;
  • Capitação e organização de dados secundários e primários;
  • O mito da neutralidade científica e do cientificismo;
  • Ciências Sociais e os temas da atualidade
  • Durkheim e Malinowski: Fatos Sociais, funcionalismo, solidariedade orgânica e anomia.
  • Mauss e Levi-Strauss: a dádiva e o vínculo social.
  • Conflitos, acordos transitórios, negociações, empatia.
  • Antropologia Brasileira.


METODOLOGIA DE ENSINO:
As aulas serão ministradas por meio de exposições dialógicas, com intervenções da professora e a participação dos alunos. Serão ainda realizados trabalhos, avaliações orais e seminários em sala de aula. Os exercícios dissertativos em sala e para serem feitos em casa são fundamentais neste processo de construção do conhecimento, por isto podem ser corrigidos e cobrados toda aula.


ARTICULAÇÃO COM AS OUTRAS DISCIPLINAS DO CURSO:
O tema"A escola que temos e queremos" é transversal, podendo ser tratado com enfoques diversificados e cobrado na prova interdisciplinar.

AVALIAÇÃO (critérios, ponderação)
- Avaliação oral : 0,5
- Semana do estudante: 1,5
- Pesquisa em grupo p: 2,0
- Prova interdisciplinar (VG): 2,0
- Exercícios e caderno: ( comentários sobre cada aula e vivências relacionadas + exercícios): 1,0
- Prova específica (VE): 3,0
- Redação individual avaliando 1ºsemestre: 0,5
-Expofreire : 2,0
-*Projeto diversificado: 1,0 (para o 4º bimest)
-* Extraclasse (teatro/ filmes/ pibid): (extra)


BIBLIOGRAFIA (básica e complementar):
  • Textos disponibilizados no blog da professora ou no moodle da escola. O estudante poderá adquirir uma apostila em papel , mediante o pagamento da xérox.
  • Sociologia Hoje - livro didático oferecido pela escola – Capítulos 3 e 4

VIDEOGRAFIA:
  • Escritores da Liberdade
  • Os Miseráveis


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:*

ENCONTRO

DATA
ATIVIDADES1
semana
Reposições
27/07 a 29/7
Exibição filme “Escritores da Liberdade”. Debate: a Escola que temos e a que queremos. (todas distribuidas nos três dias)
01
31/7 a 4/8
Leitura e comentários acerca das redações avaliativas do semestre. Exposição projeto Semana do Estudante.
Sábado
5/8
Caminhada parque Olhos D’Água em diálogo (método Peripatético) e Yoga (turmas: J, E, K)

02
7 a 11/8
Preparação e realização do Conselho Participativos, Painel (a escola que temos e queremos), oficinas e vídeos
sábado
12/8
Incursão à UnB : ocupação dos espaços públicos e apreciação das obras do PAS 3ª etapa. (turma D, C e F)
03
14 a 18/8
Apresentação do vídeo da turma e redações acerca da semana do estudante. Debate. Divisão dos grupos do bimestre. .18/8 (oficina sobre assédio sexual)
sábado
19/8
Filme “Os Miseráveis”. Debate: reprodução e transformação; exclusão e organização social; (turmas: A e B)
04
21 a 25/8
Trecho filme “Escritores da Liberdade”. Avaliação de cadernos. Entrega de dados estatísticos acerca dos temas de pesquisa. Explicação do trabalho e da apresentação. Produção do questionário. Dinâmica das cadeiras (inclusão social). Debate.
sábado
26/8
Filme Escritores da Liberdade e para quem já assistiu exibimos As Sufragistas (turmas: 1G, 1B, 1E)


05
28/8 a 01/9
Entrega das questões para o questionário em grupo. Debate relacionando filmes, aulas e os dados quantitativos e textos trazidos por cada aluno acerca de seu tema. Revisão para a VG.
Sábado
2/9
Método peripatético com dicas para a VG.
06
4 a 8/9
Trabalho capítulos 3 e 4 do livro Sociologia e aplicação de questionários. Hoje. 5/9 reunião de pais VG 6/9. 7e 8 recesso.
07
11 a 15/9
11/9 (palestra antidrogas) Debate avaliativo da leitura dos capítulos dos livros 3 e 4. Relações com os temas dos grupos e os resultados das entrevistas quantitativas.
08
18 a 22/9
Apresentação oral todos grupos (10min cada). Relações. Debate
09
25 a 29/9
Exibição filme: “Jorge Amado”. Debate relacionando pesquisas, aulas e capítulos 3 e 4 do livro.
10
2 a 6/10
Revisão(discussão da postagem blog). VE 3 a 6/10
11
9 a 13/10
Correção VE e redação final. Avaliação de cadernos

** Cronograma sujeito a alterações: fique atento às orientações da professora em cada aula. Todo o conteúdo, exercícios e avaliações serão dados, o que pode alterar é a data.

1Todo dia os estudantes deverão fazer um relatório crítico de no mínimo 5 linhas sobre o que ficou da aula. Se por acaso algum faltar poderá fazer o texto acerca das postagens do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário