Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



sexta-feira, 13 de maio de 2016

Semana da vida

Boa noite.

Hoje estou bem cansada, não só fisicamente, mas também emocionalmente. Me dediquei muito para esta semana ser um espaço de expressão e organização coletiva de vocês. Infelizmente nem todos reconhecem isso. Tem alunos que desmerecem tudo o que é proposto. Preferem ficar nas aulinhas conteudistas, ou que digam o que é para ser feito bem explicadinho para não ter margem nem de erro, nem de criatividade pessoal ou coletiva. Estão apegados a sua zona de conforto, optando por ser objeto do sistema, ao invés de se colocarem como sujeito da sua história.
Ainda bem que esses parecem ser a minoria. Até a quinta-feira eu estava super empolgada. Vendo a escola como um ponto de cultura dinâmico, criativo, democrático. Várias oficinas tocadas por vocês. Apresentações com envolvimento ativo da plateia. Painéis bonitos e organizados. Redações bem escritas. Posturas elegantes nos conselhos. Estava até pensando em retomar essa experiência no começo do 3º bimestre. Mas aí na sexta-feira desanimei. Talvez o cansaço acumulado tenha potencializado minha revolta com alguns comentários e posturas. De qualquer forma ser mártir nunca foi meu destino. Tenho paciência revolucionária, mas ela tem limites. Fui reforçada pelos meus colegas e por alguns estudantes, porém meu termômetro serão as aulas da próxima semana, nas quais avaliaremos juntos este trabalho coletivo e pensaremos nas estratégias futuras. Estou curiosa para ver o que vai dar.
Muito obrigada pela parceria de vocês e desculpem as minhas falhas. 

*Adendo :
Neste fim de semana também trabalhei muito para finalizar os diários. Esse é o trabalho mais chato e cansativo de ser professora, por isso pedi auxílio de uma equipe de universitários e graduados. Finalmente as notas do 1ºbimestre estão no moodle. Tenho que fechar os diários eletrônicos até sexta-feira, portanto se tiverem dúvidas ou correções me procurem 12h15 na minha sala ao longo desta semana. De forma alguma discuto notas individuais durante as aulas, somente os dados de rendimento coletivo, portanto se organizem para termos um diálogo mais auspicioso em relação a esta questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário