Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



sábado, 26 de abril de 2014

Vivendo em pensamento, sofrendo e buscando apoio

Queridos,

não consegui fechar as notas ainda, porque acabei deixando vários grupos reapresentarem as pastas com atraso. O prazo da escola para entrega dos diários foi adiado para o dia 02-05, por conta de problemas técnicos. Assim, até a próxima sexta as notas estarão no moodle. 
Nessa semana fiquei ainda mais deprimida com esse trabalho e os resultados. Corrigir várias vezes essas pastas de grupo está sendo uma tortura para mim, pois fico pensando e repensando como farei diferente no próximo bimestre e no próximo ano. Nesses momentos vivo só em pensamento, no passado ou no futuro, e não consigo ficar inteira no presente. Então tudo começa a perder a cor, o gosto, a alegria. Não interajo bem com minha família e amigos. 
Sei que a reflexão é a base para a capacidade de transformação humana. Fui muito treinada a ela, o que me dá grande habilidade acadêmica, mas também muita angústia. Enquanto não encontro a solução para um problema fico "fora do ar" por dias. A questão é que ser professora me faz entrar em contato com muitos desafios que transcendem minha capacidade pessoal de reflexão e ação. Não dependem só das minhas escolhas. Sofro muito por coisas que poderei influenciar pouco sozinha. Então busco apoio...
Recorro à visão de outras pessoas sobre os assuntos para me dar mais chão. Por isso, pedi para cada grupo escrever uma redação que estamos lendo e discutindo nas aulas. Esse material será a base do trabalho de preparação para o conselho de classe participativo a ser realizado na semana da vida (12 a 16 de maio). Os que faltaram, podem fazer a redação em casa (individualmente ou em dupla/ trio) e ler/interpretar na próxima aula. No final desta postagem estará os comandos detalhados dessa tarefa. 
Na próxima semana, faremos uma correção coletiva da prova específica do 1 bimestre. Assim, é necessário que justifiquem as alternativas falsas da prova e reescrevam com suas palavras a verdadeiras que vocês erraram. Esse trabalho vai nos ajudar a compreender mais aprofundadamente o conteúdo, coisa que foi reclamada pelas diferentes turmas como uma falta do bimestre anterior. Se der tempo, faremos uma dinâmica (também mais um pedido de vocês). 
Além das reclamações, elogios e sugestões de vocês, também preciso de apoio prático. Necessitamos construir um plano coletivo com acordos de cooperação. Não posso só fazer as aulas ficarem divertidas, preciso que elas os ajudem a ler, escrever e se organizar melhor, principalmente coletivamente. Meu senso de responsabilidade profissional e social não me permite ir pelo caminho mais fácil e simples. Estou cansada e frustrada, mas não vou desistir. Nessas próximas semanas espero que avancemos coletivamente. Procurarei também apoio físico e psicológico de outros lugares e vivencias, para ser uma mestra melhor. 

REDAÇÃO FINAL EM GRUPO - 1 BIMESTRE 2014

Responda as questões abaixo em uma só redação de no mínimo 20 e máximo 30 linhas. Escolha um tipo de texto: dissertação, conto, carta, reportagem, poema, canção, roteiro teatral. Vocês terão de entregar a redação hoje e ler ou interpretar na próxima aula. Todos os integrantes do grupo terão que se expressar por escrito e oralmente.

1) O que vocês mais gostaram neste bimestre em Sociologia?
2) O que acham que deveria melhorar?
3) O que aprenderam?
4) Que dificuldades tiveram? O que podemos fazer para superá-las?

Será avaliado:
a) Originalidade, criatividade, diversidade de palavras e ideias;
b) Qualidade da expressão oral e clareza;
c) Profundidade das respostas;
d)Domínio do conteúdo do bimestre;

e) Estruturação da redação de acordo com o tipo de texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário