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domingo, 28 de maio de 2017

Etnocentrismo, Relativismo e Estereótipos (aulas pibidianas)

Bom dia!
    Estou em Vitória da Conquista - BA voltando para casa. Foi muito bom tirar uma semaninha para estar na praia com a família. Uma das coisas que desde criança me seduziram pelo magistério é a facilidade em compatibilizar o trabalho com a criação dos filhos. Isso ficou mais facilitado, graças a professora Regina que me ensinou a trabalhar nas eleições possibilitando abonos ao longo do ano para dar uma espairecida e voltar com mais energia às aulas. Além das vantagens próprias da profissão, também faço boas parcerias com a Universidade de Brasília, o que me deixa mais tranquila quando me ausento e incrementa meu programa pedagógico.
    Nessa semana as aulas foram ministradas pelas pibidianas. Decidimos juntas o conteúdo e elas planejaram a execução com minha supervisão. Trabalharam os capítulos 1 e 2 do livro didático, com o auxílio do texto paradidático SONACIREMAS que está no moodle no tópico "Paradigma, etnocentrismo e preconceito". Ao final aplicaram 5 questões avaliativas (segue abaixo).
    As turmas de quarta-feira, por conta da manifestação e da greve de ônibus, tiveram apenas o exercício do livro (algo obrigatório a todos), mas iremos pegar aulas vagas de algum professor que estiver doente para as pibidianas aplicarem o plano pedagógico original.
    No sábado, o plano era um jogo teatral sobre estereótipos e debate. Nas turmas C e D, vieram somente 3 alunos o que inviabilizou a proposta inicial, mas discutiram sobre o PAS- UnB. As outras turmas (A, B, D, F e G) foi possível o trabalho e as pibidianas disseram que rendeu bem. No próximo sábado faremos com a outra metade dos primeiros anos (quem perdeu e quiser compensar pode vir).
   No mais, debateremos sobre os resultados dessa semana na próxima aula. Também relacionaremos com o conteúdo das redações que fizeram em grupo e da peça (ocorrerá gratuitamente de 9h às 11h do dia 31/5, quarta-feira, no auditório da nossa escola).
Bom domingo!

Atividade aplicada pelas pibidianas:
1-  Embora o texto dos "Sonacirema” seja uma analogia a cultura americana, é normal termos um estranhamento ao lê-lo. Por que isso acontece?
2-  O antropólogo Lewis Morgan (1818 - 1881), Edward Tylor (1832-1917) e James Frazer (1854-1941) foram grandes precursores da teoria chamada ‘’evolucionismo social’’. Explique as ideias centrais desta teoria e o por quê, atualmente, ela não é mais aceita.
3- Com suas palavras e com base em argumentos citados no livro, explique o que é ‘’etnocentrismo’’ e dê exemplos de como podemos observá-lo no nosso dia-a-dia.
4- O relativismo social pode ser considerado uma resposta ao etnocentrismo. Dê um exemplo que explique esta afirmação
5- Relacione o cartum a respeito da questão indígena, localizado na página 49 do livro didático, com o etnocentrismo.
Questão extra: Como, de acordo com sua opinião e com base no conteúdo trabalhado em sala de aula, podemos combater o etnocentrismo?

O Ritual do Corpo entre os Sonacirema - Horace Minner

Todas as culturas possuem uma configuração particular, um estilo. Freqüentemente, um determinado valor central ou uma forma de perceber o mundo deixam suas marcas em várias instituições da sociedade. Neste artigo, Horace Minner demonstra que “atitudes quanto ao corpo” têm influência generalizada em muitas instituições da sociedade Sonacirema. As crenças e práticas mágicas deste povo apresentam aspectos tão pouco usuais, que nos parece importante descrevê-las como exemplos dos extremos a que o comportamento humano pode chegar.
Embora, há mais de vinte anos, o Prof. Linton já tivesse chamado a atenção dos antropólogos para o complexo ritual dos Sonacirema, a cultura deste povo ainda é pouco compreendida. Eles constituem um grupo norte-americano que vive no território que se estende entre os Cree, do Canadá, aos Yaqui e Tarahumara, do México, e aos Caribe e Aruque, das Antilhas. Pouco se sabe quanto à sua origem, embora a tradição mística afirme que eles vieram do leste.
A cultura Sonacirema se caracteriza por uma economia de mercado altamente desenvolvida, que se beneficiou de um ‘habitat’ natural muito rico. Embora, nesta sociedade, a maior parte do tempo das pessoas seja devotada à ocupação econômica, uma grande porção dos frutos destes trabalhos, e uma considerável parte do dia, são despendidas em atividades rituais. O foco destas atividades é o corpo humano, cuja aparência e saúde constituem a preocupação dominante dentro do ‘ethos’ deste povo.
A crença fundamental subjacente a todo o sistema parece ser a de que o corpo humano é feio, e que sua tendência natural é a debilidade e a doença. Encarcerado em tal corpo, a única esperança do homem é evitar essas características, através do uso de poderosas influências do ritual e da cerimônia. Todo o grupo doméstico possui um ou mais santuários dedicados a tal propósito. Os indivíduos mais poderosos desta sociedade têm vários santuários em sua casa e, de fato, a opulência de uma moradia é freqüentemente aferida em termos da quantidade destes centros de rituais que abrigam.
O ponto focal do santuário é uma caixa ou arca embutida na parede. Nesta arca são guardados os inúmeros feitiços e porções mágicas, sem os quais nenhum nativo acredita que poderia viver. Tais feitiços e porções são obtidos de vários curandeiros cujos serviços devem ser retribuídos por meio de presentes substanciais. No entanto, o curandeiro não fornece as porções curativas para os fiéis, decidindo apenas os ingredientes que nela devem entrar, escrevendo-os, em seguida, em linguagem antiga e secreta. Tal escrita deve ser decifrada pelos herbanários, os quais, mediante outros presentes, fornecem o feitiço desejado.
O feitiço não é descartado depois de ter servido a seu propósito, mas colocado na caixa de mágica do santuário doméstico. Como esses materiais mágicos são específicos para certas doenças, e considerando-se que as doenças reais ou imaginárias deste povo são muitas, a caixa de mágica costuma estar sempre transbordando. Os pacotes mágicos são tão numerosos que as pessoas esquecem sua serventia original, e temem usá-los de novo. Embora os nativos tenham se mostrado vagos em relação a essa questão, só podemos concluir que a idéia subjacente ao costume de se guardar todos os velhos materiais mágicos é a de que sua presença na caixa de mágica, diante da qual os rituais do corpo são encenados, protegem de alguma forma o fiel.
Embaixo da caixa de mágica existe uma pequena fonte. Todo dia, cada membro da família, em sucessão, entra no santuário, curva a cabeça diante da caixa de mágica, mistura diferentes tipos de água sagrada na fonte e realiza um breve rito de ablução.
Na hierarquia dos profissionais da magia, e abaixo do curandeiro em termos de prestígio, estão os que são designados como ‘homens-da-boca-sagrada’. Os Sonaciremas nutrem um misto de horror pela e fascinação por suas bocas que chega às raias da patologia. Acredita-se que a condição da boca possui uma influência sobrenatural nas relações sociais. Assim, o ritual do corpo, cotidianamente realizado por todos, inclui um rito bucal. O rito consiste na introdução de um pequeno feixe de cerdas na boca, juntamente com uma espécie de creme mágico e, em seguida, na movimentação deste feixe, segundo uma série de gestos altamente ritualizados.
Além deste rito bucal privado, as pessoas procuram um ‘homem-da-boca-sagrada’, uma ou duas vezes por ano. No seu templo, este mago possui uma impressionante parafernália que consiste em uma variedade de perfuratrizes, furadores, sondas e agulhas. O uso destes objetos no exorcismo dos perigos da boca implica em uma quase e inacreditável tortura ritual do fiel e, usando as ferramentas citadas, alarga qualquer buraco que o uso tenha feito nos dentes. Se não se encontram buracos naturais nos dentes, grandes seções de um ou mais dentes são serrados, para que a substância sobrenatural possa ser aplicada. Na imaginação do fiel, o objetivo destas aplicações é deter o apodrecimento dos dentes e atrair amigos. O caráter extremamente sagrado e tradicional do mito fica evidente no fato de que os nativos retornam, todo ano, ao ‘homem-da-boca-sagrada’, embora seus dentes continuem a se deteriorar.
Os curandeiros possuem um templo imponente, o Latipsoh, em cada comunidade, de algum tamanho. As cerimônias mais elaboradas, necessárias para o tratamento de fiéis considerados muito doentes, só podem ser realizadas neste templo. Tais cerimônias envolvem não só o taumaturgo, mas também um grupo permanente de vestais que se movimentam nas câmaras do templo com uma roupa distintiva.
As cerimônias no Latipsoh podem chegar a ser tão violentas que surpreende o fato de que uma razoável proporção dos nativos realmente doentes, que entram no templo, consiga se curar. Crianças pequenas, cuja doutrinação é ainda incompleta, costumam resistir às tentativas de levá-los ao templo, alegando que ‘é aonde você vai para morrer’. Apesar disso, os doentes adultos não apenas desejam, como ficam ansiosos para submeter-se à prolongada purificação ritual, se possuem meios para tanto. Os guardiães do templo, não importa quão doente o suplicante esteja ou quão grave a emergência, não admitem o fiel se ele não puder dar um rico presente ao zelador. Mesmo depois que se conseguiu a admissão e se sobreviveu às cerimônias, os guardiães não permitem a saída do neófito até que este dê ainda outro presente.
O(a) suplicante, ao entrar no templo, é despido(a) de todas as suas roupas. Na vida cotidiana, os Sonacirema evitam a exposição de seus corpos quando das suas funções naturais. O banho e a excreção são realizados somente na intimidade do santuário doméstico, aonde são ritualizados, fazendo parte dos ritos corporais.
Poucos suplicantes no templo estão suficientemente bem para fazer qualquer coisa que não seja ficar deitado em suas camas duras. As cerimônias implicam desconforto e tortura. Com precisão ritual, as vestais acordam a cada madrugada seus miseráveis crentes, rolam-nos em seus leitos de dor, em quanto realizam abluções, cujos movimentos formalizados são objeto de treinamento intensivo das vestais. Em outros momentos, elas inserem varas mágicas na boca do fiel, ou obrigam-no a ingerir substâncias que são consideradas curativas. De tempos em tempos, os curandeiros vêm até seus fiéis e atiram agulhas, magicamente tratadas, em sua carne. O fato de que estas cerimônias do templo possam não curar, ou até matar o neófito, não diminui de modo algum a fé do povo nos curandeiros.
Para concluirmos, deve-se mencionar certas práticas que estão baseadas na estética nativa, mas que dependem da aversão generalizada ao corpo e às funções naturais. Há jejuns rituais para fazer pessoas gordas ficarem magras, e banquetes cerimoniais para fazer pessoas magras ficarem gordas. Outros ritos ainda são usados para tornar maiores os seios das mulheres, se eles são pequenos, e menores, se são grandes.
Nossa descrição da vida dos Sonaciremas certamente mostrou que eles são um povo obcecado pela magia. É difícil compreender como eles conseguiram sobreviver por tanto tempo, sob os pesados fardos que eles próprios se impuseram. Mas, mesmo costumes tão exóticos quanto estes, ganham seu verdadeiro sentido quando encarados a partir do esclarecimento feito por Malinovski:
“Olhando de cima e de longe, dos lugares seguros e elevados da civilização desenvolvida, é fácil ver toda a rudeza e a irrelevância da magia. Mas, sem este poder e este guia, o homem primitivo não poderia ter dominado as dificuldades práticas como fez, nem poderia o homem ter avançado até os mais altos estágios de civilização.”
In: “American Anthropologist, vol. 58 (1956), pp. 503 – 507. “Body ritual among the Nacirema” - http://www.uff.br/ses/saudeesociedade/textos/sonacirema.doc

AGORA QUE VOCÊ LEU TUDO, LEIA AO CONTRÁRIO A PALAVRA... SONACIREMA. "NÓS, SONAMUH", TAMBÉM TEMOS AS MESMAS PRÁTICAS, MAS NÃO ENTENDEMOS A VERDADE SIMPLESMENTE PELO NOSSO PRECONCEITO E POR DESPREPARO MENTAL EM ANALISAR AS COISAS SOB OUTROS PONTOS DE VISTA, QUE NÃO O DO NOSSO EGO.




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