na aula passada avaliamos o processo da semana do estudante e do semestre, à luz do conceito de Fatos Sociais (Durkheim - está no moodle). Usei como exemplo o jogo "dança das cadeiras" para ilustrar o processo de treinamento social para a competição individualista excludente que dificulta imensamente a responsabilidade social e a organização coletiva. Em várias turmas consegui aplicar dinâmicas alternativas a esse jogo ideológico, em outras faremos nesta próxima aula. Na maioria, formei os grupos do 3ºbimestre que trabalharão temas escolhidos por vocês. Falei para trazerem dados quantitativos secundários (produzidos por outros pesquisadores) relativos ao tema de seu grupo. As turmas de sexta-feira tiveram um projeto alternativo com a pibidiana Letícia e o Coletivo Afetadas. Ressalto que os comentários críticos de todos os encontros (sendo aula normal ou palestras, oficinas e filmes) serão cobrados. A seguir coloco o plano de ensino deste 3º bimestre para facilitar o acompanhamento de vocês (também estará disponível no moodle e será atualizado lá sempre que necessário):
PLANO DE ENSINO 2017
1ª
SERIE
ENSINO MÉDIO
|
3º BIMESTRE – 27-07 a 09- 10 |
SHIRLEI DAUDT RODRIGUES LEAL | SOCIOLOGIA |
OBJETIVO
GERAL:
Ampliar
a percepção crítica sobre como
nos tornamos quem somos,
a
partir da pesquisa
social
de temas de interesse dos estudantes, contrastando dados
estatístico,
opiniões
diversas e referencial teórico da Antropologia.
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
|
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
|
METODOLOGIA
DE ENSINO:
As aulas
serão ministradas por meio de exposições dialógicas, com
intervenções da professora e a participação dos alunos. Serão
ainda realizados trabalhos, avaliações orais e seminários em
sala de aula. Os exercícios dissertativos em sala e para serem
feitos em casa são fundamentais neste processo de construção do
conhecimento, por isto podem ser corrigidos e cobrados toda aula.
|
ARTICULAÇÃO COM AS OUTRAS DISCIPLINAS DO CURSO:
O tema"A
escola que temos e queremos"
é
transversal, podendo
ser tratado com
enfoques diversificados e cobrado na prova interdisciplinar.
|
AVALIAÇÃO
(critérios, ponderação)
-
Avaliação
oral : 0,5
-
Semana do estudante: 1,5
-
Pesquisa
em grupo p:
2,0
-
Prova interdisciplinar (VG):
2,0
-
Exercícios e caderno: ( comentários
sobre cada aula e vivências relacionadas + exercícios): 1,0
-
Prova específica (VE):
3,0
-
Redação individual avaliando 1ºsemestre: 0,5
-Expofreire
: 2,0
-*Projeto
diversificado: 1,0 (para o 4º bimest)
-*
Extraclasse
(teatro/ filmes/
pibid):
(extra) |
BIBLIOGRAFIA (básica e
complementar):
|
VIDEOGRAFIA:
|
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:*
ENCONTRO |
DATA
|
ATIVIDADES1
|
semana
|
||
Reposições
|
27/07
a 29/7
|
Exibição
filme “Escritores da Liberdade”. Debate: a Escola que temos e
a que queremos. (todas distribuidas nos três dias)
|
01
|
31/7
a 4/8
|
Leitura
e comentários acerca das redações avaliativas do semestre.
Exposição projeto Semana do Estudante.
|
Sábado
|
5/8
|
Caminhada
parque Olhos D’Água em diálogo (método Peripatético) e Yoga
(turmas: J, E, K)
|
02
|
7
a 11/8
|
Preparação
e realização do Conselho Participativos, Painel (a escola que
temos e queremos), oficinas e vídeos
|
sábado
|
12/8
|
Incursão
à UnB : ocupação dos espaços públicos e apreciação das
obras do PAS 3ª etapa. (turma D, C e F)
|
03
|
14
a 18/8
|
Apresentação
do vídeo da turma e redações acerca da semana do estudante.
Debate. Divisão dos grupos do bimestre. .18/8 (oficina sobre
assédio sexual)
|
sábado
|
19/8
|
Filme “Os
Miseráveis”. Debate: reprodução e transformação; exclusão
e organização social; (turmas: A e B)
|
04
|
21
a 25/8
|
Trecho
filme “Escritores da Liberdade”. Avaliação de cadernos.
Entrega de dados estatísticos acerca dos temas de
pesquisa. Explicação do trabalho e da apresentação. Produção
do questionário. Dinâmica
das cadeiras (inclusão social). Debate. |
sábado
|
26/8
|
Filme
Escritores da Liberdade e para quem já assistiu exibimos As
Sufragistas (turmas: 1G,
1B, 1E)
|
05
|
28/8
a 01/9
|
Entrega
das questões para o questionário em grupo. Debate relacionando
filmes, aulas e os dados quantitativos e textos trazidos por cada
aluno acerca de seu tema. Revisão para a VG.
|
Sábado
|
2/9
|
Método
peripatético com dicas para a VG. |
06
|
4
a 8/9
|
Trabalho
capítulos 3 e 4 do livro Sociologia e aplicação de
questionários. Hoje. 5/9 reunião de pais VG 6/9. 7e 8 recesso.
|
07
|
11
a 15/9
|
11/9
(palestra antidrogas) Debate avaliativo da leitura dos capítulos
dos livros 3 e 4. Relações com os temas dos grupos e os
resultados das entrevistas quantitativas.
|
08
|
18
a 22/9
|
Apresentação
oral todos grupos (10min cada). Relações. Debate |
09
|
25
a 29/9
|
Exibição
filme: “Jorge Amado”. Debate relacionando pesquisas, aulas e
capítulos 3 e 4 do livro.
|
10
|
2
a 6/10
|
Revisão(discussão
da postagem blog). VE 3 a 6/10
|
11
|
9
a 13/10
|
Correção
VE e redação final. Avaliação de cadernos
|
**
Cronograma sujeito a alterações: fique atento às orientações da
professora em cada aula. Todo o conteúdo, exercícios e avaliações
serão dados, o que pode alterar é a data.
1Todo
dia os estudantes deverão fazer um relatório crítico de no mínimo
5 linhas sobre o que ficou da aula. Se por acaso algum faltar poderá
fazer o texto acerca das postagens do blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário