Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



domingo, 22 de maio de 2016

Avaliando o processo 1º bimestre e propostas para o 2º

Bom dia!

Nessa semana estava muito doente, pois minha gripe alérgica piorou. Mesmo assim fui a todas as aulas e mantive o passeio do IESB aberto, por considerar um momento importante para nos aproximarmos e resolvermos as "pendengas" que ficaram de todo o processo do 1º bimestre. No final das contas, as aulas melhores foi justamente as que eu estava mais debilitada. Como não conseguia falar muito, deixei vocês se expressarem mais e fiz intervenções muito mais efetivas. Percebi nos olhinhos de vários a compreensão do que eu falava e propunha. Terminei bem feliz a semana, apesar das primeiras aulas não terem sido tão boas quanto eu gostaria. Mas sempre tem jeito de reparar erros e irmos crescendo, por isso gosto tanto da educação!
Fui criticada por alguns alunos no quesito conteúdo. Acham que passo pouco. Aí eu me pergunto: eu dou um livro por bimestre e acham pouco? Outros reclamam que adoto livro que não é o oferecido na escola. Acontece que eu uso TODO o livro didático, referente ao ano de cada turma, no 2ºbimestre. Então, tenho que usar outros materiais nos bimestre restantes. É muito conteúdo? Sim! Mas não posso nivelar por baixo. Tenho que dar condições aos estudantes com perfil acadêmico de entrarem e irem bem na universidade. Por outro lado, também estimulo atividades práticas relevantes a todos (escrita, debates, análise de filmes, mediação de conflito, organização coletiva, escuta, observação, leitura crítica, expressividade diversa, tolerância à alteridade, análise de exposições) de modo a incluir a diversidade de habilidades e desejos. Se eu ficar só dando aulas expositivas eu vou limitar o meu alcance pedagógico, por isso vario tanto minhas aulas. Sou aberta a críticas e sugestões, mas é necessário que ouçam e reflitam sobre minhas contraposições. Se o tempo é curto para expressarem sua insatisfação comigo e terem o retorno, podem me procurar. Estou disponível não só em aula para o diálogo, mas também após as aulas (12h15) todos os dias.
Quanto à crítica acerca dos prazos para realização de atividades de turma, acolho a reclamação e para este 2ºbimestre coloquei no moodle ontem os detalhes dos projetos do dia cultural (22/7) e da festa das nações (23/7). Portanto temos 2 meses para trabalharmos nestas atividades. Leiam, se organizem e proponham também.
Amo vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário