Oi pessoal!
Mais um ano começa e aqui estou dando o exemplo, comentando nosso
primeiro encontro presencial na escola dia 10/2/2017. Foi mais uma
apresentação do corpo docente do que uma acolhida. Sem dinâmicas e
pouco espaço para o pronunciamento estudantil, acabou sendo uma
tarde um tanto monótona, porém com muitas informações. De
qualquer maneira, adorei ver as diversas faces de vocês: uns
compenetrados, outros dispersos, vários animados conversando, alguns
nervosos ou meio tristes. Amo esta troca com diferentes pessoas!
Estou empolgada para conhecer melhor cada um de vocês, ajudar a
ampliar suas possibilidades e as minhas também.
Agora, vou reprisar minha apresentação para os que faltaram ou
estavam dispersos em algum momento, lembrando que jamais repito aulas
dadas, somente abro espaço para vocês expressarem a todos a
compreensão que tiveram das informações obtidas:
Meu nome é SHIRLEI DAUDT RODRIGUES LEAL. Sou casada (pela 2ª
vez) e tenho 4 filhos, morando todos comigo em um condomínio no
Jardim Botânico. Estudei em escola pública todo meu ensino
fundamental e médio. Sou licenciada em Ciências Sociais e em
Educação Física pela UnB e tenho mestrado em Sociologia pela mesma
universidade. Pretendo prestar o doutorado na área de Educação
ainda este ano. Trabalho na Secretaria de Educação desde meus 19
anos e no CEM Paulo Freire desde 2004. Já trabalhei na biblioteca,
fui coordenadora, dei aulas de Filosofia, Ética, Educação Física,
mas o que eu me sinto mais amada e útil é na Sociologia mesmo. Meu
filho mais velho já foi meu aluno por 3 anos neste colégio e hoje,
com 20 anos, cursa Educação Física na UnB. Meu segundo filho, com
18 anos, também estudou a vida toda em escolas públicas e passou
neste ano pelo PAS/UnB. Sempre acreditei e batalhei muito pela escola
pública. Sou professora aqui porque amo esta profissão e este
espaço de troca da diversidade. Tem uma frase do Paulo Freire que me
identifico muito:
“Não se pode falar
de educação sem amor.”― Paulo Freire
Assim, tenho muito amor por meus estudantes. Procuro ser
carismática, carinhosa, mantendo sempre um diálogo aberto. Porém,
entendo que dar amor também é dar limites, por isso respeito
posturas mais disciplinadoras dadas por vários colegas professores e
também procuro deixar claros os objetivos e procedimentos a serem
seguidos na minha sala de aula. No moodle da escola (1º link à
direita deste blog) no curso do primeiro ano, estão colocadas as
principais regras e um detalhamento dos principais objetivos em forma
de uma autoavaliação diagnóstica. Entendo que cada um sabe mais de
si do que eu conseguirei tendo cerca de 500 alunos. Também acredito
no conhecimento prévio de cada um e parto disso. Nesse sentido, sigo
o pensamento do mestre:
"Ninguém educa ninguém,
ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados
pelo mundo." - Paulo
Freire livro Pedagogia do Oprimido.
Portanto, meu método de ensino bebe na fonte do método Paulo
Freire, que não é obrigatório em nossa escola, mesmo ela tendo
esse nome. Isso é apenas uma feliz coincidência. Estudaremos um
pouco esse pensador, apesar de não ser sociólogo, porque ele traz
um relativismo básico acerca do conhecimento, muito caro às
Ciências Sociais. Além disso, cobrarei ao início de cada aula
comentários escritos e orais acerca das aulas e vivências da semana
anterior. Essa será a base do nosso diálogo. Serão avaliados
constantemente, assim como construiremos juntos conhecimentos mais
aprofundados acerca das realidades sociais. Por isso, a presença e
proatividade de vocês é fundamental. Quem faltar por qualquer
motivo, pode ler neste blog a postagem da semana que faltou e
comentar em seu caderno. Procuro dar sempre o exemplo daquilo que
considero importante e cobro de vocês. Assim, todo domingo terá uma
postagem minha aqui comentando a semana. Aceito críticas e
sugestões. Também dúvidas são bem-vindas.
Desejo um ótimo ano letivo a todos!
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