Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



domingo, 25 de setembro de 2016

Produções em grupo e esquema geral do fórum

Amores,

nas aulas passadas continuamos as apresentações individuais. Ainda não consegui um jeito ótimo de todos apresentarem e debaterem, mas o que ficou pendente fecharemos esta semana até sábado (quando será a reposição de quinta, mas estarei aberta a todos que quiserem orientação ou apresentar trabalhos atrasados). Além disso, é no fórum do dia 7/10 que teremos a manhã inteira, com debatedores externos, para aprofundarmos os temas pesquisados. Nas aulas desta semana faremos as divisões de tarefas e inscrições dos estudantes nos diferentes espaços de debate. Abaixo colocarei o plano geral do fórum com as respectivas mesas temáticas. Também deixarei no moodle no curso PARA TODOS, os documentos que detalham todo o processo. Após as aulas, estarei atendendo vocês para dirimir qualquer dúvida e resolver problemas. Este trabalho valerá no total 5,0 na média deste 3ºbimestre.  Espero que todos se envolvam e aprendam muito!
Grata pela parceria.

FÓRUM- 2016 - “POR UMA SOCIEDADE MELHOR”

O evento ocorrerá dia 07/10/2016 no CEM Paulo Freire. Neste ano resolvemos inovar o nosso tradicional fórum de humanas ampliando o alcance de estudantes e o caráter interdisciplinar. Iremos contar com a participação obrigatória de todas as turmas do matutino (7 de 2ºano e 6 de 3º ano) e com a participação/apoio de professores de áreas e turnos diferentes. Para contemplar a quantidade e diversidade de pessoas e temas, faremos espaços de debate concomitantes detalhados abaixo.

MESAS DE DEBATE
Os temas de pesquisa escolhidos pelos estudantes foram agrupados em 9 mesas de debate, que ocorrerão nas salas de aula. Cada uma será mediada por um professor da escola mais um representante da sociedade civil organizada. Cada turma mandará de 2 a 3 alunos para participar de cada mesa (previamente inscritos). Segue a lista de mesas com suas temáticas e responsáveis:

1) CULTURA DIGITAL ( pokemom, tempos líquidos, tecnologia de informação, youtubers, redes sociais, vício na internet, deepweb)
– Professores Josué e José (Português)
_ Fernando … / Janaína / Welker

2) GÊNERO (machismo/ feminismo/ cultura do estupro/ violência contra mulher/ assédio sexual/ homofobia/ prostituição)
– Professora Ana (Biologia)
_ Pibidiana Mariana e Coletivo Afetadas

3) RELAÇÕES ÉTNICO RACIAL (racismo, cotas, padrões de beleza, extremismo religioso, religiões, apropriação cultural, bombardeio na Síria, islamismo)
– Professora Luciana (Português)
_ Ex aluno Carlos Vinícius e Gerivaldo Nogueira da Silva (MNU)

4) POLÍTICA (esquerda e direita, anarquismo, Bolsonaro, corrupção, democracia, participação política da juventude, Estado laico, política internacional)
- Professora Graça (Inglês)
- Miguel Rodrigues (PRF e militante) / Monique Batista (Cientista política - ABIN)

5) SAÚDE (políticas para a saúde, aborto/droga, legalização da maconha, terapias alternativas, esportes).
_ Professora Neusa (Educação Física)
_ Pibidiana Marina X / Erik Bher (psicólogo e funcionário da UnB – GETAP)/ Kapish?

6) EDUCAÇÃO (escola sem partido/lei da mordaça, PAS/ ENEM, educação de qualidade, financiamento da educação, grêmio estudantil, bullying, inclusão)
_ Professor Frozza / Professor Carlão
_ Erlando Reses (professor da Faculdade de Educação) / Bruna Souza (psicóloga)

7) CAPITALISMO e QUALIDADE DE VIDA (desigualdade, individualismo, consumismo, alienação, exclusão, fome, agricultura, meio ambiente, sustentabilidade, vulnerabilidade social )
_ Professor Cleiton (Química)
_ Lucas Miranda (biólogo, permacultor, educador) / CEMA ?

8) CULTURA (políticas culturais, música, teatro, liberdade de expressão, vandalismo, tatuagem, arte urbana, indústria cultural, olimpíadas/paraolimpíadas, astrologia, diversidade, adolescência e valores) –
_ Professora Ione (Artes) e professora Bibiana (espanhol)
_ Elisa (pibidiana) / Adriano (artista profissional)

9) VIOLÊNCIA (Trabalho Infantil, Maltrato às crianças, redução da maioridade, violência doméstica/ abuso policial, pena de morte)
_ Professor Danilo (física) / Miguel (pibid)

FÓRUM “POR UMA SOCIEDADE MELHOR)
Ocorrerá no auditório externo com capacidade para 160 pessoas sentadas na plateia. Os professores de humanas estarão responsáveis pela organização e mediação. Cada turma enviará 10 estudantes com maior perfil acadêmico. Todos os temas das mesas, pesquisados pelos estudantes estarão em pauta no fórum central. Compondo a mesa central teremos 1 debatedor representando o corpo docente da escola; 1 representando os estudantes; 4 debatedores externos, sendo 2 acadêmicos e 2 representantes da sociedade civil organizada.

DEBATEDORES:
Bárbara Lins (jornalista DF-TV)
Adriano José (professor de história formação em sustentabilidade)
Flávio Haulina (ex aluno e estudante de teatro)
Professora Regina Almeida (Filosofia, ex-coordenadora, apoio no colégio)
Grêmio estudantil

Maria Luiza?
Erika Kokay ?
Eri ?
Eduardo?


CRONOGRAMA:

7h15 às 8h – Organização das turmas, salas e auditório (listas de presença – 1ª chamada)
8h- Abertura do fórum e das mesas (apresentação da proposta de atividades e dos debatedores)
8h15 às 8h30 – apresentação de um trabalho dos estudantes acerca dos temas envolvidos.
8h30 às 10h – debate a partir das questões elaboradas pelos estudantes acerca dos temas. (Nas mesas terá um estudante relator dos consensos e principais dissensos para ser apresentado no final do primeiro momento e no começo do segundo momento ).
10h às 10h30 – lanche coletivo e apresentações artísticas relacionadas com os temas
10h30 às 11h – Apresentação dos consensos e principais dissensos relativos ao primeiro momento de debate nas diversas mesas e mais uma apresentação de trabalho produzido pelos estudantes.
11h às 12h – Debate com questões livres da plateia.
12h – Agradecimentos e encerramento
12h10 – 2ªchamada – lista de presença


OBSERVAÇÕES:

Nas mesas os estudantes trocarão de oficina temática no intervalo do primeiro para o segundo tempo. No fórum central permanecerão os mesmos durante toda a manhã, com o acréscimo dos relatores das mesas a partir do segundo tempo.
As perguntas nas mesas serão respondidas pelos debatedores e pela plateia alternadamente. No fórum central somente os debatedores respondem às perguntas da plateia.
O cronograma detalhado de cada ambiente e as perguntas produzidas pelos estudantes previamente, serão enviadas a todos com até 1 dia de antecedência.
O evento todo será registrado pelos estudantes por diversos meios. Os interessados no material podem requerer cópias.
A escola emitirá certificados aos debatedores e organizadores.


Moderadores - Check-list

PROFESSOR MODERADOR: _____________________________________
MESA: _________________________________________________________

1) Avaliar turma organizadora __________:
  • decoração (toalha mesa, flor, plaquinhas debatedores, cadeiras em círculo 35)
  • apoio (certificados debatedores e moderador, ajudar o moderador buscando o necessário)
  • anfitriões (ambientar os debatedores, oferecer água, biscoito, café, chá ao longo do debate)
  • responsável pela mídia (fotos e filmagem da oficina)
  • relator/ orador (registrará por escrito os consensos e dissensos do 1º tempo e relatará)
2) Fazer a chamada do 1º tempo (antes das 8h)
3) Iniciar os trabalhos apresentando os debatedores e explicando o cronograma (virá em anexo)
4) Moderar as falas, de maneira que pessoas diferentes da plateia tenham direito a fala (2 ou 4 por pergunta). Garantir o revezamento planejado das falas da plateia com a dos debatedores. Se for necessário, fazer inscrições e controlar o tempo. Estudantes que cortarem a fala de outro ou for agressivo em suas colocações tirar ponto da turma.
5) Ver e avaliar cada turma:
turma
trabalho
Uniformização/localização
Postura respeitosa
2a






2b






2c






2d






2e






2f






2g






3a






3b






3c






3d






3e






3f







6) Fazer a chamada do 2º tempo (após às 12h)
7) Conferir a desmontagem da turma organizadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário