Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



domingo, 20 de março de 2016

Informática e cineclube

Brasília, 18 de março de 2016

Pessoas queridas,

nessa semana fomos à sala de informática. Entramos no meu blog e os estudantes puderam observar como escrevo e exijo os relatórios críticos semanais. Então, uma pessoa por grupo leu o seu relatório da aula anterior ou o do dia da mulher e eu comentei. Essa dinâmica é um tanto monótona para mim, pois os relatos costumam se repetir muito, além disso, alguns alunos se revoltam por que não sabiam o que era para fazer, ou não gostam mesmo de escrever e não aceitam serem obrigados a isso. Também não gosto de impor a escrita, pois sinto infantilizando-os um pouco. Por outro lado, em minha experiência de docência percebi que se não fizer isso a maioria não aprende a usar este recurso tão poderoso em nossa sociedade, inclusive para acesso à universidade. Depois entramos no moodle da escola pelo link situado à direita do meu blog. Expliquei que meus cursos têm acesso livre a visitantes, não necessitando de senha, mas quem tiver interesse de acessar outros recursos pode se cadastrar seguindo os passos explicados no final da página em navegação. No moodle está disponível todos os textos que usaremos neste bimestre. Além disso, tem o plano de ensino onde exponho objetivos, conteúdos, avaliações e o cronograma. Foi uma aula bem cansativa para mim, pois forço muito a voz para conseguir ser ouvida em meio a tantos estímulos e excitação de vocês. Mas acho que vale a pena para variar o ambiente e mostrar recurso importante de ser utilizado no mundo de hoje. Aproveitei para explicar as atividades de grupo extraclasse como o clube do vídeo que ocorrerá todo bimestre e a exposição do CCBB - “ComCiência”. Muitos reclamaram da dificuldade de se encontrar com o colega para fazer as atividades, mas contra argumentei que precisamos quebrar a inercia e o individualismo treinado socialmente para sermos mais saudáveis e influentes em nossas vidas. Por fim, em algumas turmas consegui ler um trecho do texto que ficou para fazer os exercícios em casa. Frisei que não valorizo cópia alguma, nem mesmo das perguntas, portanto podem somente responder de maneira completa ou imprimir o questionário e colar no caderno. Foi uma aula com muita informação e detalhes. Sei que muitos não pegaram tudo então terão de completar com o estudo no moodle. Ainda bem que na próxima semana teremos 2 dias de feriado!



Nessa semana comecei a proposta do cineclube. Como cobrarei de todos o relatório crítico do filme “Revolução em Dagenham”, faço a minha parte relatando nossa primeira exibição na escola. Foi quase um desastre completo! Mais de 60 pessoas vieram e não tinha lugar. Ficou abafado. O auditório externo não poderia ser usado dessa vez. Muitos aproveitaram para relaxar, conversar, sacanear. Quando consegui acalmar os ânimos e começar a exibição, começou o recreio da tarde!Tive que usar a autoridade muito mais do que gostaria! Mas no fim conseguimos assistir quase todo o filme e fizemos comentários. Para os que não conseguiram entrar ou ficar na sala, resolvi fazer outra sessão na quarta, mas terá inscrição. Avisarei na rádio terça. Nunca tinha tido tanta adesão ao projeto. Nos outros anos, quase a totalidade preferia se encontrar por conta própria e se filmar. A direção ficou enlouquecida e só não me repreenderam mais pois gostam muito de mim. Agradeço a presença de todos e mais uma vez me desculpo pela desorganização. Farei melhor nas próximas vezes. Quanto ao conteúdo do filme, falamos da importância de reconhecermos a luta histórica por direitos, a percepção de que as coisas mudam então podemos fazer a nossa parte. Também evidenciamos alguns elementos do machismo que permanece até hoje em nossa sociedade. Por fim, o estagiário Carlos Vinícios trouxe a reflexão sobre feminicídio histórico e atual. Fez uma provocação para nos colocarmos no lugar de mulheres e pessoas amadas delas, que perderam a vida por conta de um machismo reproduzido milenarmente. Lembramos dos crimes passionais contra mulheres recentemente ocorridos na UnB e em Samambaia, analisando como FATOS SOCIAIS que precisam ser combatidos coletivamente.  

2 comentários:

  1. Boa noite professora, sou a Maria Eduarda A. Coutinho, aluna do segundo ano "A". Venho por meio deste comentário informar que eu e minha colega Larissa não encontramos o filme "Revolução em Dagenham". Poderíamos entregar o resumo no dia 28?!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Maria Eduarda e demais estudantes. É exatamente no dia 28/3 que estarei cobrando o caderno de todas as turmas com aula na segunda-feira, como o 2A. Lembrem de filmar por alguns segundos vocês assistindo ao filme para ganharem 0,5 da atividade. O relatório crítico é individual e vale 0,2. Boa sessão para vocês!

    ResponderExcluir