Brasília,
18 de março de 2016
Pessoas
queridas,
nessa
semana fomos à sala de informática. Entramos no meu blog e os
estudantes puderam observar como escrevo e exijo os relatórios
críticos semanais. Então, uma pessoa por grupo leu o seu relatório
da aula anterior ou o do dia da mulher e eu comentei. Essa dinâmica
é um tanto monótona para mim, pois os relatos costumam se repetir
muito, além disso, alguns alunos se revoltam por que não sabiam o
que era para fazer, ou não gostam mesmo de escrever e não aceitam
serem obrigados a isso. Também não gosto de impor a escrita, pois
sinto infantilizando-os um pouco. Por outro lado, em minha
experiência de docência percebi que se não fizer isso a maioria
não aprende a usar este recurso tão poderoso em nossa sociedade,
inclusive para acesso à universidade. Depois entramos no moodle da
escola pelo link situado à direita do meu blog. Expliquei que meus
cursos têm acesso livre a visitantes, não necessitando de senha,
mas quem tiver interesse de acessar outros recursos pode se cadastrar
seguindo os passos explicados no final da página em navegação. No
moodle está disponível todos os textos que usaremos neste
bimestre. Além disso, tem o plano de ensino onde exponho objetivos,
conteúdos, avaliações e o cronograma. Foi uma aula bem cansativa
para mim, pois forço muito a voz para conseguir ser ouvida em meio a
tantos estímulos e excitação de vocês. Mas acho que vale a pena
para variar o ambiente e mostrar recurso importante de ser utilizado
no mundo de hoje. Aproveitei para explicar as atividades de grupo
extraclasse como o clube do vídeo que ocorrerá todo bimestre e a
exposição do CCBB - “ComCiência”. Muitos reclamaram da
dificuldade de se encontrar com o colega para fazer as atividades,
mas contra argumentei que precisamos quebrar a inercia e o
individualismo treinado socialmente para sermos mais saudáveis e
influentes em nossas vidas. Por fim, em algumas turmas consegui ler
um trecho do texto que ficou para fazer os exercícios em casa.
Frisei que não valorizo cópia alguma, nem mesmo das perguntas,
portanto podem somente responder de maneira completa ou imprimir o
questionário e colar no caderno. Foi uma aula com muita informação
e detalhes. Sei que muitos não pegaram tudo então terão de
completar com o estudo no moodle. Ainda bem que na próxima semana
teremos 2 dias de feriado!
Nessa
semana comecei a proposta do cineclube. Como cobrarei de todos o
relatório crítico do filme “Revolução em Dagenham”, faço a
minha parte relatando nossa primeira exibição na escola. Foi quase
um desastre completo! Mais de 60 pessoas vieram e não tinha lugar.
Ficou abafado. O auditório externo não poderia ser usado dessa vez.
Muitos aproveitaram para relaxar, conversar, sacanear. Quando
consegui acalmar os ânimos e começar a exibição, começou o
recreio da tarde!Tive que usar a autoridade muito mais do que
gostaria! Mas no fim conseguimos assistir quase todo o filme e
fizemos comentários. Para os que não conseguiram entrar ou ficar na
sala, resolvi fazer outra sessão na quarta, mas terá inscrição.
Avisarei na rádio terça. Nunca tinha tido tanta adesão ao projeto.
Nos outros anos, quase a totalidade preferia se encontrar por conta
própria e se filmar. A direção ficou enlouquecida e só não me
repreenderam mais pois gostam muito de mim. Agradeço a presença de
todos e mais uma vez me desculpo pela desorganização. Farei melhor
nas próximas vezes. Quanto ao conteúdo do filme, falamos da
importância de reconhecermos a luta histórica por direitos, a
percepção de que as coisas mudam então podemos fazer a nossa
parte. Também evidenciamos alguns elementos do machismo que
permanece até hoje em nossa sociedade. Por fim, o estagiário Carlos
Vinícios trouxe a reflexão sobre feminicídio histórico e atual.
Fez uma provocação para nos colocarmos no lugar de mulheres e
pessoas amadas delas, que perderam a vida por conta de um machismo
reproduzido milenarmente. Lembramos dos crimes passionais contra
mulheres recentemente ocorridos na UnB e em Samambaia, analisando
como FATOS SOCIAIS que precisam ser combatidos coletivamente.
Boa noite professora, sou a Maria Eduarda A. Coutinho, aluna do segundo ano "A". Venho por meio deste comentário informar que eu e minha colega Larissa não encontramos o filme "Revolução em Dagenham". Poderíamos entregar o resumo no dia 28?!
ResponderExcluirBom dia, Maria Eduarda e demais estudantes. É exatamente no dia 28/3 que estarei cobrando o caderno de todas as turmas com aula na segunda-feira, como o 2A. Lembrem de filmar por alguns segundos vocês assistindo ao filme para ganharem 0,5 da atividade. O relatório crítico é individual e vale 0,2. Boa sessão para vocês!
ResponderExcluir